*A ilustração traz a enfermeira da Alice Gislaine Damasceno, representando os profissionais de saúde que operam a plataforma Wanda na Alice.
“Gente que cuida de gente”. Esse era o lema de Wanda Horta ao defender que a enfermagem deve entender e incluir as fragilidades humanas na assistência à saúde. As condições sociais, as emoções, o olhar mais profundo e individualizado devem ser contemplados no atendimento. Um conceito que fortalece o papel vital da enfermagem, inspira gerações de profissionais e que a Alice materializou por meio da tecnologia.
Como uma gestora de saúde do Brasil, é natural que a história da Alice se encontre com a da Horta na construção de um mundo mais saudável. Em épocas diferentes, estamos empenhados em construir um modelo que foque na saúde de maneira integrativa, entendendo as necessidades humanas e as levando em consideração na coordenação do cuidado.
E eis que surgiu a Wanda, da Alice. Uma plataforma que consolida o papel da enfermagem e o modelo teórico que Wanda Horta defendeu. Portanto, o histórico do membro, diagnóstico, plano assistencial, plano de cuidados, evolução e o prognóstico de enfermagem: todas essas informações estão reunidas de uma maneira que só a tecnologia poderia integrar.
Não é curioso que, por meio da tecnologia, a Alice conseguiu trazer mais humanização ao cuidado da saúde das pessoas? É até por isso que temos a honra de ter a nossa própria Wanda, que presta uma homenagem à inesquecível enfermeira e professora.
A Wanda da Alice é como um diário vivo, onde cada membro tem sua história desenhada e acompanhada por uma equipe multidisciplinar e coordenada por uma enfermeira. Um time que entende não apenas da sua saúde, mas sua necessidade e história escrita antes e depois de se tornar membro. Uma forma única de gente que cuida de gente de maneira integrativa, em tempo real e com diálogo aberto.
A plataforma reúne um mapa de cuidados com tarefas de cada membro, atenção a determinadas situações e o acompanhamento completo da sua saúde. A Wanda registra agendamentos de exames, marcações futuras para retornos a consultas, monitoramento de queixas de sono, evolução nos indicadores de saúde mental e até comentários que outros especialistas fizeram durante as consultas e que nem sempre o paciente lembra após um tempo.
“A Alice é o primeiro lugar onde eu vejo os conceitos de Wanda Horta serem aplicados de uma maneira completa e com um direcionamento tão forte à coordenação do cuidado. Onde posso exercer meu papel como enfermeira com olhos atentos às necessidades de cada membro e como auxiliá-los de forma proativa”, conta Gislaine Damasceno, enfermeira da Alice. “A tecnologia permite que você tenha uma visão a longo prazo, assim como uma coordenação mais profunda do enfermeiro com outros profissionais de saúde, baseada em diferentes evidências para a tomada de decisão.”
Em termos práticos, é fácil visualizar a Wanda na rotina de cada membro.
Quando o membro está com uma dor abdominal, não será levado apenas o acompanhamento dos sintomas recentes para o diagnóstico. O entendimento do histórico pessoal, profissional, de exames antigos e até uma compreensão mais abrangente de saúde, como sono, saúde mental e atividade física, serão levados em consideração pelo Time de Saúde, via app da Alice, e também no pronto-socorro por meio da Wanda.
“Quando o membro faz um exame, ele não precisa buscar e levar ao médico. A Wanda recebe para ele e faz essa ponte, para que o time possa avaliar e já dar um feedback para o membro”. Por isso, a Wanda – na Alice – existe.
“Ela transforma nosso propósito de tornar as pessoas saudáveis em realidade, além de manter uma relação com o membro próxima e proativa, criando uma educação em via dupla do que é saúde”, aponta Gislaine.
A Wanda é utilizada por todos os profissionais de saúde da Alice e é o coração das tomadas de decisões e dos indicadores que priorizamos na construção de um mundo mais saudável. Quem transforma cada dado em um olhar integrativo à saúde são os enfermeiros, os mesmos que são conduzidos desde sua formação pelo modelo conceitual de Wanda Horta de olhar para a necessidade básica de cada um. Estamos colocando em prática um cuidado à saúde cada vez mais integrado e humanizado.
Leia mais: O impacto de uma gestora de saúde na vida de uma pessoa em números
Quer fazer parte da Alice? Simule seu plano aqui