Por Henry Porta, médico do Time de Saúde Alice
Aqui na Alice, cuidamos dos nossos membros de maneira coordenada. Isso significa que, como gestora de saúde, enxergamos você integralmente, em vez de tratar apenas problemas isolados.
O Time de Saúde é o grande responsável pela coordenação do seu cuidado e, cada vez que você interagir com nosso sistema de saúde, poderemos te conhecer ainda melhor.
Isso resulta em um cuidado personalizado, que leva em conta toda a sua jornada de vida e que se estende aos nossos parceiros. Por exemplo: em caso de internação ou cirurgia, a equipe hospitalar já vai conhecer seu histórico de antemão e, junto com a equipe da Alice, tomar as melhores decisões para o seu caso. E o Time de Saúde vai acompanhar todo o processo, inclusive o pós, bem perto.
Para você entender melhor como essa coordenação de cuidado funciona na prática, vou contar um caso que tivemos aqui na Alice:
Um membro Alice compartilhou suas queixas e dúvidas com o Time de Saúde e, após receber orientações médicas sobre sua saúde, foi encaminhado para a nutricionista e para o preparador físico.
Uma semana depois desse primeiro papo, ele apresentou sintomas como dor de garganta, perda do olfato e febre. Acionou, então, o Time de Saúde pelo app da Alice e foi atendido por uma das enfermeiras da equipe – uma profissional que já tinha acesso ao seu histórico de saúde.
Como a maior suspeita era a de covid-19 e levando em conta que o membro pertence a um grupo de risco, os profissionais de saúde solicitaram a coleta do exame PCR para confirmação da infecção, prescreveram medicamentos para tratar os sintomas e, ainda, enviaram um oxímetro para a casa do membro, para que ele pudesse monitorar a saturação do oxigênio e nos manter atualizados sobre seu quadro respiratório {um importante ponto de atenção nos casos de covid-19}.
O Time de Saúde acompanhou diariamente a evolução do quadro do membro, cujo exame deu positivo para a doença. Por volta do oitavo dia, ele teve uma piora dos sintomas e estava se sentindo mais cansado; a enfermeira da equipe identificou que a saturação de oxigênio no sangue estava baixa. O time chamou a ambulância para levá-lo ao hospital e ficou em videochamada com o membro até o socorro chegar.
O membro foi avaliado em um dos hospitais da nossa rede e foi internado, já que os médicos identificaram a necessidade de oxigênio suplementar. Durante a internação, ele foi atendido pela retaguarda clínica da Alice, que também tem acesso a todo o histórico da pessoa.
Após 5 dias de internação, nosso membro apresentou melhora, sem mais necessidade de oxigênio e recebeu alta, ainda com alguns sintomas. A enfermeira do Time de Saúde manteve o acompanhamento, digitalmente, até os sintomas cessarem totalmente.
Já melhor, o membro retomou as orientações do preparador físico e da nutricionista e segue engajado na mudança de estilo de vida.
Esse relato de caso para nós é emblemático quando falamos de coordenação de cuidado por duas razões: primeiro porque, com acesso ao histórico de saúde do membro, pudemos oferecer uma assistência próxima e vigilante, agindo nos momentos certos. E, em segundo, pela relação com nosso hospital parceiro, que nos permitiu acompanhar a evolução do nosso membro na internação e oferecer o melhor cuidado a ele, garantindo a continuidade de seu Plano de Ação.
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