Conheça nossos planos de saúde

Suplementos para engordar na adolescência: tire suas dúvidas

Seja para ganho de peso ou fortalecimento de músculos, uso de suplementos para engordar na adolescência demanda orientação prévia; veja recomendações.  

Time Alice
| Atualizado em
5 min. de leitura
Imagem mostra cápsulas e comprimidos

Imagem mostra cápsulas e comprimidos

Tamanho do texto

É tanta mudança na puberdade que a insatisfação com o corpo acaba sendo uma queixa recorrente {infelizmente}. Por isso, muitos jovens pensam em recorrer aos suplementos para engordar.

Os que são muito magrinhos querem ver o ponteiro da balança subir. Já os que estão com peso normal podem querer mais músculos {e bem definidos, no menor tempo possível, tipo milagre}.

Mas não existe fórmula mágica {e saudável!} capaz de turbinar a musculatura dos braços, pernas ou bumbum de um dia pro outro – e já fica o alerta de que os anabolizantes não são uma boa alternativa, porque podem causar danos irreparáveis ao organismo.

Mas e os suplementos vendidos em lojas? Eles podem ser incluídos em um plano alimentar voltado para o ganho de massa magra, mas o que vai trazer bons resultados é adequar a alimentação e a prática de exercício físico.

Ganho de músculos: suplementos para engordar são sempre necessários?

Se engana quem pensa que só dá para ver os músculos crescerem com suplementação – sabe aqueles potes com whey e as famosas “inas” (creatina, albumina, leucina, glutamina)?

“É possível atingir o objetivo nutricional de ganho de peso e ganho de massa muscular apenas com a ingestão alimentar, sem uso de suplementos”, destaca a nutricionista Juliana Frizzo, da Alice.

A profissional explica que, com as escolhas certas, o corpo pode receber dos alimentos tudo que os tecidos musculares precisam para crescer.

“É importante ajustar os macronutrientes [carboidratos, proteínas e gordura] para se ter uma estratégia mais efetiva no ganho de peso. Deve-se dar preferência aos carboidratos complexos, às proteínas de qualidade e aos alimentos de gordura boa [mono e polinsaturada]”.

Dependendo do objetivo, o(a) nutricionista pode recomendar uma dieta hipercalórica ou simplesmente aumentar a quantidade de proteínas nas refeições.

Frizzo ressalta que, para engordar, muita gente acaba aumentando o consumo de açúcares e carboidratos simples (ex: doces, pão, arroz branco). Isso até ajuda no ganho de peso, mas, por outro lado,  pode prejudicar a microbiota intestinal e a imunidade.

Quando usar suplementos para engordar e ganhar massa muscular?

Em geral, os suplementos para ganho muscular são compostos essencialmente de proteínas extraídas de alimentos que poderiam ser consumidos nas refeições, como leite, ovo, lentilha, ervilha

Vendidos em diferentes versões e até com sabores agregados, esses produtos são vistos como uma opção prática para quem quer praticidade.

Mas, como o nome “suplementos” indica, o ideal é que sejam um acréscimo na rotina alimentar, e não um substituto das refeições {principalmente na adolescência!}.

“O suplemento serve para consumir o que não foi atingido pela alimentação. Por isso, como estratégia nutricional, adaptamos de forma individualizada a escolha de cada um deles”, destaca a nutricionista.

Adolescente pode usar whey protein?

Um dos suplementos mais conhecidos e também mais completos é o whey protein.

Trata-se de uma fonte de proteína considerada de alta qualidade porque possui todos os aminoácidos essenciais –  substâncias que não são produzidas naturalmente pelo corpo e precisam ser consumidas na alimentação.

Entre os produtos à venda, há opções concentradas (que também têm carboidratos, incluindo lactose), isoladas (com menor quantidade de carboidratos) e hidrolisada (com maior absorção e menos desconfortos gástricos).

Mas as crianças e os adolescentes podem consumi-los? Sim! Só que o ideal é contar com acompanhamento nutricional para definir o tipo e a quantidade.

“Podemos usar suplementos alimentares nessas duas fases da vida. Porém, a dosagem, a composição nutricional do produto e a frequência serão diferentes das de um adulto” afirma Frizzo.

A nutricionista reforça que o uso exagerado de suplementos hiperproteicos pode causar disfunções no metabolismo, o que pode afetar o desenvolvimento do organismo na adolescência.

Suplemento caseiro para engordar

No plano alimentar do adolescente, o nutricionista pode incluir lanches que são uma espécie de “suplemento caseiro para engordar”.

Vitaminas, panquecas, bolinhos ou smoothies podem ser preparados com grãos, frutas, leguminosas, castanhas e outros ingredientes saudáveis {as receitas provavelmente vão unir sabor, nutrientes e calorias na medida certa!}.

Em algumas combinações, também é possível incluir os suplementos prontos para dar um upgrade na oferta proteica, mas sempre sem ultrapassar a quantidade máxima de consumo diário, conforme a faixa etária.

Tipo de exercício também influencia no ganho de massa

O uso de suplementos proteicos é muito associado à prática de exercícios de força, como musculação e crossfit.

Nesses casos, se o objetivo for a hipertrofia, a melhor estratégia é estabelecer um balanço energético positivo (consumir mais calorias do que se gasta) para a construção dos músculos e para aumentar o consumo proteico para facilitar a recuperação muscular.

Vale reforçar: tudo isso com orientação de profissionais qualificados, ok? Tanto para suplementação quanto para a realização de atividades de força, principalmente na adolescência!

Se o objetivo for ganhar peso sem necessariamente fazer musculação, também será necessário ajustar o consumo e o gasto energético.

Isso porque mesmo em atividades físicas moderadas (ex: caminhada, natação ou dança) haverá perda calórica. E se a meta é ganhar peso {e não perder!,} as refeições precisam ser reforçadas.

“Precisamos ajustar o consumo calórico com a demanda do exercício. Por isso, procure sempre um nutricionista que esteja alinhado com suas fases de treinamento, e que trabalhe em conjunto com o preparador físico”, destaca Juliana Frizzo.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 4,00 / 4 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos