Explicar a diferença entre urgência e emergência fica mais fácil com exemplos.
Primeira situação: você está fazendo aquela faxina lá no alto do guarda-roupa e cai da escadinha enquanto tira a poeira. Está tudo bem, exceto pelo seu braço, que bateu no chão e agora está inchado, dolorido e com um hematoma. Nada parece estar quebrado ou sangrando.
Segunda situação: de repente, você sente uma dor no peito que não é muito forte, mas incomoda, e está suando.
No pronto-socorro, cada situação será tratada de uma forma diferente. Enquanto a primeira é uma urgência, a segunda é uma emergência. Mas o que isso quer dizer?
O que é urgência?
A palavra vem do verbo “urgir”, ou seja, algo que não permite demora e está prestes a acontecer. Pensando em situações de saúde, um caso urgente é aquele que precisa ser resolvido rapidamente porque o paciente pode ter complicações se esperar demais.
Estes casos não necessariamente envolvem risco de morte, mas grande desconforto para a pessoa. Então, é interessante agir rapidamente para que os sintomas melhorem.
Exemplos de casos de urgência:
- Vômitos que não passam;
- Dor abdominal moderada;
- Bronquite ou crise de asma sem falta de ar grave;
- Diarreia;
- Luxações, fraturas, queimaduras leves a moderadas ou cortes profundos sem hemorragia intensa;
- Dor de cabeça forte sem alteração da consciência;
- Estiramentos ou dores nas articulações por trauma.
O que é emergência?
A principal característica de uma situação de emergência é o risco iminente de morte. Por isso, a equipe de saúde precisa agir rapidamente para diagnosticar e cuidar da pessoa. Aliás, é por isso que está escrito “emergência” nas ambulâncias.
Exemplos de casos de emergência:
- Dor no peito moderada a alta;
- Acidentes graves (incêndio, choque elétrico, queda, atropelamento, afogamento, ataque de animais, colisão no trânsito etc.);
- Perda de consciência;
- Reação alérgica grave (anafilaxia, quando há falta de ar, inchaço, formigamentos, urticária, dor abdominal, náusea e vômito);
- Parada cardíaca;
- Queda de pressão arterial importante;
- Falta de ar grave;
- Pancada na cabeça com perda de consciência ou sangramento;
- Traumas graves com perda de sangue importante.
Urgência ou emergência: o que isso quer dizer na prática?
Nos dois casos, a equipe de saúde terá que agir rapidamente. Mas, por envolverem risco de morte, as situações de emergência costumam ter preferência em um pronto-socorro. Depois vêm as urgentes.
Por isso, os hospitais adotam diferentes sistemas para determinar a ordem de atendimento dos pacientes — há os que usam pulseirinhas coloridas, com as vermelhas e laranjas indicando emergências e as amarelas, urgências, por exemplo.
Quem tem Alice conta com o Alice Agora, canal de comunicação com o Time de Saúde pelo app da Alice que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Em média, o tempo de resposta ao contato é de 35 segundos — então, aconteça o que acontecer, o Time de Saúde estará lá para ajudar as pessoas membras e, se precisar, encaminhá-las para o pronto-atendimento ou resolver a situação a distância, no maior conforto e praticidade.
Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!
Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.
Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.
Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.
Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.