Bem-vindo à trilha Bons Sonhos como devem ser. Aqui, encontrará tudo o que deve saber sobre o sono e como essa função do nosso organismo contribui para a saúde física e mental.
Como é o seu dia quando você dorme bem? E como é o seu dia quando você não dorme tão bem assim?
Não sabe explicar? Está tudo bem! Vamos mostrar como uma noite bem dormida pode melhorar o sentimento de poder diante da vida, das situações e das ações.
Antes, vamos recordar a jornada até aqui:
Descobrimos que dormir é, de fato, um superpoder – desenvolvido por meio do ciclo circadiano – e que o sono tem diferentes fases durante à noite.
Aprendemos que alguns fatores externos influenciam a presença ou a ausência do sono. E que não basta apenas deitarmos na cama para alcançarmos os bons sonhos!
Hábitos para moldar o sono
Seja na avenida Paulista, no centro de São Paulo, ou em uma praia deserta, a Ciência diz que é possível adotar hábitos para moldar o sono. Entre eles:
- Preparar o local para dormir;
- Refletir sobre o tempo passado entre os lençóis;
- Ter um padrão para dormir e acordar;
- Conhecer as preferências de sono. Por exemplo, se você é mais matutino, vespertino ou intermediário.
Você já ouviu falar na higiene do sono?
A higiene do sono é um método que visa orientar os hábitos saudáveis que vão contribuir para que a hora de dormir seja um momento de relaxamento e tranquilidade.
Mais do que uma lista de tarefas, ter o hábito de cuidar da qualidade do sono é garantir a saúde física e mental, segundo explica Vinicius Moraes, médico do Time de Saúde da Alice.
“Temos que ter regularidade. Não podemos dormir às 19h hoje e às 23h no outro dia. Precisamos também de uma boa higiene do sono. Isso inclui evitar bebidas estimulantes e medicações não desejadas , além de ter um ambiente bastante calmo para o sono.”
Moraes lembra que é importante cuidar das doenças, como a do refluxo gastroesofágico. Pessoas com essa condição, e que não fazem o tratamento adequado, tendem a acordar à noite com sintomas.
Vale ainda evitar bebidas alcoólicas antes de dormir, porque elas inibem o hormônio antidiurético, que favorece a produção de urina. Com isso, altera a arquitetura do sono.
Para pessoas ansiosas, e para quem dorme junto com as preocupações do dia, há uma solução.
“Eu anoto no papel as atividades que me afligem, e deixo para ver tudo com calma no dia seguinte. Isso faz com que, de alguma forma, eu deixe meu cérebro mais descansado, sabendo que os problemas estão ali e que amanhã vou tratar deles.”
Mudanças no sono levam tempo
Não é preciso fazer todas as mudanças de uma só vez. Pequenos passos vão favorecer uma higiene do sono mais duradoura.
Além disso, é possível adaptá-los às circunstâncias de cada um, como o cronotipo e as preferências, e criar a própria lista de rituais e relaxamento antes de dormir.
“A gente pode, na rotina, adotar atividades que nos deixem mais relaxados e que nos façam desligar do dia a dia. Muitas vezes as pessoas se queixam que não conseguem dormir porque ficam pensando nas atividades que irão fazer ou que deveriam ter feito. Práticas como yoga ou mindfulness ajudam a desligar e a proporcionar uma boa noite de sono”, sugere Moraes.
Os seus hábitos estão ajudando a dormir melhor e a manter a qualidade do sono? Encerramos por aqui essa jornada de conhecimento para atingir os bons sonhos. Se você quiser saber mais sobre como fazer esses ajustes, converse com o seu Time de Saúde!