Basta uma rápida pesquisa na internet para ser bombardeado com inúmeras opções de ferramentas e tecnologias que prometem auxiliar a perda de peso e o emagrecimento.
Mas será que os aplicativos de rotina alimentar e contagem de calorias são boas estratégias para a nossa saúde?
Embora se saiba que o controle do peso está diretamente associada à qualidade nutricional de uma alimentação, os profissionais de saúde reforçam a necessidade de um aprendizado em relação aos nossos comportamentos alimentares.
Nesse sentido, aplicativos podem ajudar as pessoas a entender o “porquê” e o “como” de seus hábitos alimentares.
Um estudo publicado em 2016 na revista Nature indicou que 77,9% dos participantes relataram uma redução no peso corporal no período em que fizeram uso de um aplicativo que combina inteligência artificial e princípios da psicologia para auxiliar os usuários a transformarem a sua relação com a comida.
“O app é capaz de ajudar as pessoas com informação e tem esse papel de ser um apoio educacional. Mas não pode dominar todas as suas decisões alimentares ou ocupar o lugar de um nutricionista, por exemplo”, explica a nutricionista Camila Castello, da Alice.
“O aplicativo se torna uma boa estratégia para entendermos melhor a alimentação e como ela está sendo distribuída ao longo dos dias; assim, é possível observar padrões e lacunas nutricionais”, detalha.
Quando contar calorias se torna prejudicial
Por outro lado, a nutricionista chama a atenção para os tipos de aplicativos que têm como objetivo apenas monitorar os alimentos ingeridos e as suas calorias, sem uma visão mais integrada da rotina alimentar como um todo. Esse tipo de ferramenta, que explica a tabela nutricional de cada alimento, não deve se tornar uma obsessão.
“Existem aplicativos que cumprem essa função do ‘alarde’. Ao inserir que consumiu uma cerveja, por exemplo, o usuário toma conhecimento do quanto aquela cerveja (ou duas ou três) impacta no seu plano de emagrecimento. O perigo está em como a gente faz uso dessa informação: ela pode nos ajudar a tomarmos decisões mais equilibradas ou servir de gatilho para a nossa ‘polícia alimentar’”, argumenta.
Aqui, o grande desafio, segundo a nutricionista, é entender o balanço entre ter consciência das melhores escolhas alimentares, mas sem abrir espaço para categorizar alimentos como “heróis” ou “vilões”.
“A ‘polícia alimentar’ é quando a gente passa a se autovigiar o tempo inteiro. Quando você usa as informações sobre os alimentos para se podar e não se permitir, isso é ruim, porque a restrição pode se tornar gatilho para distúrbios alimentares”, ressalta.
Mais do que focar apenas em fornecer os dados calóricos e nutricionais, é importante compreender os hábitos alimentares de cada um por meio do app. Assim, cada pessoa pode melhorar a sua relação com a comida e transformar a “polícia alimentar” em um verdadeiro aliado.
Conheça 4 aplicativos aliados do emagrecimento saudável:
Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!
Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.
Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.
Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.
Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.