Atualizado em 02 de setembro de 2022.
A equipe de enfermagem pode fazer consultas? Pode, sim!
Quando pensamos na Atenção Primária à Saúde, que é o modelo de saúde que prioriza o cuidado integral de cada pessoa, as consultas de enfermagem são essenciais, segundo Daniele Scherbaty, gestora de parte da equipe de enfermagem.
“Nem sempre as pessoas sabem disso, mas a enfermagem tem autonomia para atuar no protagonismo do cuidado de cada pessoa. E a gente consegue resolver muita coisa sem passar por uma interconsulta com a equipe médica, por exemplo, embora elas sejam complementares”, explica.
Scherbaty traz o exemplo das consultas de pré-natal: se a membra gestante se queixa de uma dor nas costas, a equipe médica pode avaliar se é uma questão de aumento de peso, que poderia levar ao desconforto, ou se é reflexo de alguma inflamação. Já a enfermagem amplia o olhar e analisa o que mais pode ser feito.
“A(O) enfermeira(o) pode ensinar práticas que aliviam a dor, como algumas técnicas de relaxamento. É um olhar mais amplo do problema, e uma solução complementar. Mas uma consulta não substitui a outra”, detalha.
Tudo isso é feito por meio de uma escuta ativa e empática, livre de julgamentos, promovendo o vínculo, a confiança e mais qualidade de vida.
Consulta de enfermagem: como é?
Quem já usou o app da Alice sabe o que é ser atendido pela equipe de enfermagem!
Isso porque esses profissionais estão presentes tanto na aba do Alice Agora, para casos mais urgentes, quanto entre a equipe de saúde que acompanha os membros integralmente – com foco no cuidado e na prevenção.
E se a pessoa tiver uma queixa que demande um remédio? Não há problema algum em ser atendido pela enfermagem, que é capacitada a prescrever medicamentos ou exames, caso sejam necessários.
Vale reforçar: enfermeiras(os) podem, sim, prescrever remédios ou exames nas consultas de enfermagem, desde que trabalhem em instituições de saúde com protocolos que garantam essa autonomia – como é o caso na Alice.
Se não for possível resolver o problema digitalmente, a equipe de enfermagem também é capacitada a encaminhar o membro a outro serviço, como pronto-socorro/hospitais e laboratórios, ou para o atendimento dos profissionais médicos especialistas.
A história do membro Tiago Soico é um exemplo disso! Depois de uma batida de cabeça que deixou um olho roxo, três enfermeiras do Alice Agora se revezaram nos seus cuidados e enviaram uma ambulância para atendê-lo.
Scherbaty lembra também que os enfermeiros permeiam outros espaços digitais, embora sem o contato direto com os membros. É o caso dos profissionais do acolhimento, da coordenação do cuidado e do time de Health Excellence, responsáveis pela construção de protocolos que embasam os atendimentos, ou as lógicas de saúde.
Qual é a função do enfermeiro, do técnico de enfermagem e do auxiliar de enfermagem?
Enfermeiro, técnico e auxiliar são diferentes categorias profissionais dentro de um mesmo guarda-chuva: a enfermagem.
Cada um tem sua função e responsabilidades, e você pode conhecer melhor o papel de cada um aqui:
Tudo sobre a enfermagem: qual é o papel dessa equipe?
O que faz o técnico de enfermagem?