Sua saúde

Tratamentos para menopausa: o que alivia os sintomas?

Terapia de reposição hormonal pode ser indicada em alguns casos de tratamentos para menopausa, mas medidas naturais também ajudam.

Tratamentos para menopausa: o que alivia os sintomas?

Tamanho do texto

Menopausa é sinônimo de fim da menstruação? Sim, mas nem por isso esse momento da vida chega sem desafios. 

Com a queda na produção hormonal {afinal, o corpo se dá conta que não precisa mais produzir hormônios na tentativa de gerar um bebê a cada ciclo menstrual}, alguns fenômenos se tornam mais frequentes.  

Um dos primeiros – e mais comuns – são as ondas de calor {ou fogacho}, que elevam a temperatura corporal de repente e aceleram a frequência cardíaca. Elas acontecem pela redução do estrogênio e a frequência e intensidade do incômodo variam para cada pessoa. 

De acordo com dados da Johns Hopkins Medicine, sistema referência no serviço de saúde dos Estados Unidos, os fogachos são relatados por cerca de 75% das mulheres e começam, normalmente, dois anos antes da última menstruação {período chamado de climatério}.

Com o aumento da temperatura, o corpo tenta se resfriar sozinho e, para isso, aumenta a transpiração. É por isso que outro sinal comum do período é a sudorese excessiva – que acontece especialmente à noite.

Outros relatos de quem está passando por essa etapa da vida são:

  • Ressecamento vaginal e mudanças no desejo sexual;
  • Mudanças no humor;
  • Dores de cabeça;
  • Dores nas articulações;
  • Dificuldade de concentração e memória;
  • Aumento na frequência urinária {inclusive, as infecções urinárias são mais comuns após a menopausa};
  • Aumento na quantidade de pelos no corpo;
  • Prejuízo na saúde mental.

Tratamentos para menopausa: o que fazer?

O climatério e menopausa são processos naturais, mas isso não significa que sejam menos incômodos ou que não há nada a ser feito. De acordo com Luciana Pistelli, médica ginecologista da Alice, algumas mudanças de hábitos podem ajudar no alívio dos sinais. 

São elas:

  • Começar uma rotina de exercícios físicos {ou manter, caso já seja adepta da vida fisicamente ativa};
  • Manter uma alimentação adequada;
  • Eliminar hábitos nocivos, como o tabagismo {pessoas que fumam podem, inclusive, desenvolver uma menopausa precoce, sabia?}.

“Essas são mudanças que contribuem para a melhora dos sintomas. Existem também medicamentos que se ligam aos receptores estrogênicos e que também podem ajudar, como o chá de folha de amora e o uso das isoflavonas, que são derivadas da soja”, detalha a médica.

Embora existam evidências de que essas opções naturais melhoram os sintomas, elas podem não ser totalmente eficazes para todo mundo, segundo Pistelli. “Algumas mulheres podem ter alívio, mas, se é uma pessoa com muito sintoma, esses tratamentos não vão resolver a questão.” 

Outros medicamentos que podem ser indicados são os antidepressivos, que têm evidências de melhora do fogacho, e há novas medicações em desenvolvimento, segundo Pistelli. Nesses casos, é essencial ter indicação e acompanhamento médicos. 

Planner de Controle de Hábitos

O que é bom para aliviar o calor da menopausa?

Sendo um dos sinais mais comuns, as ondas de calor são também a primeira preocupação na hora do alívio. De acordo com dados da Johns Hopkins Medicine, uma das opções para aplacar este e outros incômodos do climatério é a terapia de reposição hormonal – cujo uso deve ser discutido caso a caso. 

A terapia pode envolver tanto o uso dos dois hormônios estrogênio e progesterona {quando a pessoa tiver útero + ovários}, quanto apenas o estrogênio {para casos em que não há mais o útero}. Quem também tiver alterações no desejo sexual pode receber ainda a indicação da testosterona. A prescrição é, em geral, de comprimidos e há também opções de adesivos e cremes vaginais de estrogênio. 

Mas nem todo mundo pode fazer uso da reposição hormonal, conforme lembra Pistelli. A contraindicação vale para pessoas que passaram por câncer de mama, melanoma e têm antecedentes de trombofilias (alterações que predispõem à trombose). “Pessoas com hipertensão e diabetes descontrolados e quem possui alterações no funcionamento dos rins ou do fígado também não têm indicação. Isso porque os hormônios são metabolizados no fígado e eliminados pelos rins”, afirma a médica.

Medidas mais naturais para conter os incômodos, especialmente os fogachos, segundo a Johns Hopkins Medicine:

  • Evitar comidas e bebidas que possam levar às ondas de calor, como alimentos apimentados, bebida alcoólica, café e chás.
  • Beber um copo de água gelada ou um suco gelado quando começar um episódio de fogacho;
  • Tentar reduzir os níveis de estresse, que podem contribuir para o incômodo;
  • Manter uma garrafa ou bolsa térmica com água gelada perto da cama durante à noite; 
  • Preferir roupas, peças íntimas e roupa de cama de algodão, que favoreçam a respiração da pele;
  • Manter um diário dos incômodos para tentar identificar o que pode ser gatilho.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!

Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.

Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.

Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.

Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Peça um orçamento

empresas estão simulando

Escolha aqui seu plano ideal