Conheça nossos planos de saúde

Vinho faz bem? Mitos e verdades das bebidas alcoólicas

OMS alerta que nenhuma quantidade de álcool pode ser considerada segura para a saúde.

Amanda Milléo
| Atualizado em
6 min. de leitura
Vinho faz bem? Mitos e verdades das bebidas alcoólicas

Vinho faz bem? Mitos e verdades das bebidas alcoólicas

Tamanho do texto

Todo mundo conhece a história de algum parente {pode até ser o seu} que bebeu uma taça de vinho todos os dias e viveu bastante. E talvez isso faça você pensar que um pouco de álcool não faz mal ou traga algum benefício, mas não é bem isso que a Ciência tem apontado.

Quanto beber de cerveja ou vinho em segurança?

A resposta pode não ser a que você esperava, mas nenhuma quantidade de álcool pode ser considerada segura à saúde, segundo o alerta mais recente da OMS (Organização Mundial da Saúde), divulgado em janeiro de 2023.

“Os riscos e danos associados ao consumo de álcool têm sido sistematicamente avaliados ao longo dos anos e estão bem documentados. (…) quando se fala em consumo de álcool, não há quantidades seguras para a saúde”, declara a entidade.

Mas e aquela história de que o vinho faz bem para o coração? 

Um estudo que ficou famoso, publicado na revista científica Circulation em 2017, elaborou a tese de que os franceses, apesar de comerem tanta gordura saturada, têm uma boa saúde graças ao consumo de vinho, que traria uma possível proteção para o sistema cardiovascular a partir dos polifenóis da bebida. 

Nos resultados, os pesquisadores concluíram: “apesar da falta de consenso no tipo específico de bebida que poderia ser benéfica ao coração, as evidências sugerem que os polifenóis e o etanol do vinho podem, sinergicamente, conferir benefícios contra doenças cardiovasculares crônicas, principalmente as doenças isquêmicas do coração”.

Reparou no trecho “falta de consenso”? Pois bem. E o alerta da OMS traz estudos mais atualizados sobre o assunto. 

Além disso, a própria Federação Mundial do Coração, diante destes dados, destacou em um comunicado que, ao contrário do que se imaginava, o álcool não faz bem ao coração. E alguns dos motivos para não levar tão em consideração as pesquisas que mostram o contrário são:

  • Nenhum estudo clínico randomizado e controlado {formato considerado padrão ouro dos estudos} confirmou os benefícios do álcool para a saúde;
  • Estudos normalmente analisam populações mais velhas (acima de 55 anos) e caucasianos {ou seja, olham para um grupo específico}; 
  • Alguns estudos que apresentavam resultados positivos tinham sido financiados por empresas que produziam bebidas alcoólicas;
  • O uso do álcool é frequentemente associado a outros fatores de risco para o coração, como cigarro.

Beber causa câncer?

Além de o álcool ser considerado tóxico, psicoativo e gerar dependência, ele é classificado como uma substância carcinogênica do grupo 1 – o maior grupo de risco da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, ao lado do amianto, radiação e tabaco. São ao menos sete tipos de câncer associados à bebida, e os mais comuns são o do intestino e das mamas. 

“Etanol (álcool) causa câncer por meio de mecanismos biológicos conforme o composto se quebra no corpo, o que significa que qualquer bebida que contenha álcool, seja qual for o preço ou a qualidade, representa um risco para o desenvolvimento do câncer”, segundo a OMS. 

Mas, então, não podemos beber nada, nadinha? O risco aumenta conforme a quantidade de bebida que é ingerida, mas a OMS lembra que metade de todos os cânceres atribuídos ao álcool surge mesmo entre quem tem um consumo considerado “leve” ou “moderado”. 

Planner de Controle de Hábitos

Afina, pode ou não pode beber?

Cada pessoa é livre para fazer as escolhas da própria vida, mas é importante que essas decisões sejam baseadas em informações de qualidade e análise de risco, concorda?  

Sendo assim, não há proibição, mas vale saber como o álcool reage no corpo e priorizar o equilíbrio, conforme orienta Bruna Boromello, nutricionista da Alice, que trabalha com comportamentos alimentares. 

“É muito difícil falar em não ingerir ou não consumir porque isso pode criar um gatilho de vontade e exagero, dificultando a relação da pessoa com a comida”, explica a nutricionista. 

Até porque a gente sabe como o álcool está inserido em muitos momentos da nossa sociabilidade, incluindo {ou especialmente} os momentos de celebração. 

Bebeu? Tome água

E a solução, então? Trabalhar com o “antídoto”. “Se a pessoa pergunta sobre as bebidas, nós reforçamos a importância da hidratação, porque a gente sabe que o álcool vai desidratar, causar danos metabólicos para as células hepáticas, além do coração. Então a gente pede para a pessoa tomar cuidado redobrado com a hidratação. Se tomar um gole de cerveja, toma outro de água”, explica Boromello. 

O mesmo vale para outros tipos de bebidas, especialmente aquelas que parecem mais “leves”, como o gin {que ficou pop e está em praticamente todos os drinks}. “A hidratação é importante durante e no dia seguinte, associada a uma alimentação com vegetais, frutas com bastante água, como melão e melancia, para contribuir com os sintomas, como enjoo, náusea e dores estomacais”, detalha.

A nutricionista lembra também dos cuidados sociais se a pessoa escolher ingerir bebida alcoólica {e isso é saúde também}, como não dirigir e prestar atenção ao nível de inconsciência que pode vir. “Temos uma cultura da bebida alcoólica no Brasil e o impacto disso é o risco maior de acidentes de trânsito, problemas de ansiedade e depressão e os comportamentos impulsivos comuns quando as pessoas estão embriagadas.”

E se alguém acreditar que o álcool é a solução para dormir melhor depois de um dia agitado, por exemplo, mal sabe que a bebida pode, na verdade, prejudicar o descanso. Ou quem achar que misturar diferentes tipos de bebidas pode “amenizar” a ressaca, não é bem por aí.

Qual é a dose padrão para bebidas alcoólicas?

Dose padrão não se refere ao tamanho do copo, mas à quantidade de etanol presente na bebida – e esse valor varia de acordo com as instituições.

Assim, uma dose padrão, de acordo com a OMS, se refere a 10 g de etanol puro. Já o Instituto Norte-americano para Abuso do Álcool e Alcoolismo (NIAAA) considera a dose padrão como 14 g de etanol puro. 

De acordo com dados do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) {que é uma organização não governamental}, não há definições oficiais para dose padrão no Brasil, mas a medida pode ser considerada como 14 g de etanol puro, a partir de referências e volumes/teores alcoólicos praticados no país. 

Sendo assim, no Brasil: 1 dose padrão = 14 g de etanol puro, ou:

  • 350 mL de cerveja {ou uma lata};
  • 150 mL de vinho {ou uma taça};
  • 45 mL de bebidas destiladas {ou um copo para shot}.

Ainda segundo a CISA, o consumo considerado “moderado” para os brasileiros é de até uma dose por dia, para as mulheres, e até duas doses por dia, para os homens. 

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 3,33 / 3 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos