O que você diria de um produto “milagroso” que pudesse ajudar a queimar gordura ao mesmo tempo em que supostamente aumentasse a energia para o desempenho atlético?
Esta é a promessa do suplemento l-carnitina, mas se você achou que há muitas dúvidas e poucas certezas, você tem razão, segundo os profissionais de saúde que estudam o aminoácido.
O que é a l-carnitina?
Também conhecida como levocarnitina ou simplesmente carnitina, a l-carnitina é um aminoácido naturalmente produzido pelo organismo a partir da metabolização de outros aminoácidos: a lisina e a metionina, presentes nas proteínas vegetais e animais.
Ou seja, apesar de o corpo produzir a l-carnitina sozinho, ele precisa que a gente inclua na alimentação as fontes destes outros aminoácidos, que são encontrados em carnes, ovos, leites, feijão, soja, entre outros.
A substância é sintetizada pelo fígado, rins e cérebro. Ela tem como principal função transportar os lipídios (gordura) do citoplasma (região interna da célula) para as mitocôndrias, que são as organelas celulares que oxidam a l-carnitina e geram energia para o corpo todo.
Quais os supostos benefícios da substância?
Apesar da produção natural pelo organismo, a l-carnitina vem sendo amplamente utilizada como suplemento em formas de cápsulas, líquido ou mesmo em pó.
E quem mais procura pelo aminoácido são os interessados em perda de peso e melhoria no desempenho esportivo {embora os benefícios ainda não estejam comprovados}.
Estudos realizados até o momento não forneceram resultados consistentes e conclusivos sobre os efeitos dessa suplementação.
Enquanto alguns trabalhos indicam melhorias na geração de energia para casos específicos, como entre quem tem insuficiência renal crônica ou quem passou por um infarto, ainda falta consenso na literatura científica sobre a eficácia geral do suplemento.
“A l-carnitina ficou famosa há alguns anos, quando estudos em ratos demonstraram uma melhora na perda de peso pelo aumento do metabolismo. Porém, esse mesmo resultado não foi observado em humanos. Isso porque a perda de peso é um processo muito mais complexo do que apenas obtermos um aumento do metabolismo. Ela é decorrente de uma mudança no estilo de vida”, explica Rafaela Schmidt, nutricionista.
Efeitos colaterais e contraindicações
Se a indicação é muito específica, e não para um público geral, haveria riscos no consumo da l-carnitina como suplemento?
Não há relatos consistentes de efeitos colaterais graves, mas é importante lembrar que cada um pode reagir de maneira diferente aos suplementos alimentares.
Além disso, como não há muitos estudos conclusivos sobre o uso da substância, também não é possível determinar com segurança quais pessoas deveriam evitar.
Na dúvida, procure um profissional de saúde antes de tomar qualquer suplemento para garantir que a substância não interaja com outros medicamentos ou que aquele item faz sentido para você.
Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!
Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.
Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.
Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.
Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.