“Por ajudar médicos no Brasil a passar menos tempo em burocracias e mais tempo com as pessoas”. Esse foi o argumento da Fast Company, publicação líder em inovação, tecnologia e negócios, ao anunciar a Alice como a empresa mais inovadora da América Latina em 2025.
No ano passado, a Alice já ocupava o top 3 da lista, alcançando a segunda colocação do ranking, atrás apenas da Nubank. Neste ano, o jeito da Alice de cuidar – integrando a inteligência artificial no dia a dia dos profissionais de saúde para diminuir o tempo gasto com tarefas administrativas e priorizar momentos dedicados ao cuidado dos membros – garantiu o primeiro lugar.
O Most Innovative Companies é uma premiação global que destaca empresas que não apenas inovam, mas influenciam a economia e a cultura dos seus mercados. É um ranking que honra as empresas que estão moldando o futuro e liderando os seus respectivos setores.
Na lista de 2025, além da Alice, outras empresas premiadas na América Latina foram:
2º – Blender (Argentina)
3º – Casa dos Ventos (Brasil)
4º – Vammo (Brasil)
5º – Kilimo (Argentina)
6º – Bold (Colombia)
7º – Netlex (Brasil)
8º – Beep Saúde (Brasil)
9º – Wild Foods (Chile)
10º – InPlanet (Brasil)
Como a IA transformou o cuidado da Alice?
Na Alice, os nossos membros recebem um cuidado coordenado entre os diferentes níveis de atenção – seja do primeiro atendimento com o time de enfermagem ao recebido em hospitais, quando necessário. Com a ajuda da inteligência artificial, essa conexão entre as várias esferas de saúde ficou mais fácil.
Quando há um sintoma (ou uma urgência/emergência), os membros acionam o Alice Agora, parceiro de saúde que conta com um pronto-atendimento digital. Em segundos, eles passam por uma triagem que os direciona ao cuidado mais adequado, a depender da situação.
Com a adoção de ferramentas de inteligência artificial, o tempo gasto pelos membros nessa triagem foi reduzido em 24%.
Outra ferramenta incorporada ao dia a dia da Alice, focada na transcrição de áudios e associada a uma inteligência artificial generativa, resume conversas e consultas.
Isso acelerou o preenchimento dos registros médicos e reduziu em 12% o tempo que os médicos da Alice gastam com questões administrativas durante as consultas – além de diminuir em 50% o tempo que a equipe de enfermagem precisa para manter os registros.
Essas abordagens baseadas em machine learning e dados sempre foram centrais no cuidado da Alice. Antes das IAs, isso significava construir modelos proprietários. Agora, todo Pitaya (como são chamados os funcionários da Alice) pode fazer uso das ferramentas de IA e incorporar inovação e eficiência no dia a dia, com o objetivo central de tornar o mundo mais saudável.
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Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.
Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.
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