Conheça a Alice

Espírito de Pitaya: Em busca da melhor versão de todos nós

Apneia

Tamanho do texto

Hoje marcamos na história da Alice um dia tão importante quanto 11 de março de 2019, quando André, Matheus e eu nos juntamos numa salinha do WeWork para começar a Alice.

Estamos inaugurando uma nova categoria de saúde no Brasil: a de Gestoras de Saúde para empresas. Nosso objetivo é simples: tornar os times das empresas [que se importam] mais saudáveis.

Mas a grande maioria de nós, Pitayas, já somos membros da Alice, desde o dia que incorporamos o magenta às nossas vidas. Portanto, somos o primeiro grande experimento do produto Alice para empresas. E como estamos indo ? 

Em Maio de 2022, o Score Magenta Populacional da Alice ficou em 684 (de 1.000 pontos).

Esse indicador, criado pelo time de Health Excellence da Alice e baseado em ciência, avalia a saúde das pessoas em pilares como hábitos, atividade física, saúde mental, alimentação e sono. 684 é uma nota boa. Mas pode ser melhor; a partir de 750, é excelente. 

Como ficou o Score dos Pitayas em cada pilar:

  • Qualidade de vida: 736
  • Atividade física: 470
  • Saúde Mental: 726
  • Nutrição: 666
  • Sono: 633
  • Hábitos saudáveis: 862

Nosso principal desafio é a atividade física. A ciência da saúde comprova que a falta de atividade física prejudica a saúde em muitos aspectos como bem-estar geral, sono e saúde mental.

Andre Florence Alice

Além disso, nossa Pesquisa de Vibe, de maio/22, mostrou que work & life blend — o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, foi a pior nota: 33% do time não se sente equilibrado.

Nos incomodamos com isso, e vamos matar no peito esse desafio!

Estar na Alice como Pitaya é bem único. Fazemos a analogia de que construir a Alice é como treinar para ouro Olímpico. Afinal, tornar o mundo mais saudável não é missão fácil.

Ao mesmo tempo, quem se inscreve pra treinar pra ouro na Olimpíada é gente muito treta, que normalmente viveu a vida sempre subindo a própria barra, e na Alice não faz diferente – muito pelo contrário.

A analogia com esporte é muito boa. Primeiro você se coloca um objetivo muito desafiador – tipo fazer uma luta de verdade num octógono, correr uma maratona ou mergulhar em apneia a 45 metros de profundidade*.

Matheus Moraes Alice

Daí você se planeja, entende os passos pra chegar lá, aperfeiçoa sua rotina, deixa de lado aquilo que te desvia do objetivo, treina, erra, repete, melhora; treina, erra, repete, melhora mais. Cria disciplina. Não desiste, nunca. O tempo passa e esses novos rituais se incorporam à sua vida. Até que, depois de muita persistência, você chega lá.

Aí quando reflete sobre seu feito e o processo todo, descobre que evoluiu como pessoa, que você mudou de liga – subiu mais sua barra.

Ninguém te colocou lá. Foi você que quis e chegou lá.

Sabemos que não é fácil lidar com pressão, ansiedade, medo de falhar e eventualmente falhar também. Mas tudo isso faz parte do processo de evoluir e chegar lá.

Esse é o espírito de ser Pitaya. Nós desejamos que todos aqui queiram mudar de liga, step-up your game enquanto seres humanos. Queremos que Alice seja a plataforma para os Pitayas mudarem de liga: tanto profissionalmente quanto pessoalmente. E pra quem quer fazer isso, pode e deve contar – sempre – com a Alice.

E o que fazemos na prática para ajudar a resolver o desafio de work-life balance:

1) Criando uma cultura focada na saúde e felicidade das pessoas (vide nossa virtude).

2) Com ferramentas de gestão que simbolizam isso (como 30 dias de férias flex por ano e agenda flexível).

3) Com programas de saúde reais (como o Saí do Sofá).

4) Adotando ways of working absolutamente flexíveis (como remote first).

5) Valorizando o tempo para construir a família (presença-maternidade  e paternidade).

6) Novo escritório com um andar inteiro dedicado à saúde física e mental do nosso time

Não é fácil pessoal. Mas é possível, e necessário pra Alice. André, Matheus e eu estamos empenhados constante e visceralmente pra mudar de liga, step-up our games.

Acreditamos que Alice possa ser um lugar onde todos os Pitayas consigam atingir sua melhor versão, profissionalmente e também pessoalmente. Que consigam tornar o mundo mais saudável e também ficar mais saudáveis. Que consigam ganhar o ouro olímpico cultivando felicidade e harmonia ao longo do processo.

Um beijo na alma,

Gui, André e Matheus

_____________

*Matheus disputou uma luta de Muay-Thai pra valer num octógono. André correu uma maratona. Gui mergulhou em apneia (sem tanque de oxigênio) a 45 metros de profundidade.

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Peça um orçamento

empresas estão simulando

Escolha aqui seu plano ideal