Hoje marcamos na história da Alice um dia tão importante quanto 11 de março de 2019, quando André, Matheus e eu nos juntamos numa salinha do WeWork para começar a Alice.
Estamos inaugurando uma nova categoria de saúde no Brasil: a de Gestoras de Saúde para empresas. Nosso objetivo é simples: tornar os times das empresas [que se importam] mais saudáveis.
Mas a grande maioria de nós, Pitayas, já somos membros da Alice, desde o dia que incorporamos o magenta às nossas vidas. Portanto, somos o primeiro grande experimento do produto Alice para empresas. E como estamos indo ?
Em Maio de 2022, o Score Magenta Populacional da Alice ficou em 684 (de 1.000 pontos).
Esse indicador, criado pelo time de Health Excellence da Alice e baseado em ciência, avalia a saúde das pessoas em pilares como hábitos, atividade física, saúde mental, alimentação e sono. 684 é uma nota boa. Mas pode ser melhor; a partir de 750, é excelente.
Como ficou o Score dos Pitayas em cada pilar:
- Qualidade de vida: 736
- Atividade física: 470
- Saúde Mental: 726
- Nutrição: 666
- Sono: 633
- Hábitos saudáveis: 862
Nosso principal desafio é a atividade física. A ciência da saúde comprova que a falta de atividade física prejudica a saúde em muitos aspectos como bem-estar geral, sono e saúde mental.
Além disso, nossa Pesquisa de Vibe, de maio/22, mostrou que work & life blend — o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, foi a pior nota: 33% do time não se sente equilibrado.
Nos incomodamos com isso, e vamos matar no peito esse desafio!
Estar na Alice como Pitaya é bem único. Fazemos a analogia de que construir a Alice é como treinar para ouro Olímpico. Afinal, tornar o mundo mais saudável não é missão fácil.
Ao mesmo tempo, quem se inscreve pra treinar pra ouro na Olimpíada é gente muito treta, que normalmente viveu a vida sempre subindo a própria barra, e na Alice não faz diferente – muito pelo contrário.
A analogia com esporte é muito boa. Primeiro você se coloca um objetivo muito desafiador – tipo fazer uma luta de verdade num octógono, correr uma maratona ou mergulhar em apneia a 45 metros de profundidade*.
Daí você se planeja, entende os passos pra chegar lá, aperfeiçoa sua rotina, deixa de lado aquilo que te desvia do objetivo, treina, erra, repete, melhora; treina, erra, repete, melhora mais. Cria disciplina. Não desiste, nunca. O tempo passa e esses novos rituais se incorporam à sua vida. Até que, depois de muita persistência, você chega lá.
Aí quando reflete sobre seu feito e o processo todo, descobre que evoluiu como pessoa, que você mudou de liga – subiu mais sua barra.
Ninguém te colocou lá. Foi você que quis e chegou lá.
Sabemos que não é fácil lidar com pressão, ansiedade, medo de falhar e eventualmente falhar também. Mas tudo isso faz parte do processo de evoluir e chegar lá.
Esse é o espírito de ser Pitaya. Nós desejamos que todos aqui queiram mudar de liga, step-up your game enquanto seres humanos. Queremos que Alice seja a plataforma para os Pitayas mudarem de liga: tanto profissionalmente quanto pessoalmente. E pra quem quer fazer isso, pode e deve contar – sempre – com a Alice.
E o que fazemos na prática para ajudar a resolver o desafio de work-life balance:
1) Criando uma cultura focada na saúde e felicidade das pessoas (vide nossa virtude).
2) Com ferramentas de gestão que simbolizam isso (como 30 dias de férias flex por ano e agenda flexível).
3) Com programas de saúde reais (como o Saí do Sofá).
4) Adotando ways of working absolutamente flexíveis (como remote first).
5) Valorizando o tempo para construir a família (presença-maternidade e paternidade).
6) Novo escritório com um andar inteiro dedicado à saúde física e mental do nosso time
Não é fácil pessoal. Mas é possível, e necessário pra Alice. André, Matheus e eu estamos empenhados constante e visceralmente pra mudar de liga, step-up our games.
Acreditamos que Alice possa ser um lugar onde todos os Pitayas consigam atingir sua melhor versão, profissionalmente e também pessoalmente. Que consigam tornar o mundo mais saudável e também ficar mais saudáveis. Que consigam ganhar o ouro olímpico cultivando felicidade e harmonia ao longo do processo.
Um beijo na alma,
Gui, André e Matheus
_____________
*Matheus disputou uma luta de Muay-Thai pra valer num octógono. André correu uma maratona. Gui mergulhou em apneia (sem tanque de oxigênio) a 45 metros de profundidade.