Em menor ou maior grau, situações de pressão no trabalho sempre vão existir, não importa a área. E já que fases assim são inevitáveis, é importante conhecer formas para que elas não prejudiquem a saúde e a produtividade.
“Um momento de pressão pode ser encarado como uma oportunidade de testar seus limites, conhecer seu potencial e aprimorar ou desenvolver competências e habilidades”, explica a psicóloga Laís Fontes Vaz, da Alice. “Mas quando vira rotina pode trazer complicações. Viver sob pressão pode gerar uma sobrecarga emocional alta e levar a problemas de saúde física e mental. O segredo é o equilíbrio.”
Trabalhar sob pressão: ameaça ou desafio?
A alta pressão pode impactar a performance profissional de diferentes formas. Algumas pessoas se sentem motivadas a dar o melhor de si, encarando a pressão como um estímulo para ter foco total na atividade.
Outras têm mais dificuldade em lidar com o que foge à normalidade, porque precisam de tempo para assimilar a situação. A cobrança por uma resposta rápida, nesses casos, causa estresse e, consequentemente, afeta a produtividade.
Um estudo realizado em 2019 por pesquisadores de diversas universidades americanas mostrou como isso funciona na prática e trouxe insights interessantes sobre como a forma que encaramos a pressão influencia o resultado final.
A pesquisa envolveu cerca de 100 trabalhadores, de diferentes áreas, incluindo saúde, educação e manufatura. Eles tiveram que executar tarefas em diferentes prazos e contextos.
Aqueles que encararam a pressão como ameaça, demonstraram menor autocontrole e estavam mais propensos a agir de maneiras disfuncionais (sendo rudes ou desrespeitosos, por exemplo).
Já os que viram a pressão como desafio, mostraram maior engajamento e capacidade de lidar com a situação. Essas pessoas, inclusive, foram mais cordiais com o time ao buscarem solucionar os problemas.
Quem demonstrou mais resiliência também se saiu melhor em quesitos como engajamento, proficiência na tarefa e civilidade.
Como lidar com a pressão no trabalho
A Ciência indica que a melhor maneira de encarar a pressão no trabalho é com inteligência emocional e autocontrole. Mas isso não é desenvolvido de uma hora para outra, é necessário investir em autoconhecimento, o que leva tempo.
No curto prazo, a principal atitude é ser realista ao encarar a situação. Veja algumas dicas:
- Seja prático: assim que receber a tarefa, busque alinhar expectativas com quem a demandou. Tente negociar o prazo, tire dúvidas, peça orientação e deixe claro o que pode ser feito no tempo definido;
- Respire fundo: missão aceita, mas seu coração disparou e bateu aquele medo do fracasso? Busque se acalmar! Faça respirações profundas, beba um copo d’água ou tome um pouco de ar antes de pôr a mão na massa;
- Identifique prioridades: tente definir quais pontos da tarefa demandam mais atenção e qualidade;
- Reúna conhecimentos: a partir de uma visão do todo, avalie quais competências técnicas serão necessárias para realizar a demanda e quais metodologias podem facilitar a tomada de decisão;
- Busque aliados: a tarefa pode ser realizada com a ajuda de alguém? Então encontre um parceiro, principalmente se houver alguém com habilidades complementares. Vale registrar que a proposta aqui não é transferir a atividade para outra pessoa, mas colher opiniões e conselhos ou subdividir tarefas, desde que ela esteja de acordo em colaborar;
- Estabeleça etapas: tente dividir o trabalho por etapas a serem concluídas, definindo uma ordem entre elas. “Essa é uma forma de gerenciar a ansiedade, já que se tem a sensação de realização a cada parte concluída”, explica a psicóloga Laís Vaz;
- Faça pausas: quando se está correndo contra o tempo, é difícil pensar em parar, mas fazer pausas curtas pode ajudar a refrescar as ideias. “A cada etapa concluída separe momentos para resetar sua atenção com uma ida ao banheiro ou um cafezinho em um lugar agradável”, recomenda a psicóloga;
- Elimine as distrações: se você precisa de foco total, coloque o telefone no silencioso e ignore as notificações de mensagens e de atualizações nos aplicativos. Tente não desviar a atenção para o que não for urgente.
Ansiedade no trabalho: o que fazer?
Além disso, algumas técnicas podem contribuir para diminuir a ansiedade e o estresse no médio e longo prazo. São elas:
- Praticar o autocuidado;
- Fazer exercícios físicos;
- Manter uma alimentação balanceada e saborosa;
- Dormir em horários e períodos regulares;
- Fazer meditação, yoga ou outra atividade voltada para o relaxamento;
- Ter um hobby;
- Valorizar as interações sociais com amigos e com a família;
- Ocupar a mente com um bom filme ou livro.