Empresas

ESG: o que é e como as empresas podem colocar em prática?

Sigla ESG se refere a princípios focados na preservação do meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa.

ESG: o que é e como as empresas podem colocar em prática?

Tamanho do texto

Antes de comprar, investir ou se associar a uma marca, você se preocupa com o que ela está fazendo pelo meio ambiente e pela sociedade? E será que ela também está preocupada com isso? Se sim, vocês estão colocando em prática a ESG.

ESG, abreviação em inglês para Enviromental (ambiente), Social (social) e Governance (governança), reúne uma série de práticas focadas na preservação do meio ambiente, na responsabilidade social e na transparência das empresas.

A sigla surgiu em 2004 em um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) com o Banco Mundial, além de instituições financeiras de diversos países, em uma parceria chamada de Who Cares Wins, ou ganha quem se importa.

O objetivo, na época, foi provocar os CEOs das instituições financeiras do mundo a integrarem as práticas ESG nas empresas, fomentando o investimento de negócios que fossem mais preocupados com o futuro do planeta – e a ideia parece estar funcionando.

De acordo com dados divulgados pela iniciativa da ONU Pacto Global, até 2025, 57% dos ativos de fundos mútuos na Europa estarão em fundos que levam em consideração os critérios ESG. Isso representa US$8,9 trilhões.

ESG: o que é?

A tradução de ESG está na sigla: meio ambiente, sociedade e governança.

Na prática, ESG significa colocar em prática uma série de medidas que visem a preservação do meio ambiente, a responsabilidade social e a melhoria dos processos de administração das empresas de forma a torná-los mais transparentes.

Como colocar ESG em prática nas empresas?

Se o termo ainda soa muito genérico, que tal alguns exemplos práticos de como colocar em prática o ESG nas empresas? Confira as sugestões do Sebrae.

Meio ambiente

Entre as práticas que focam na preservação do meio ambiente, algumas das medidas que podem ser adotadas são:

  • Buscar alternativas sustentáveis para a redução do impacto no meio ambiente;
  • Reduzir a emissão de poluentes;
  • Fomentar boas práticas com relação às embalagens, geração e descarte de plásticos, além de outros materiais;
  • Gerenciar corretamente o descarte do lixo.

Social

Já com relação ao social, o objetivo é a relação da empresa com as pessoas que estão próximas a ela. Dentre as práticas que podem ser feitas:

  • Garantir os direitos trabalhistas;
  • Valorizar a saúde e segurança no ambiente de trabalho {como o papel da Cipa};
  • Apoiar a diversidade e inclusão no quadro de funcionários;
  • Posicionar a empresa em causas e em projetos sociais;
  • Fomentar uma atuação com a comunidade ao redor da empresa.

Governança corporativa

E a governança se traduz em focar na transparência da gestão dos processos empresariais. Isso pode ser observado em algumas ações:

  • Adotar políticas de controle dos processos;
  • Favorecer políticas e comportamentos institucionais que combatam a corrupção, lavagem de dinheiro e trabalho escravo;
  • Manter a transparência na política de remuneração dos diretores;
  • Fomentar valores, postura moral e ética nos negócios;
  • Valorizar a prestação de contas e a responsabilidade corporativa;
  • Priorizar a veracidade das informações de produtos e de processos da empresa.

Para quem busca mais dicas, o Pacto Global orienta as empresas a seguirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU em 2015, como um guia das boas práticas ESG. Entre os objetivos, estão o fomento à saúde e bem-estar, erradicação da pobreza, educação de qualidade, energia acessível e limpa, entre outros.

“ESG nada mais é do que a própria sustentabilidade empresarial. Uma empresa que está em conformidade com práticas ESG entende quais são seus impactos negativos e positivos na sociedade e consegue agir sobre eles. É necessário minimizar os negativos e potencializar os positivos, assim como equacionar os prejuízos já provocados”, destaca a explicação do Pacto Global.

Benefícios do ESG

Além dos benefícios claros ao meio ambiente, à sociedade e ao ambiente corporativo, as empresas que seguem as práticas ESG tendem a ser mais competitivas no mercado e a atrair mais investidores.

Essas empresas também correm menos riscos de enfrentar problemas jurídicos, trabalhistas ou fraudes, têm menos custos operacionais e mais ganhos de produtividade, além de fomentarem uma fidelização dos clientes que valorizam produtos de marcas e serviços sustentáveis, de acordo com o Sebrae.

Quer mais benefícios? Empresas ESG também têm uma melhora na imagem e na reputação da marca, têm acesso às linhas de crédito verde e os índices de satisfação, atração e retenção de talentos são mais altos.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!

Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.

Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.

Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.

Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Peça um orçamento

empresas estão simulando

Escolha aqui seu plano ideal