Conheça nossos planos de saúde

Mesa para trabalhar em pé: quais são os benefícios?

Passamos tempo demais sentados ou deitados, seja durante o trabalho ou em momentos de lazer - e isso traz riscos à saúde.

Time Alice
4 min. de leitura
Mesa para trabalhar em pé

Mesa para trabalhar em pé

Tamanho do texto

Pode reparar: a maioria de nós passa a maior parte do dia sentado, executando atividades como trabalho e estudo.

Segundo estatísticas da OMS (Organização Mundial da Saúde), um em cada quatro adultos não pratica atividade física suficiente. Além das horas que ficamos jogados na cadeira no trabalho ou enquanto estudamos, também passamos nosso tempo livre nessa mesma posição, em frente da TV, jogando videogame, lendo, navegando na internet ou até mesmo nos meios de transporte e em encontros com os amigos.

Uma solução que está se tornando tendência em escritórios ao redor do mundo é utilizar uma mesa para trabalhar parte do período em pé, também conhecida como standing desk, stand desk ou sit to stand desks. Essas mesas permitem que a gente fique em pé durante o trabalho, o que melhora a postura e traz diversos benefícios para a saúde – que vamos detalhar a seguir.

Quais os benefícios para a saúde de trabalhar em pé?

Segundo uma revisão de estudos feita por pesquisadores canadenses, usar as mesas para trabalhar em pé é potencialmente útil na redução do sedentarismo no local de trabalho, ao mesmo tempo em que influencia positivamente no estresse no local de trabalho e no humor geral.

Ficar em pé ativa a circulação sanguínea, o que melhora a oxigenação do cérebro, fortalece o coração e evita problemas cardiovasculares, além de fortalecer os músculos e ossos das pernas e das costas.

Além disso, um estudo feito na Universidade de Harvard revelou que o gasto calórico é maior quando se faz o trabalho em pé, devido a energia gasta na sustentação do corpo.

A mesa para trabalhar em pé pode aumentar a produtividade?

Segundo os pesquisadores canadenses, não foi observada alteração relevante na produtividade entre digitar sentado ou em pé durante até 150 minutos trabalhados na mesma posição.

Entretanto, trabalhar em pé pode, sim, aumentar a produtividade, já que sentimos menos sono {o que é muito comum depois de algum tempo na frente do computador}.

Além disso, a disposição e a criatividade ficam mais aguçadas em quem trabalha em uma mesa para trabalhar em pé, já que o ritmo de oxigenação do cérebro é mais intenso.

Por fim, por ser uma posição menos confortável, pode acelerar a produção {já pensou em reuniões mais rápidas e eficientes?}.

Mas o ideal é que o período de trabalho em pé seja alternado com o período sentado e, se possível, com a prática de alongamento ou ginástica laboral no meio do expediente.

Quais características importantes devo procurar em uma mesa para trabalhar em pé?

Vários atributos são importantes para que uma mesa para trabalhar em pé atenda às suas necessidades e proporcione conforto durante o uso. Veja algumas dicas do que prestar atenção quando procurar uma standing desk:

  • Ajuste de altura: é fundamental que a mesa permita ajustar a altura de forma fácil e rápida, para que você a configure para a altura ideal de trabalho, adequando-se à sua postura e às suas preferências individuais.
  • Estabilidade: certifique-se de que a mesa fique estável quando ela estiver na posição elevada, pois uma mesa instável pode ser desconfortável e insegura para o uso diário.
  • Espaço de trabalho adequado: verifique se a superfície da mesa oferece espaço suficiente para acomodar computador, monitor, teclado, mouse e outros itens essenciais de trabalho de forma que não fiquem todos empilhados, dificultando o uso.
  • Superfície ergonômica: opte por uma mesa com uma superfície ergonômica que minimize o esforço para alcançar os dispositivos e ferramentas de trabalho.

Como escolher um sapato confortável para trabalhar em pé?

Nossos pés são responsáveis por nos sustentar e nos equilibrar enquanto estamos em pé, mas muitas vezes os cuidados com eles são negligenciados. Além da beleza, um sapato deve ser confortável, minimizando qualquer desconforto. Para isso, é importante ficar atento na hora de comprar novos sapatos, fazendo escolhas conscientes, como:

  • Evite sapatos com solados duros e planos;
  • Prefira solados que tenham elevação no calcanhar para diminuir a pressão lombar;
  • Utilize meias de materiais que evitem o suor excessivo, como o algodão;
  • Priorize sapatos com revestimentos respiráveis;
  • Dê preferência a sapatos anatômicos;
  • Jamais deixe os dedos apertados; eles devem ficar acomodados confortavelmente. Ou seja, nada de comprar um sapato com a esperança de que ele irá “lacear”.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 2,00 / 2 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos