Conheça nossos planos de saúde

Mesa para trabalhar em pé: quais são os benefícios?

Passamos tempo demais sentados ou deitados, seja durante o trabalho ou em momentos de lazer - e isso traz riscos à saúde.

Time Alice
4 min. de leitura
Mesa para trabalhar em pé

Tamanho do texto

Pode reparar: a maioria de nós passa a maior parte do dia sentado, executando atividades como trabalho e estudo.

Segundo estatísticas da OMS (Organização Mundial da Saúde), um em cada quatro adultos não pratica atividade física suficiente. Além das horas que ficamos jogados na cadeira no trabalho ou enquanto estudamos, também passamos nosso tempo livre nessa mesma posição, em frente da TV, jogando videogame, lendo, navegando na internet ou até mesmo nos meios de transporte e em encontros com os amigos.

Uma solução que está se tornando tendência em escritórios ao redor do mundo é utilizar uma mesa para trabalhar parte do período em pé, também conhecida como standing desk, stand desk ou sit to stand desks. Essas mesas permitem que a gente fique em pé durante o trabalho, o que melhora a postura e traz diversos benefícios para a saúde – que vamos detalhar a seguir.

Quais os benefícios para a saúde de trabalhar em pé?

Segundo uma revisão de estudos feita por pesquisadores canadenses, usar as mesas para trabalhar em pé é potencialmente útil na redução do sedentarismo no local de trabalho, ao mesmo tempo em que influencia positivamente no estresse no local de trabalho e no humor geral.

Ficar em pé ativa a circulação sanguínea, o que melhora a oxigenação do cérebro, fortalece o coração e evita problemas cardiovasculares, além de fortalecer os músculos e ossos das pernas e das costas.

Além disso, um estudo feito na Universidade de Harvard revelou que o gasto calórico é maior quando se faz o trabalho em pé, devido a energia gasta na sustentação do corpo.

A mesa para trabalhar em pé pode aumentar a produtividade?

Segundo os pesquisadores canadenses, não foi observada alteração relevante na produtividade entre digitar sentado ou em pé durante até 150 minutos trabalhados na mesma posição.

Entretanto, trabalhar em pé pode, sim, aumentar a produtividade, já que sentimos menos sono {o que é muito comum depois de algum tempo na frente do computador}.

Além disso, a disposição e a criatividade ficam mais aguçadas em quem trabalha em uma mesa para trabalhar em pé, já que o ritmo de oxigenação do cérebro é mais intenso.

Por fim, por ser uma posição menos confortável, pode acelerar a produção {já pensou em reuniões mais rápidas e eficientes?}.

Mas o ideal é que o período de trabalho em pé seja alternado com o período sentado e, se possível, com a prática de alongamento ou ginástica laboral no meio do expediente.

Quais características importantes devo procurar em uma mesa para trabalhar em pé?

Vários atributos são importantes para que uma mesa para trabalhar em pé atenda às suas necessidades e proporcione conforto durante o uso. Veja algumas dicas do que prestar atenção quando procurar uma standing desk:

  • Ajuste de altura: é fundamental que a mesa permita ajustar a altura de forma fácil e rápida, para que você a configure para a altura ideal de trabalho, adequando-se à sua postura e às suas preferências individuais.
  • Estabilidade: certifique-se de que a mesa fique estável quando ela estiver na posição elevada, pois uma mesa instável pode ser desconfortável e insegura para o uso diário.
  • Espaço de trabalho adequado: verifique se a superfície da mesa oferece espaço suficiente para acomodar computador, monitor, teclado, mouse e outros itens essenciais de trabalho de forma que não fiquem todos empilhados, dificultando o uso.
  • Superfície ergonômica: opte por uma mesa com uma superfície ergonômica que minimize o esforço para alcançar os dispositivos e ferramentas de trabalho.

Como escolher um sapato confortável para trabalhar em pé?

Nossos pés são responsáveis por nos sustentar e nos equilibrar enquanto estamos em pé, mas muitas vezes os cuidados com eles são negligenciados. Além da beleza, um sapato deve ser confortável, minimizando qualquer desconforto. Para isso, é importante ficar atento na hora de comprar novos sapatos, fazendo escolhas conscientes, como:

  • Evite sapatos com solados duros e planos;
  • Prefira solados que tenham elevação no calcanhar para diminuir a pressão lombar;
  • Utilize meias de materiais que evitem o suor excessivo, como o algodão;
  • Priorize sapatos com revestimentos respiráveis;
  • Dê preferência a sapatos anatômicos;
  • Jamais deixe os dedos apertados; eles devem ficar acomodados confortavelmente. Ou seja, nada de comprar um sapato com a esperança de que ele irá “lacear”.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!

Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.

Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.

Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.

Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.

O que achou desse artigo?

Média: 2,00 / 2 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

empresas estão simulando

Escolha aqui seu plano ideal