Conheça nossos planos de saúde

Água com gás faz mal? Descubra agora

Substituta ideal das bebidas açucaradas, a água com gás não faz mal e tem vários benefícios.

Amanda Milléo
| Atualizado em
4 min. de leitura
Água com gás faz mal? Descubra agora

Água com gás faz mal? Descubra agora

Tamanho do texto

Se tiver que escolher entre um refrigerante (ou qualquer bebida açucarada) e uma garrafinha de água com gás, a opção mais saudável é a água, sempre.

Além de não fazer mal, a água com gás contribui com a hidratação do corpo da mesma forma que a versão sem gás, o que é especialmente interessante para quem não gosta do sabor da água tradicional ou tem dificuldades em manter a ingestão adequada por dia.

Como é feita a água com gás?

A gaseificação da água pode ser feita de duas maneiras: de forma natural ou artificial {e ela continua saudável de qualquer forma}.

Natural

A água é captada de uma fonte natural com dióxido de carbono (ou gás carbônico), na qual o calor agrega os vapores e os gases. Ou seja, ela é envasada gaseificada e o sabor tende a ser mais suave que a outra versão.

Artificial

A água é retirada da fonte natural e armazenada em reservatórios de aço inox. Na sequência, todo o oxigênio é retirado da água e o gás carbônico é adicionado, processo chamado de desairador. O processo de gaseificação, neste caso, é artificial.

Água com gás é um ácido?

Sim, a mistura do gás carbônico com a água forma uma reação química que produz o ácido carbônico, mas não há motivos para preocupação.

Esse ácido é considerado fraco (com pH entre 3 e 4) e não deixa o corpo mais ácido por causa dele. Isso porque os nossos rins e pulmões removem qualquer excesso de gás carbônico, seja via gases ou arrotos.

Só para comparar {e tranquilizar}, o limão tem um pH 2 e é considerado mais ácido que a água com gás. Na escala de pH, tudo abaixo de 7 é ácido e tudo acima de 7 é alcalino ou básico.

Água com gás engorda?

Não há alimentos que, sozinhos, engordam ou emagrecem ninguém, muito menos a água com gás.

Inclusive, ela é uma boa opção para substituir refrigerantes e bebidas açucaradas — essas sim, em excesso e sem um cuidado adequado com a saúde, podem levar ao ganho de peso.

Água com gás faz mal?

Não faz mal, segundo Juliana Malafaia, nutricionista da Alice.

“Ela é uma água normal e uma opção muito melhor para substituir bebidas açucaradas. E não tem contraindicações. Pessoas com problemas gástricos, especialmente gases ou arrotos em excesso, podem sentir uma leve piora do quadro, mas nada além disso”, explica.

Benefícios da água com gás

Se não faz mal, quais são os benefícios? Os mesmos da água sem gás.

“Vale lembrar que a água é importante para basicamente todos os processos do nosso corpo. Um benefício interessante é para quem tem dificuldades em beber a água sem gás e que não atinge a quantidade necessária por dia. Neste caso, a versão com gás pode contribuir com a ingestão”, afirma.

Limite: quanto consumir por dia?

Não tem um limite de consumo, segundo a nutricionista. Mas, como cada organismo é único, vale ficar atento aos sinais que o corpo dá.

“Tem pessoas com mais sensibilidade ao gás, com mais gases e arrotos, além da sensação de estufamento no estômago, chamado de plenitude gástrica. Nestes casos, a pessoa pode diminuir um pouco o consumo e ir monitorando”, explica Malafaia.

O ideal, segundo a nutricionista, é mesclar os dois tipos: com e sem gás, sem focar só na versão gaseificada.

Água com gás e limão: melhor escolha?

Mesmo quem não gosta muito de limão tende a concordar que a fruta melhora muitos pratos. Por exemplo: torta de limão; limão como tempero na salada; por cima da carne suína assada, como uma linguicinha; chá de limão e mel… e na água com gás!

Segundo Malafaia, a fruta tem vitamina C, que melhora a absorção de ferro. Comeu uma feijoada no almoço? Pede uma água com gás e limão para ajudar o corpo a absorver o ferro do feijão.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 4,55 / 11 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos