Empresas

Felicidade no trabalho: existe ciência e dados. Confira!

Segundo o consultor, é preciso falar de felicidade no trabalho de maneira ‘lógica, estruturada e com linguagem corporativa’.

Felicidade no trabalho: existe ciência e dados. Confira!

Tamanho do texto

Um dos principais estudiosos brasileiros sobre felicidade no trabalho, Vinicius Kitahara afirma que, apesar de o tema ter se popularizado na pandemia, ainda falta trazer informação científica e dados para o debate.

“É o nosso trabalho sensibilizar, trazer relatórios, para as pessoas conhecerem que existe Ciência, que existem dados, que existem programas sendo realizados em empresas”, diz ele, formado em administração pelo Insper e fundador da Vinning, consultoria de felicidade corporativa, que já prestou serviços para o Google, Suzano, Deloitte e Renner. 

Quer conhecer um pouco mais sobre o que ele pensa? Segue com a gente neste bate-bola!

Você acha que o tema felicidade no trabalho ainda é um tabu dentro das empresas? Por que?

Vinicius Kitahara: “Por causa da pandemia, o tema felicidade corporativa tem uma abertura muito maior do que já teve no passado. Nos últimos dois anos, a alta liderança começou a ver isso como prioridade. Todas as questões de saúde mental, depressão, ansiedade e solidão são dores que começaram a prejudicar o trabalho.

>> Saúde mental nas empresas: ideias para colocar em prática

Mas um dos tabus que a gente ainda quebra é a falta de informação sobre o tema. 

Poucos estudaram sobre a Ciência da felicidade. Então, é o nosso trabalho sensibilizar, trazer relatórios, para as pessoas conhecerem que existe Ciência, que existem dados, que existem programas sendo realizados em empresas. 

Todas as vezes que a gente traz conhecimento e informação aos gestores, eles comentam: ‘Nossa, eu nunca tinha ouvido dessa maneira. Assim faz sentido.’ É por que explicamos de uma maneira lógica, estruturada e com uma linguagem corporativa.” 

Este é um tema que as pessoas trazem de uma maneira muito subjetiva, muito filosófica. O que é felicidade corporativa pela ótica da Ciência?

Vinicius Kitahara: “Olha, é bom a gente pegar as pesquisas já existentes sobre o assunto. O Tal Ben-Shahar foi o professor de Harvard que popularizou o conceito de ciência da felicidade. O curso mais assistido de Yale, o mais popular dos 300 anos da universidade, é o curso de felicidade da Laurie Santos

A conclusão da pesquisa feita pelo Robert Waldinger – a mais extensa sobre o assunto –  é que os fatores que mais contribuem para nossa felicidade de longo prazo são os bons relacionamentos, de qualidade e confiança. 

E a gente percebe que, no geral, o mundo corporativo não cria programas para gerar conexões entre as pessoas, conhecer as histórias.

A gente sabe que cada um tem uma trajetória, um perfil, um sonho diferente, e a gente precisa colocar isso como pauta dentro das empresas.” 

GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA banner

Onde as empresas ainda erram quando o assunto é felicidade no trabalho? 

Vinicius Kitahara: “Eu tenho um mantra: ‘Felicidade tem que estar na agenda’. Se não estiver, não tem resultado. O segundo erro é a falta de conhecimento. E aí, vou falar de uma das nossas metodologias. 

Metodologia Triple A (AAA), de Vinicius Kitahara

  1. Agendar (falar sobre felicidade);
  2. Aprender (obter conhecimento e repertório);
  3. Ampliar o impacto (fazer com que as pessoas disseminem e apliquem esse conceito no dia-a-dia).

Quando você faz isso repetidamente, você cria uma cultura. Cultura corporativa é isso. 

A pandemia mostrou a importância da felicidade e abriu essa janela de oportunidade para o aprendizado. E quem antes aprender, se torna um líder mais humano e inspirador. 

Outro erro que as empresas cometem é achar que têm que escolher entre produtividade ou felicidade, este é um erro comum. Elas acham que precisam abrir mão do resultado para deixar as pessoas felizes. Isso é um erro de premissa. Tem uma pesquisa do professor Shawn Achor, publicada no  ‘O Jeito Harvard de Ser Feliz’, que fala que a fórmula está errada. Muitas pessoas acreditam que primeiro eu busco sucesso para depois buscar felicidade. E a pesquisa dele provou que, ao investir primeiro em felicidade, aquilo ajuda você a ter mais sucesso. Quando a pessoa tá bem, com energia, tá motivada, ela performa melhor. Então, investir na felicidade é um caminho para obter mais sucesso, engajamento e performance.”

>> Dá para engajar funcionários com saúde? Corre aqui

Você acha que felicidade e saúde andam lado a lado?

Vinicius Kitahara: “Felicidade e saúde andam lado a lado, de mão dadas, elas se abraçam, estão extremamente conectadas. Quando a gente não tem saúde, a gente não pode realizar os nossos sonhos. Então, cuidar da saúde, prevenir, fazer uma gestão do cuidado da saúde física e mental, é o futuro.”

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!

Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.

Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.

Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.

Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Peça um orçamento

empresas estão simulando

Escolha aqui seu plano ideal