Já não basta ter estudado em uma ótima universidade ou ter feito uma série de cursos.
Atualmente, as empresas precisam de colaboradores que aliem um bom currículo a certas habilidades que não são ensinadas na faculdade {liderança e criatividade são apenas dois exemplos}.
Essas competências são conhecidas como hard skills e soft skills {que bem combinadas são chamadas de power skills!}.
Entender a diferença entre elas é importante não só para o profissional que deseja se conhecer e se aperfeiçoar mas também para empresas que se importam com uma ambiente de trabalho saudável.
Afinal, saber reconhecer as habilidades de cada funcionário {e colocar cada um para jogar na posição na qual se sai melhor} faz toda a diferença no clima.
O que são soft skills e hard skills
A palavra “skill”, na tradução literal do inglês, significa habilidade. As hard skills correspondem às habilidades técnicas adquiridas por meio da educação formal e de experiências práticas.
Isso envolve cursos técnicos e acadêmicos, programas de aprendizagem, estágios e treinamentos com certificação, além do conhecimento acumulado ao longo da trajetória profissional.
As hard skills são a base para que tarefas e responsabilidades específicas sejam executadas. Elas podem ser demonstradas por meios físicos, como documentos e portfólios.
Por exemplo, um professor de idiomas normalmente comprova proficiência em determinada língua por meio de diploma.
Já um profissional de TI pode mostrar que domina determinada ferramenta com um certificado de capacitação.
No currículo, as hard skills acabam correspondendo à maior parte das informações fornecidas (formação acadêmica, cursos, idiomas…).
Mas as soft skills também precisam ser mencionadas no CV! Elas se referem às habilidades comportamentais, ou seja, à maneira como a pessoa age em diferentes situações.
Voltando aos nossos exemplos, um professor de inglês pode conhecer a fundo o idioma, mas terá mais facilidade para conduzir uma turma se tiver capacidade de liderança {criatividade também cai bem!}.
Já o profissional de TI que tiver facilidade em trabalhar em equipe pode se sair melhor do que outro de perfil mais individualista.
Exemplos de hard skills
- formação em determinada área;
- domínio de ferramentas eletrônicas;
- proficiência em um idioma;
- fluência na escrita.
Exemplos de soft skills
- liderança;
- resolução de problemas;
- criatividade;
- trabalho em equipe;
- comunicação assertiva;
- autogestão;
- flexibilidade.
Diferença entre soft skills e hard skills
A principal diferença entre as soft e as hard skills está na forma como elas podem ser comprovadas.
As hard skills são mais tangíveis, porque costumam estar atreladas a cursos de qualificação. O produto dessas habilidades é mais fácil de ser verificado.
Vamos supor que seja necessário ter certeza que um candidato sabe utilizar um determinado programa de computador. Além de avaliar se ele tem um certificado de capacitação, pode ser realizado um teste sobre a ferramenta.
Já as soft skills são mais abstratas, porque dizem respeito às características individuais. Elas ficam mais evidentes após um tempo de convivência com a pessoa.
Muitas empresas, porém, tentam se antecipar e buscam observar as habilidades comportamentais no recrutamento {mesmo que determinada aptidão tenha sido colocada no currículo, a ideia é também vê-la na prática antes da contratação!}.
Imagine que uma pessoa mencione que tem capacidade de liderança. O recrutador pode observar se essa característica se destaca durante uma dinâmica de grupo ou ao pedir que o candidato descreva, na fase de entrevista, uma situação anterior em que precisou usar a habilidade.
Soft skill: a ‘moeda do futuro mercado de trabalho’
Nenhuma skill é mais importante do que a outra. É comum no meio de gestão de pessoas dizer que “muita gente é contratada pelas hard skills e demitida pelas soft skills”.
Às vezes, alguns profissionais têm uma ótima formação técnica, mas não conseguem se relacionar bem com os colegas, o que pode, de certa forma, contaminar todo ambiente de trabalho. Ao mesmo tempo, uma pessoa com boa capacidade de liderança terá mais dificuldades se não tiver conhecimentos técnicos.
De acordo com relatório recente do Linkedin, 78% das vagas de trabalho divulgadas globalmente nos últimos três meses listaram as habilidades comportamentais requeridas.
No levantamento, a vice-presidente de desenvolvimento de talentos do Linkedin, Linda Jingfang Cai, chama as soft skills de “a moeda do futuro mercado de trabalho”.
O trabalho remoto também fez com que as habilidades comportamentais ganhassem maior importância. Isso porque o sucesso de um time que atua nessa modalidade pode depender da capacidade de colaboração e de comunicação dos integrantes.
Outro fator relevante é a automação de tarefas. Com máquinas e algoritmos fazendo o que antes era realizado manualmente, a demanda por pessoas com pensamento crítico, capacidade de solucionar problemas complexos e com criatividade para inovar tende a aumentar.
Por outro lado, o avanço da tecnologia também faz com que novas hard skills precisem ser adquiridas {não teremos como fugir de aprender a lidar com diferentes sistemas, programas e aplicativos que surgem a todo momento!}.
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