O que o post-it, o Playstation e o filme “Kung Fu Panda” têm em comum? Os três produtos foram desenvolvidos a partir de ideias de funcionários e são exemplos bem-sucedidos de intraempreendedorismo, conceito que pode ser explorado pelas empresas que buscam inovação.
Quer saber mais sobre as suas vantagens, outros exemplos e por onde começar? Então, segue aqui com a gente.
Empreendedorismo e intraempreendedorismo
A definição clássica de empreendedorismo é a capacidade de identificar problemas e oportunidades e de desenvolver soluções.
Quando a palavra ganha o prefixo intra, o olhar se volta para dentro da empresa. O objetivo é valorizar e encorajar os colaboradores com essa habilidade.
Resumindo, intraempreendedorismo significa aproveitar os talentos da própria organização para inovar processos, produtos e serviços.
Isso acontece, principalmente, quando os colaboradores têm o incentivo, o suporte e os recursos necessários para aplicar suas habilidades empreendedoras na empresa onde trabalham.
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Exemplos de intraempreendedorismo
Nós já falamos, no início, de produtos que surgiram a partir de ideias de colaboradores. Mas há muitos outros exemplos:
- o Gmail, do Google;
- o botão “Curtir”, do Facebook;
- o Amazon Prime, da Amazon;
- o McLanche Feliz, do Mcdonald’s;
- a anotação à mão dos nomes dos clientes nos copos da Starbucks;
- a colocação de legos para distração do público na fila das atrações da Legolândia.
As soluções e melhorias propostas pelos integrantes do time podem partir de situações corriqueiras, de estímulos da empresa {tipo: instigar a galera a dar asas à imaginação!} ou de problemas do dia a dia.
Vamos supor que uma das maiores dores do negócio esteja relacionada ao atendimento prestado na ponta pelos profissionais que estão em contato diretamente com os clientes.
A partir das reclamações ouvidas, esses colaboradores podem trazer ideias para resolver as insatisfações, como desenvolver novos protocolos ou serviços.
Ou seja, em uma empresa que adota o intraempreendedorismo, as pessoas são incentivadas a propor maneiras de aperfeiçoar as atividades e também a inovar.
Vantagens de empresas intraempreendedoras
Entre os principais benefícios do intraempreendedorismo, está a possibilidade de inovação, que consequentemente traz outros efeitos positivos.
Relatório da consultoria internacional Deloitte sobre o tema destaca, por exemplo, o crescimento da empresa, o fortalecimento da cultura e o desenvolvimento de talentos.
“Uma estratégia dedicada de intraempreendedorismo permite que os colaboradores de alto desempenho levem a organizações para um outro nível. Os intraempreendedores ajudarão a formar equipes altamente engajadas, a desenvolver outros funcionários e, como resultado, impulsionar um crescimento impressionante para a organização”, diz o documento.
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Intraempreendedorismo: por onde começar?
Há várias maneiras de incentivar o intraempreendedorismo nas empresas. Veja algumas:
- Crie ou reforce uma cultura de inovação;
- Promova encontros para brainstormings;
- Ofereça cursos e palestras sobre o tema;
- Estabeleça canais para envio de ideias;
- Lance um concurso interno;
- Recompense boas ideias e projetos;
- Implemente um programa de intraempreendedorismo.
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Para as organizações que desejam lançar um programa de intraempreendedorismo, a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, recomenda:
1. Identifique potenciais intraempreendedores
Uma das maneiras de identificar potenciais intraempreendedores é conversar com os funcionários.
A dica é pedir que nomeiem colegas de trabalho que considerem líderes e que tenham como característica a proatividade e a criatividade. Coragem e ousadia também caem bem.
Os “eleitos” podem ser os primeiros convidados a participar do programa de intraempreendedorismo.
2. Promova workshops para desenvolver soft skills
Para que ideias sejam colocadas em prática, é muito importante desenvolver habilidades comportamentais, as chamadas soft skills.
“Leva tempo para desenvolver habilidades sociais como gerenciamento de projetos, comunicação adequada e habilidades de resolução de problemas. Às vezes, uma pessoa pode ter uma grande ideia, mas não tem as ferramentas adequadas para torná-la realidade.”
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3. Dê aos funcionários espaço e tempo para debater ideias
Um programa de intraempreendedorismo deve considerar que grandes ideias podem demorar para serem amadurecidas.
Por isso, é importante que as pessoas tenham bastante tempo para conversar, debater e repensar.
Intervalos também ajudam a refrescar a mente e permitir que surjam aqueles estalos que podem ser cruciais para a inovação acontecer.
4. Ofereça as ferramentas necessárias
Quando os intraempreendedores tiverem uma ideia que vale a pena implementar, o passo seguinte é fornecer a eles as ferramentas certas {por exemplo: financiamento e suporte tecnológico} para tornar os planos realidade.
Além disso, pode ser necessário permitir que o grupo comece a testar as propostas em pequena escala até que seja possível promover uma implementação mais consistente.
5. Motive e incentive o progresso
Recompensar financeiramente os intraempreendedores é sempre válido, mas é bom lembrar que existem outras formas valiosas de agradecimento.
“O reconhecimento de um gerente respeitado, por exemplo, é um desses incentivos que pode ter um apelo generalizado. Deixe seus intraempreendedores saberem que eles não são apenas mais um rosto na multidão – reconheça o trabalho que eles fizeram em voz alta”, destaca o documento da Universidade de Stanford.
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