Que a pandemia mudou – e muito – o mercado de trabalho nós já falamos algumas vezes por aqui no Blog.
Após quase dois anos de trabalho remoto, as pessoas passaram a querer mais flexibilidade e, seguindo a tendência do flexwork, os benefícios flexíveis {ou beneflex} passaram a ganhar mais espaço.
>> [Report] Os modelos de trabalho adotados por empresas inovadoras
Isso porque os benefícios fixos perderam o sentido para muitas pessoas, como mostrou uma pesquisa da consultoria Robert Half.
Cerca de 85% dos profissionais entrevistados no levantamento disseram que os pacotes oferecidos pelas empresas precisariam mudar no pós-pandemia – e alguns negócios mais atentos às tendências começaram a se mexer {e colher resultados}.
Além de propiciar mais bem-estar aos colaboradores, a flexibilidade se tornou um diferencial para atrair e reter talentos, um desafio para muitas startups.
O que são benefícios flexíveis?
São aqueles que compõem um pacote definido pela empresa para dar mais autonomia aos funcionários.
É como se fosse um cardápio, com opções de escolha que vão além do “feijão com arroz”, como os tradicionais vale refeição ou vale transporte.
O menu pode contar com opções ligadas à alimentação, mobilidade, cultura, educação, saúde, entre outras.
Exemplos de beneflex
- Alimentação (supermercado);
- Refeição (restaurantes, cafeterias, padarias, mercearias);
- Mobilidade (combustível, rede de transporte público, aplicativos);
- Cultura (jornais, livrarias, museus, filmes, eventos, serviços de streaming);
- Educação (curso superior ou técnico, pós-graduação, idiomas);
- Home office (internet, energia, telefone, material);
- Saúde (farmácia, terapias, academia, gestora ou plano de saúde);
- Previdência privada;
- Seguros.
Funciona assim: cada empresa estabelece uma política de benefícios, conforme o perfil dos funcionários {uma estratégia de people analytics pode ajudar nisso!} e o que combina com os propósitos da organização.
Em seguida, devem ser definidos o pacote que será oferecido ao time e quantos pontos ou créditos cada colaborador vai ter para usar.
Daí, cada pessoa passa a ter autonomia para utilizar esses créditos conforme achar melhor.
Por exemplo, para um profissional em trabalho híbrido e que mora perto da firma, pode não valer a pena gastar pontos com combustível.
Já para outra pessoa que prefere ir trabalhar de carro em vez de utilizar o transporte público, usar o beneflex com gasolina ajuda a fechar as contas do mês.
Ou mesmo usar o dinheiro para pagar a conta de internet pode fazer mais sentido do que ter um valor reservado só para gastar em restaurantes. Há muitas possibilidades!
Mas atenção: a empresa pode determinar um percentual mínimo a ser usado pelo colaborador em certas áreas {isso acontece porque podem existir benefícios obrigatórios previstos em convenções coletivas de trabalho de algumas categorias profissionais}.
Como gerenciar benefícios flexíveis
A empresa que opta pelo beneflex pode contar com uma mãozinha da tecnologia para facilitar a utilização dos créditos pelo colaborador.
Hoje existem plataformas criadas especificamente para a gestão de benefícios.
A Caju, por exemplo, é uma empresa que reúne em um único cartão várias categorias de benefícios.
Por meio de um aplicativo, cada funcionário consegue distribuir em diferentes categorias o valor previamente definido pela empresa onde trabalha.
Com o cartão na mão, é só usá-lo para alimentação, lazer, contas de consumo… Dá para pedir carro por apps, pagar cursos e assinar serviços de streaming.
O cartão pode ser usado nos dois milhões de lugares que aceitam a bandeira Visa.
>> Principais dúvidas na rotina do RH e as respostas da Caju
Benefícios fixos e flexíveis: as vantagens do beneflex
Como você já deve ter percebido, a principal vantagem do beneflex é a autonomia que o colaborador ganha. Ele passa a ter opção de escolha, conforme as suas necessidades individuais, diferentemente dos modelos tradicionais.
Para a empresa, também há vários pontos positivos.
Nós já falamos lá no início do potencial do beneflex para atração e retenção de talentos, né? Mas tem muito mais!
Pelo aspecto financeiro, os custos com benefícios acabam ficando elas por elas. O mesmo valor que seria usado com benefícios fixos passa a ser disponibilizado para o pacote flexível.
Outra vantagem é contar com uma gestão eletrônica, que organiza tudo em tempo real.
Além de calcular e documentar todos os gastos, a plataforma escolhida também pode sinalizar à empresa quais benefícios estão sendo mais ou menos utilizados {o que traz insights sobre a qualidade de vida dos funcionários!).
E o beneflex também pode ser um aliado no fortalecimento do employer branding da empresa, que demonstra cuidado e atenção com o bem-estar dos seus colaboradores.
Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!
Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.
Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.
Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.
Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.