Não é toda empresa que busca melhorar os dados de saúde dos seus colaboradores a ponto de colocá-los como meta para os times – mas a Company Hero conseguiu fazer justamente isso, com a ajuda da Alice.
Todos os membros da Alice têm acesso ao Score Magenta, uma ferramenta proprietária que calcula como está a saúde de cada um. Criada a partir de protocolos científicos reconhecidos, ela avalia os principais pilares de saúde, de 0 a 1000:
- Qualidade de vida;
- Sono;
- Alimentação;
- Atividade física;
- Saúde mental;
- Hábitos.
Em março de 2024, os heroes – como são chamados os colaboradores da Company Hero, plataforma que integra soluções para profissionais autônomos e PJs – viraram membros da Alice e responderam ao Score Magenta pela primeira vez.
Para a surpresa da Laura Pimenta, coordenadora de Pessoas e Culturas da empresa, os resultados foram muito positivos, embora houvesse espaço para a empresa ser, como um todo, ainda mais saudável.
“Nosso Score Magenta, enquanto empresa, estava em uma categoria boa. Mas, quando descemos um pouco os dados para entender como estávamos em cada um dos pilares avaliados pela ferramenta, vimos que algumas coisas poderiam ser melhoradas”, conta Pimenta.
O sono, por exemplo, era um ponto de alerta para mais da metade da empresa (cerca de 51%). E apenas 30%, em média, praticavam algum tipo de atividade física com regularidade – métricas que, segundo Pimenta, poderiam melhorar com um incentivo institucional.
“Na primeira vez que recebemos o relatório com os dados de saúde dos heroes, entendemos que havia um espaço de melhoria. Se as equipes passassem a dormir bem, eventualmente elas seriam mais produtivas também. Então, por que não adicionar essas metas para a empresa? Esse foi um ponto de virada mesmo”, relata.
Saúde dos colaboradores também pode ser um OKR
Os heroes já estavam acostumados a, semestralmente, definir os OKRs (Objective and Key Results) para cada área. Com a chegada da Alice, um novo objetivo foi definido:
- Manter o Score Magenta da empresa em níveis excelentes, acima de 750.
“Abraçamos a média geral do Score Magenta como um objetivo, com o endosso do nosso CEO e da diretoria também. Isso porque entendemos que todos os pilares estão conectados, como atividade física, alimentação e sono. E uma das ações que adotamos foi a Semana da Saúde, na qual tivemos falas com profissionais da Alice para incentivar essas boas práticas”, relata.
Dinâmicas de respiração e de mindfulness, conversas sobre nutrição e prática de yoga foram outras ações ofertadas pela empresa, além de um desafio interno para os colaboradores praticarem mais atividade física.
“Lançamos nosso desafio, que vai até o final deste ano, para as pessoas fazerem uma atividade física todos os dias. Temos um ranking, e várias premiações, o que dá um gás a mais”, afirma Pimenta.
Para incentivar os colaboradores a responderem ao Score Magenta, comunicados são distribuídos internamente toda semana, ou a cada 15 dias, no caso do boletim, além de contar com o apoio dos líderes de cada área – o que é um ótimo incentivo, segundo uma pesquisa proprietária da Alice.
De acordo com a pesquisa da Alice – “Pulso RH: Saúde corporativa – qual é a influência dos gestores?”, gestores com hábitos de vida saudáveis tendem a incentivar que os colaboradores sejam mais saudáveis também.
Entre os dados, dos colaboradores que avaliam que os seus gestores apresentam bons exemplos de saúde e bem-estar, 64,4% classificam a própria saúde como positiva.
A pesquisa destaca também que 74% dos colaboradores recomendam a empresa como um ótimo lugar para trabalhar quando seus gestores oferecem bons exemplos de saúde e bem-estar. No caso de gestores sem essa postura, apenas 22,7% dos funcionários mantêm a mesma recomendação.
A motivação também foi avaliada: se o gestor oferece bons exemplos de saúde e bem-estar, 64,2% dos colaboradores se sentem motivados a irem além do que iriam em uma função similar em outra empresa. Já quem não tem chefes com essa característica, apenas 23,9% apontam a mesma motivação.
Quer ver mais dados da pesquisa? Confira o report completo!
Benefícios da Alice para a empresa toda
Com um pequeno incentivo da Alice, os heroes mudaram os hábitos de vida – e os benefícios já foram observados pelos times.
“Nunca tínhamos feito algo nesse sentido, então quando lançamos o desafio do exercício físico, logo em seguida vimos metade da empresa bastante engajada. Tivemos aulas de alongamento, por exemplo, que encheram uma sala. Para nós, esse é um superdado, um superbenefício”, explica Pimenta.
De acordo com a coordenadora, logo após a semana com palestras voltadas para a saúde, a empresa buscou os feedbacks dos colaboradores. Na escala até 5, os heroes avaliaram a Semana de Saúde com nota 4.92. “Esse já é um primeiro dado de que as pessoas levantaram a mão e falaram: gostamos disso, é importante, vamos falar mais sobre. E esse é um dado que conversa muito com as nossas expectativas.”
Outra mudança observada foi uma maior adesão a outros benefícios oferecidos aos colaboradores. “Junto com a Alice, que todos têm, temos outros benefícios, como um de atividade física. E as pessoas estão levantando a mão, querendo aderir. Esse é outro indicador que estamos conseguindo olhar, além do próprio engajamento nas ações da empresa”, explica Pimenta.
Antes da Alice, RHs não tinham dados de saúde dos colaboradores; agora têm
Antes da Alice entrar na vida dos heroes, o Recursos Humanos da empresa não tinha muitos dados de saúde dos times.
“O Score Magenta foi uma novidade. Quem tem uma ferramenta assim com outros planos? Não estávamos acostumados e não tínhamos, até então, nenhum dado de saúde dos colaboradores, só a partir da pesquisa de clima organizacional, na qual alguns aspectos eram avaliados. Mas não havia nenhuma metodologia por trás, como é com o Score Magenta da Alice”, conta Pimenta.
A relação com os outros planos de saúde era bem mais formal e burocrática, segundo a coordenadora. “Bem dentro dos padrões que já conhecemos no Brasil. Enfrentávamos alguns problemas, com uma comunicação um pouco lenta, travada, mas era o que nós conhecíamos. Era o que nós, e a maioria dos RHs, estávamos acostumados. Não era uma parceria, como é com a Alice”, detalha.
Com a chegada da Alice, a relação ficou mais dinâmica e próxima, segundo Pimenta. “Quando conhecemos a Alice, já começou a rolar aquele encantamento. Muito por essa questão de ‘não vamos falar só de problema, mas de saúde’.”
Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!
Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.
Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.
Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.
Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.