Conheça nossos planos de saúde

Alice Medical Founding Team: veja quem faz parte do time

Time de médicos de excelência elaborou os primeiros protocolos de atendimento da Alice e é referência técnica das especialidades.

Amanda Milléo
| Atualizado em
9 min. de leitura
Alice Medical Founding Team: veja quem faz parte do time

Alice Medical Founding Team: veja quem faz parte do time

Tamanho do texto

Quem nunca foi atrás das credenciais dos médicos antes de marcar uma consulta? Ou ficou mais tranquilo(a) ao perceber que o profissional tinha, além da residência ou especialização, um título de mestre ou doutor no assunto? {Lattes que nos ajude nessa pesquisa}

A Alice valoriza tanto o conhecimento e a formação dos profissionais que, lá no início da nossa gestora de saúde, surgiu a ideia de criar um conselho com os mais qualificados: Alice Medical Founding Team {ou apenas AMFT}. 

A intenção era formar um time de profissionais excepcionais que seriam as principais referências em aspectos técnicos e científicos das diferentes especialidades. 

Para isso, foram escolhidos nomes a partir de critérios que destacavam a qualidade do trabalho, como títulos e cargos acadêmicos, publicações internacionais, participações em sociedades médicas, experiência internacional, além de credibilidade entre colegas e a reputação médica. 

Entre as responsabilidades desta turma, foram eles que garantiram, desde o começo, que os membros recebessem os melhores cuidados – com base nas práticas mais atualizadas da medicina baseada em evidências – e construíram os primeiros protocolos de atendimento e lógicas de saúde da Alice, sabia?

Algumas das iniciativas foram: protocolos de pedra nos rins, de dor nas costas, de sono, pré-natal, atendimentos ginecológicos, lógica de saúde para cirurgias, atendimento de crianças de adolescentes, protocolo para casos de depressão etc.

Atualmente, a preocupação com a saúde do membro continua, claro, mas há uma equipe específica para essa tarefa, que é o time de Health Excellence {HealthEx, para os íntimos}. São eles que constroem os protocolos de atendimento que guiarão todos os profissionais de saúde da Alice. Se há dúvida em indicar algum exame, os protocolos trazem as respostas para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas etc. 

E o Medical Founding Team?

Eles continuam a atuar – especialmente quando há dúvidas sobre qual é o melhor caminho a seguir. São também eles que: 

  • Definem quais pesquisas clínicas podem ser desenvolvidas dentro da Alice; 
  • Contribuem com a busca e o recrutamento de profissionais para a Health Community (comunidade dos profissionais de saúde parceiros da Alice); 
  • Fornecem consultas e opiniões para casos mais complexos; 
  • Aconselham em decisões estratégicas para a empresa – para isso, eles se reúnem cerca de quatro vezes por ano, em um chamado Board Médico. 

Quem faz parte do Alice Medical Founding Team?

Quer conhecer um pouco mais desta equipe? Confira a trajetória e formação de cada um deles!

Mario Ferretti – ortopedia

Doutor em Ciências pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Mario Ferretti atua como professor adjunto do departamento de ortopedia e traumatologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e, até 2020, era gerente médico executivo do programa de ortopedia e cirurgia do Hospital Israelita Albert Einstein. 

Atualmente, Ferretti é diretor médico da Alice. 

Fernanda Louise Martinho Haddad – otorrinolaringologia e medicina do sono

Médica otorrinolaringologista, Fernanda Haddad é mestre em Medicina e doutora em Psicobiologia pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp. Atualmente, é professora adjunta 1 do Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da mesma instituição. 

Além da extensa experiência na área, Haddad atua principalmente em questões da Medicina do Sono e atende tanto no Hospital Israelita Albert Einstein quanto em consultório particular. Dos principais interesses, a profissional se dedica também à rinologia, otoneurologia (estudo do equilíbrio corporal e auditivo), otorrinolaringologia pediátrica, foniatria (problemas de comunicação, linguagem e aprendizagem) e laringologia. 

Sergio Araujo – cirurgia geral

Sergio Araujo é mestre, doutor e livre-docente na disciplina de cirurgia do aparelho digestivo e coloproctologia do departamento de gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), além de ser médico especialista em cirurgia do aparelho digestivo e em coloproctologia. 

Ele também atua como diretor médico do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein. Nas principais áreas de atuação, destacam-se a coloproctologia, cirurgia oncológica colorretal, cirurgia colorretal minimamente invasiva, microcirurgia endoscópica transanal, câncer colorretal, doenças inflamatórias intestinais, disfunções do assoalho pélvico e doenças anorretais. 

Araujo é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, durante a gestão 2022-2023.

Sidney Glina – urologia

Médico urologista, doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP, Sidney Glina atua como professor titular da disciplina de urologia na Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, além de ser diretor administrativo do Projeto Alfa – aliança de profissionais multidisciplinares que oferece tratamento na área de reprodução humana.

Glina é editor de duas revistas científicas, a Internacional Brazilian Journal of Urology e Einstein, além de co-chairman do comitê de publicações da International Society of Sexual Medicine. Ele também é médico do corpo clínico dos hospitais Israelita Albert Einstein, Sírio-Libanês, Nove de Julho e Alemão Oswaldo Cruz. 

O urologista atua como membro da Associação Brasileira para o Estudo das Inadequações Sexuais e da Sociedade Latino-americana de Medicina Sexual. 

Dos temas que mais lhe interessam: disfunção erétil, infertilidade masculina, reprodução assistida e incontinência urinária.

Dov Goldenberg – cirurgia plástica e craniofacial

Dov Goldenberg é cirurgião plástico e doutor em Ciências (cirurgia plástica) pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente, é livre-docente pelo departamento de cirurgia da mesma instituição.

O médico é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-maxilo-facial, além de ex-presidente da Associação Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial. 

Das sociedades médicas, Goldenberg faz parte da American Society of Plastic Surgeons, International Society of Craniofacial Surgery, International Society for the Study of Vascular Anomalies e American Society of Maxillofacial Surgeons. Atualmente, também é editor-chefe da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, além de editor associado internacional da revista científica Plastic and Reconstructive Surgery Journal. 

O médico é responsável pelo grupo de cirurgia plástica pediátrica da divisão de cirurgia plástica e queimaduras do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, pelo serviço de cirurgia plástica do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, é cirurgião craniomaxilofacial titular do departamento de cirurgia de cabeça e pescoço e otorrinolaringologia do Hospital A.C. Camargo, além de ser chefe de equipe de cirurgia plástica e craniomaxilofacial do Hospital Israelita Albert Einstein e chefe de equipe de cirurgia craniomaxilofacial do Hospital Samaritano.

>> Médicos ainda são vistos como “inimigos” pelos planos de saúde, diz Dov Goldenberg

Gilda Porta – pediatria

Mestre e doutora em pediatria pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), Gilda Porta é atualmente professora assistente colaboradora do Instituto da Criança Professor Pedro de Alcântara e professora convidada da Faculdade de Medicina da USP. 

Ricardo Moreno – psiquiatria

Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP, Ricardo Moreno atua, desde 1986, como médico assistente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. 

Atualmente, é também professor do programa de pós-graduação do departamento de psiquiatria da mesma instituição. Foi diretor presidente do centro de estudos do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP e, em 1983, fundou o grupo de estudos de doenças afetivas, que dirige até hoje. 

Moreno atua na assistência, ensino e pesquisa em psiquiatria, especialmente em transtornos de humor e com foco na neurobiologia dessas condições. 

Lisandra Bernardes – ginecologia

Além do mestrado em Medicina e doutorado em Ciências pela USP, Lisandra Bernardes é especialista em medicina fetal pela Université Paris V e em ultrassonografia pela Université Paris XI, na França. 

Entre 2014 e 2019, Bernardes também coordenou o setor de medicina fetal da clínica obstétrica do Hospital das Clínicas da USP, onde criou, implementou e coordenou o grupo de cirurgia fetal e o grupo de atendimento integral à gestante de fetos com malformação. 

Foi também a responsável pela criação e implementação da residência médica em medicina fetal do HC/USP. Atualmente, Bernardes é orientadora plena do programa de pós-graduação em obstetrícia e ginecologia da FMUSP e coordenadora do centro de medicina fetal e cirurgia fetal do hospital SEPACO. 

Na academia, a médica é professora da faculdade de ciências da saúde do Hospital Israelita Albert Einstein e atua por lá em medicina fetal e cirurgia fetal.

Fernando Bacal – cardiologia

Com doutorado e livre-docência em cardiologia pela Faculdade de Medicina da USP, Fernando Bacal é atualmente diretor da unidade clínica de transplante cardíaco do InCor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas da FMUSP, além de professor de medicina interna da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. 

Foi editor-chefe dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, presidente do departamento de insuficiência cardíaca, diretor de pesquisa e diretor científico da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Atualmente, é membro indicado do Conselho Superior da Fundação Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), além de professor associado do departamento de cardiopneumologia da FMUSP, membro das câmaras técnicas do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, da Secretaria Estadual de Saúde e do Sistema Nacional de Transplantes.

>> Papel do especialista é cuidar dos casos graves, diz cardiologista Fernando Bacal

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos