Uma das funções da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) é mediar a relação entre operadoras de saúde e beneficiários.
Aqui entra a NIP, um instrumento de mediação usado pela agência para dar a oportunidade à operadora de resolver os possíveis conflitos de forma administrativa e consensual.
A seguir, você saberá mais sobre como a NIP da ANS funciona.
O que é uma NIP na ANS?
NIP é sigla para Notificação de Intermediação Preliminar. É um instrumento criado pela ANS para resolver atritos entre os beneficiários dos planos de saúde e as operadoras que ofertam os planos, incluindo as administradoras de benefícios.
Ela é chamada de “preliminar” porque dá a oportunidade das duas partes se resolverem de forma consensual, antes que um processo administrativo seja aberto, que é quando a própria agência investiga a situação.
Dessa forma, a ANS consegue não só regular o setor, mas também ter visão de como operadoras e clientes estão se relacionando.
A partir do momento que uma reclamação é registrada, a ANS gera uma NIP e envia uma notificação automática para a operadora de saúde, que tem 10 dias úteis para responder no portal da agência. A partir daí, o consumidor tem mais 10 dias úteis para dar a sua réplica.
E depois da NIP?
A ANS fica de olho para saber se a situação foi ou não resolvida {e se foi resolvida dentro do prazo}. Caso a pessoa que fez a reclamação confirme a solução ou não responda, a agência inativa a NIP.
A NIP é considerada não resolvida se a operadora não responder, se a ANS entender que há indícios de infração ou se o beneficiário informar que a demanda não foi resolvida.
Nesses casos, a reclamação vira um processo administrativo e um fiscal da ANS irá analisar tanto a reclamação do beneficiário quanto a resposta da operadora de saúde.
Tipos de NIPs
Segundo a ANS, existem dois tipos de NIPs:
NIP assistencial
Quando o conflito é referente a alguma questão de cobertura assistencial, como problemas para cumprir o rol de procedimentos e carência.
NIP não assistencial
Quando a questão a ser resolvida está ligada a outros temas que não estão relacionados a cobertura assistencial, mas que ainda assim o beneficiário precise de intermediação.
É o caso de reclamações sobre contratos, mensalidades e reajustes.
Quando uma NIP precisa ser feita?
Ela é uma ferramenta útil para aquelas situações nas quais não há acordo entre beneficiários e operadoras de saúde. Aí, a ANS entra para moderar o conflito.
Mas, quando as duas partes resolvem entre si, as NIPs não são necessárias. Por isso é tão importante escolher um plano de saúde que leve a sério o atendimento ao consumidor – ou, como a gente chama aqui na Alice, pessoa membra. Afinal, mais do que consumir, aqui você tem sua saúde cuidada de verdade.
Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!
Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.
Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.
Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.
Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.