Conheça nossos planos de saúde

Acne em adultos: quais as causas e os tratamentos?

Essa espinha que apareceu depois dos 30 anos está aí por um motivo. Veja as causas da acne adulta e como tratar essas danadinhas.

Ana Araujo
| Atualizado em
8 min. de leitura
Acne em adultos: quais as causas e os tratamentos?

Acne em adultos: quais as causas e os tratamentos?

Tamanho do texto

Em um dia razoavelmente distante da adolescência, você olha no espelho e lá está uma espinha {ou várias}. É assim, subitamente, que aparece a acne adulta. 

A acne na fase adulta costuma atingir mais mulheres, especialmente por causa de questões hormonais. Tanto que até existe um nome técnico para isso: Acne da Mulher Adulta (AMA). Mas homens também estão sujeitos a essa doença de pele.

O que causa acne depois dos 30 anos?

A acne na idade adulta tem causas bastante diversas. Veja só a lista elencada pela dermatologista Fabia Schalch, da Comunidade de Saúde da Alice:

Alterações hormonais

De acordo com a médica dermatologista, essa é uma das causas mais comuns de acne em adultos — mais precisamente em mulheres. 

“Até fico atenta para buscar outros indícios de alterações hormonais, como aumento dos pelos, queda de cabelo. Geralmente, essas pacientes também têm irregularidades no ciclo menstrual e até ausência de menstruação em alguns meses”, diz Schalch. 

Ela explica que esses casos comumente estão ligados à Síndrome do Ovário Policístico (SOP), mas este não é o único fator hormonal envolvido. Alguns métodos contraceptivos, como implantes e DIUs hormonais, podem causar acne em quem os usa. 

“Quem colocou o ‘chip da beleza’ [implante que libera um hormônio parecido com a testosterona, chamado de gestrinona] e homens que usam testosterona também estão mais propensos”, acrescenta.

Alguns medicamentos

“Sempre perguntamos em consulta quais remédios a pessoa costuma tomar. O lítio, que é muito usado em casos de transtorno bipolar, é um exemplo clássico de medicamento que aumenta a incidência de acne”, comenta.

Mas isso não deve ser motivo para suspender o remédio por conta própria, ok? Consulte um profissional de saúde para saber como proceder nestes casos.

Emoções

De acordo com Schalch, as emoções mais relacionadas ao aparecimento de espinhas e cravos são estresse e ansiedade, já que elas liberam hormônios que podem deixar a pele mais oleosa, como o cortisol. 

Sem falar que, com os ânimos à flor da pele, é comum ficar mais propenso a comportamentos que podem piorar a acne adulta, como uma alimentação desregulada.

Alimentação

Quem nunca exagerou nos docinhos e viu a pele lamentar a escolha nos dias seguintes? Existe uma explicação pra isso.

“Uma dieta hipercalórica, com muito carboidrato e gordura, tem alto índice glicêmico. Isso leva à liberação de muita insulina no organismo, o que irá aumentar a acne”, afirma. 

Leite e o soro do leite (whey protein) também entram nos alimentos que podem causar ou piorar a acne em alguns adultos. Um dos motivos é a caseína, principal proteína do leite. Ela pode aumentar a produção de um hormônio chamado IGF-1, que estimula a produção de testosterona, de acordo com alguns estudos e meta-análises.

Os hormônios da vaca — que acabam indo para a bebida — também podem estar envolvidos, segundo as mesmas pesquisas. Como o leite foi feito para ajudar os bezerros a crescer, ele tem naturalmente hormônios do crescimento, que acabam prejudicando a pele dos humanos.

Mas isso só costuma acontecer quando se toma leite ou whey protein em excesso. Por isso, é importante analisar direitinho todos os outros fatores e entender se  a caseína é quem está por trás das espinhas.

A suplementação das vitaminas B1, B6, B12 também pode estar entre as causas da acne em adultos por alterar a atividade de bactérias na pele, segundo estudos

Acne cosmética

Não é coincidência que algumas espinhas surjam depois do uso de certos cosméticos e, principalmente, da falta de limpeza adequada deles {quem nunca?}. Produtos muito oleosos podem, sim, causar acne em adultos.

“Além da maquiagem em si, também precisamos olhar para os pincéis não lavados, que acumulam bactérias, e até mesmo para os produtos de cabelo que escorrem para a pele, especialmente na zona da testa e nas costas. Essa última questão é comum principalmente em pessoas cacheadas e crespas, que usam muitos produtos na finalização”, alerta Schalch.

Acne depois dos 40

Além de todos os motivos que já listamos, nessa faixa etária, pessoas que menstruam enfrentam mais um componente: a menopausa. Aqui, segundo a dermatologista, a questão hormonal pode pegar em alguns casos. 

Isso acontece porque, nessa fase da vida, os níveis de estrogênio caem e dão lugar a hormônios como a testosterona — uma das principais causadoras da acne em adultos, como já vimos.

Tratamento da acne em adultos

O primeiro passo para tratar a acne na idade adulta é avaliar o grau da doença e as possíveis causas — afinal, deu pra ver que é grande a quantidade de fatores que podem estar envolvidos. 

Em alguns casos, o profissional de saúde pode considerar remédios orais, incluindo a isotretinoína, antibióticos ou bloqueadores hormonais. A dermatologista Fabia Schalch ressalta que a prescrição deve ser feita com bastante parcimônia, principalmente da isotretinoína, que tem efeitos colaterais importantes.

Ela conta que, além dos tratamentos com medicamentos, existem opções em procedimentos estéticos, como microagulhamento, laser e peelings. 

A boa e velha limpeza de pele feita por esteticistas também é uma ótima ferramenta para remover os cravos e as lesões iniciais, de acordo com a médica.

“Esses procedimentos permitem respostas mais rápidas e, muitas vezes, até tiram pacientes do medicamento oral, além de ajudarem a tratar as consequências da acne, como manchas e cicatrizes”, completa.

Acne em pele negra

As glândulas sebáceas de peles negras tendem a produzir mais oleosidade. Logo, são mais propensas a ter acne. Além disso, existe a tendência à hiperpigmentação {ou manchas, em bom português}. 

Isso porque a melanina, substância que pigmenta a pele, age como uma espécie de protetora em lesões {incluindo a acne}. Por isso que a região das espinhas e cravos pode ter manchas — ainda mais em quem curte espremê-las.

Por já produzir bastante melanina, a pele negra {especialmente a retinta} é ainda mais propensa a ter manchas nas partes afetadas pela acne. 

Resistir à tentação de cutucar as feridinhas é o primeiro passo. Depois, pode esquecer a história de que pessoas negras não precisam de protetor solar. Além de defender a pele das agressões do sol e prevenir câncer de pele, o filtro também ajudará a segurar a hiperpigmentação. 

“No tratamento, também evitamos alguns ácidos que podem despigmentar e deixar a pele retinta sem brilho e viço”, diz. 

Skincare para quem tem acne adulta

Se a rotina de cuidados com a pele já é importante no geral, adultos com acne precisam amar e respeitar os momentos em frente ao espelho — afinal, serão duas vezes ao dia lavando, hidratando e tratando a pele.

“O skincare de peles acneicas não é o mesmo de peles oleosas. Nos casos de acne, podemos introduzir produtos anti-inflamatórios e com efeito antibiótico”, ilustra Schalch.

Vamos ao passo a passo?

  • 1) Lavar a pele duas vezes ao dia com um sabonete de ação dermocosmética indicado para peles acneicas;
  • 2) Hidratar {sim, peles oleosas e acneicas também precisam de hidratação}. “Esse passo melhora a barreira cutânea, ajudando no tratamento”, defende Schalch. O produto deve ser próprio para peles acneicas;
  • 3) Usar os produtos indicados por um profissional de saúde para combater a acne, que podem incluir retinoides (substâncias derivadas da vitamina A), ácidos, antibióticos e anti-inflamatórios;
  • 4) De dia, usar um protetor solar próprio para peles acneicas — ele será fundamental para proteger a região de manchas. A dermatologista indica loções oil free (livres de óleo) ou em gel. “Hoje existem até filtros solares com efeito matificante”, diz;

Para quem se preocupa com o envelhecimento da pele, a boa notícia é que cuidar da acne adulta também ajuda neste sentido. 

“Alguns tratamentos usados para acne ajudam na renovação da pele e na formação de colágeno, então brinco que eles já até têm um efeito anti-aging. O skincare em dia e os tratamentos com ácidos ajudam a renovar a pele”, informa.

Tem acne adulta? Saiba o que evitar

  • Produtos que deixam a pele muito oleosa;
  • Lavar o rosto no banho com água muito quente;
  • Tomar sol sobre a acne {protetor solar hoje e sempre!};
  • Cutucar as feridinhas e espremer as espinhas;
  • Alimentos que pioram a acne;
  • Pular a etapa de hidratação;
  • Receitas caseiras sem comprovação científica;
  • Automedicação.

“Acne é uma doença inflamatória. Então, para realmente melhorar, é preciso criar hábitos saudáveis, fazer o skincare com regularidade e seguir o tratamento indicado. Não precisa de nada mirabolante ou muito trabalhoso, a principal dica é que os cuidados com a pele se encaixem na sua rotina”, arremata.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 3,00 / 2 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos