Conheça nossos planos de saúde

Entorse de tornozelo: entenda o que é a lesão

Nem toda entorse de tornozelo deixa a região incapacitada por meses. Entenda os tipos, gravidades e os tratamentos disponíveis.

Ana Araujo
| Atualizado em
6 min. de leitura
Entorse de tornozelo: entenda o que é a lesão

Entorse de tornozelo: entenda o que é a lesão

Tamanho do texto

Estreia do Brasil na Copa do Qatar de 2022, o país em frente às telas para assistir ao jogo e torcer, e eis que o jogador Neymar, o camisa 10 do time, sofre uma entorse de tornozelo depois de uma dividida com o lateral sérvio Nikola Milenkovic. 

Em outras palavras, ele torceu o tornozelo. Nas fotos que divulgou depois, dava pra ver essa região bem inchada. 

As atenções se voltaram para a lesão e para a recuperação do jogador.  Como é o tratamento? E você, que não é jogador da seleção masculina de futebol, pode também sofrer uma entorse enquanto joga uma pelada ou corre? O que fazer?

Convidamos a médica do esporte Taline Costa, da Comunidade de Saúde da Alice, para tirar as principais dúvidas sobre a lesão.

O que é essa tal de entorse? 

Esse tipo de lesão acontece quando a articulação do tornozelo vira ou torce, o que faz o ligamento (tecido que liga as articulações aos ossos) alongar mais do que deveria. Isso pode levar ao rompimento ou estiramento do ligamento 

De acordo com a médica do esporte, entorses podem acontecer tanto entre atletas profissionais quanto entre amadores.

“A entorse ocorre, por exemplo, quando pisamos em falso em terreno irregular ou degrau, e também é comum durante a prática de esportes”, diz Costa. 

O tipo mais comum é a entorse de tornozelo {o mesmo que acometeu  Neymar}, representando 25% dos atendimentos nos pronto-socorros ortopédicos, conta ela. A entorse de joelho também é comum, mas esse tipo de lesão pode rolar em qualquer articulação do corpo.

“No meio esportivo, ocorre com maior frequência nos atletas de futebol, basquete e vôlei”, lista.

Quais os sintomas da entorse?

É praticamente impossível seguir a vida normalmente depois de uma lesão dessas porque ela é bem dolorida. 

Além da dor, quem sofre uma entorse no tornozelo ou em outras articulações pode sentir a região mais fraca, inchada, quente e fazendo sons de estalo. Por tudo isso, fica bem difícil mover a região normalmente depois de uma entorse.

Como é o diagnóstico da entorse?

Uma vez que o trauma acontece, é possível diagnosticar a entorse por meio de um exame físico. O profissional de saúde irá perguntar como você se sente e analisar a região.

Pode ser necessário um raio-x para determinar se é uma entorse ou uma fratura.

Qual é o tratamento para entorse? E o tempo de recuperação?

O processo de recuperação depende da gravidade da lesão, que pode ser leve, moderada ou grave.

“Normalmente são administrados anti-inflamatório e analgésico e, nos primeiros dias, associamos o gelo (crioterapia) à fisioterapia. Dependendo da gravidade da entorse, podem ser necessários imobilizar a articulação e até mesmo fazer uma cirurgia”, explica a médica do esporte Taline Costa. 

Entorse de grau 1

Este tipo de entorse leve ocorre quando os ligamentos alongam mais do que deveriam, mas não rompem. Por isso, a dor é menor, mas também há inchaço e instabilidade na região. Repouso, gelo e remédios resolvem a parada.

Entorse de grau 2

Este grau pode envolver a ruptura parcial do ligamento. Por isso, a dor é moderada e a região, além de inchada, também pode ficar com um hematoma. Pode ser preciso imobilizar a articulação afetada.

Entorse de grau 3

No tipo mais grave, o ligamento se rompe completamente, causando dor intensa, perda do movimento e instabilidade na região. Pode ser necessário colocar gesso na articulação que sofreu a entorse

Segundo a médica do esporte da Alice, raramente é preciso apelar para cirurgia, mesmo em casos mais graves de entorse. “O tratamento cirúrgico fica reservado para os pacientes que sentem falseio no tornozelo e dor ou quando ocorre lesão na cartilagem.”

O tempo de recuperação pode variar bastante, indo de uma semana {na entorse de grau 1} até meses, em casos mais graves.

Mas e aí, como prevenir entorses {incluindo a entorse de tornozelo}? 

A médica do esporte conta que, de acordo com os estudos sobre o tema, o principal recurso para evitar entorses é a propriocepção. Essa palavra diz respeito à capacidade de entender seu corpo no espaço, incluindo sua posição e orientação, como seus músculos estão atuando no exato momento, e como cada parte do corpo está em relação às demais — tudo isso sem usar a visão. 

É como se você precisasse fazer uma baliza sem bater em nada {mas, neste caso, o carro é seu corpo}. Propriocepção é uma consciência corporal em relação a si e ao espaço que se ocupa.

Dá para entender por que ela é tão útil: ao entender como seu corpo se movimenta e ocupa a rua, por exemplo, você entende que precisa tomar mais cuidado ao andar por uma calçada irregular.

Atividades como pilates e yoga ajudam a melhorar a propriocepção, já que trabalham ao mesmo tempo força muscular e equilíbrio.

“Porém, quando há trauma envolvido, como foi o caso da lesão do Neymar, não há como prevenir esse tipo de situação em jogo”, pontua Costa.

Como a Alice ajuda pessoas com dor

Tá com dúvidas sobre se sofreu uma lesão durante a pelada do fim de semana? Quer melhorar aquele incômodo na lombar ou no joelho? A Alice te ajuda. Com o acolhimento do Alice Agora {nosso canal com o Time de Saúde 24 horas por dia, 7 dias por semana}, a pessoa membra recebe os cuidados necessários para lidar com a situação.

Você receberá orientações imediatas para o cuidado da sua dor e ainda será encaminhado para um programa com exercícios específicos para garantir a sua evolução e plena recuperação.

A Alice investe em autonomia e personalização do seu cuidado. Esse é o diferencial de uma gestora de saúde. Pra gente, é assim que a saúde deve ser.

O que achou desse artigo?

Média: 4,00 / 4 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos