Conheça nossos planos de saúde

L-carnitina: entenda o que é e para que serve

A l-carnitina é um aminoácido sintetizado pelo organismo, mas que vem sendo usado como suplemento. Entenda o que é e se funciona.

Time Alice
| Atualizado em
3 min. de leitura
L-carnitina: entenda o que é e para que serve

L-carnitina: entenda o que é e para que serve

Tamanho do texto

O que você diria de um produto “milagroso” que pudesse ajudar a queimar gordura ao mesmo tempo em que supostamente aumentasse a energia para o desempenho atlético?

Esta é a promessa do suplemento l-carnitina, mas se você achou que há muitas dúvidas e poucas certezas, você tem razão, segundo os profissionais de saúde que estudam o aminoácido.

O que é a l-carnitina?

Também conhecida como levocarnitina ou simplesmente carnitina, a l-carnitina é um aminoácido naturalmente produzido pelo organismo a partir da metabolização de outros aminoácidos: a lisina e a metionina, presentes nas proteínas vegetais e animais.

Ou seja, apesar de o corpo produzir a l-carnitina sozinho, ele precisa que a gente inclua na alimentação as fontes destes outros aminoácidos, que são encontrados em carnes, ovos, leites, feijão, soja, entre outros.

A substância é sintetizada pelo fígado, rins e cérebro. Ela tem como principal função transportar os lipídios (gordura) do citoplasma (região interna da célula) para as mitocôndrias, que são as organelas celulares que oxidam a l-carnitina e geram energia para o corpo todo.

Quais os supostos benefícios da substância?

Apesar da produção natural pelo organismo, a l-carnitina vem sendo amplamente utilizada como suplemento em formas de cápsulas, líquido ou mesmo em pó.

E quem mais procura pelo aminoácido são os interessados em perda de peso e melhoria no desempenho esportivo {embora os benefícios ainda não estejam comprovados}.

Estudos realizados até o momento não forneceram resultados consistentes e conclusivos sobre os efeitos dessa suplementação.

Enquanto alguns trabalhos indicam melhorias na geração de energia para casos específicos, como entre quem tem insuficiência renal crônica ou quem passou por um infarto, ainda falta consenso na literatura científica sobre a eficácia geral do suplemento.

“A l-carnitina ficou famosa há alguns anos, quando estudos em ratos demonstraram uma melhora na perda de peso pelo aumento do metabolismo. Porém, esse mesmo resultado não foi observado em humanos. Isso porque a perda de peso é um processo muito mais complexo do que apenas obtermos um aumento do metabolismo. Ela é decorrente de uma mudança no estilo de vida”, explica Rafaela Schmidt, nutricionista.

Efeitos colaterais e contraindicações

Se a indicação é muito específica, e não para um público geral, haveria riscos no consumo da l-carnitina como suplemento?

Não há relatos consistentes de efeitos colaterais graves, mas é importante lembrar que cada um pode reagir de maneira diferente aos suplementos alimentares.

Além disso, como não há muitos estudos conclusivos sobre o uso da substância, também não é possível determinar com segurança quais pessoas deveriam evitar.

Na dúvida, procure um profissional de saúde antes de tomar qualquer suplemento para garantir que a substância não interaja com outros medicamentos ou que aquele item faz sentido para você.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos