Quer saber mais sobre como funciona e como usar um oxímetro de dedo? Confira as orientações da Camila Kawagoe, enfermeira da Alice!
O que é um oxímetro de dedo?
O oxímetro é um aparelho que serve, principalmente, para ter um parâmetro da saturação de oxigênio (ou a quantidade de oxigênio no sangue) e da frequência cardíaca (ou a quantidade de vezes que o coração bate por minuto).
Para medir a saturação, o oxímetro usa uma luz infravermelho, que detecta quanto de oxigênio está presente no momento da medição.
Quanto é uma frequência cardíaca normal?
Com relação à frequência cardíaca, Kawagoe lista os valores de referência:
Em uma pessoa adulta, e com parâmetros normais, a frequência varia de 60 a 100 bpm, ou batimentos por minuto.
“Há sempre uma variação quando fazemos atividade física, por exemplo, que tende a ficar um pouco mais alta, ou quando estamos dormindo, e tende a ficar mais baixa que o normal”, alerta a enfermeira.
Como usar um oxímetro de dedo?
O uso do oxímetro é simples, pois ele tem apenas um botão, que liga o aparelho.
Uma vez ligado, basta colocar no dedo e esperar estabilizar – ou quando a curva, que aparece abaixo dos valores, ficar igual uma serrinha. “Isso indica que está tendo uma medida fidedigna”, explica.
Os valores da saturação de oxigênio serão apresentados em %SpO2. Já a frequência cardíaca, em bpm, ou batimento por minuto.
“Usamos o oxímetro muito mais para monitorar os valores de saturação e de frequência cardíaca e saber se está tudo bem, ou se há algum sinal de alarme. Ele não serve para diagnóstico, mas é um suporte para conhecer e monitorar os sinais vitais”, explica Kawagoe.
Dicas para usar o oxímetro de dedo
Confira algumas orientações na hora de usar o oxímetro:
- Remova o esmalte antes da medição, pois pode atrapalhar a leitura;
- Tente manter as mãos em temperatura normal, sem estar gelada ou suando, e nem quente por conta de algum esforço;
- Para manter as mãos na temperatura ideal, evite fazer esforços ou pegar objetos pesados, pois podem favorecer a circulação.
Vale lembrar que se você notar qualquer sintoma diferente, ou alteração nesses valores, procure sempre um profissional de saúde para que ele possa te atender e te instruir da melhor maneira!
Como a Alice te ajuda a ser mais saudável
A Alice é uma gestora de saúde, que tem tudo que um plano de saúde tem {hospitais, laboratórios e médicos credenciados}, mas vai além.
A gestora de saúde Alice acompanha a saúde de cada membro de pertinho, de forma personalizada e coordenada, com foco na promoção de saúde – ou seja, não é para acionar só na hora da doença.
Assim como uma gestora de investimento te auxilia na hora de investir seu dinheiro, uma gestora de saúde é responsável por ajudar você a definir suas metas de saúde e dar todo o apoio que você precisa para se manter saudável.
O primeiro passo da sua jornada com a Alice é um mapeamento completo da sua saúde. No Scan, você compartilha com a gente as suas condições, suas necessidades e seus objetivos — começar a correr, alimentar-se melhor, parar de fumar, por exemplo.
O Scan inclui o Score Magenta, um indicador de saúde que dá uma nota de 0 a 1000, de acordo com suas respostas. Dorme bem? Faz exercícios regularmente? Tem hábitos nocivos, como fumar? Tudo isso vai ajudar a calcular o seu score. {Bateu a curiosidade? Confira uma versão aberta, reduzida e gratuita do Score Magenta: a nossa Calculadora de Saúde}
Com esses dados, vamos desenhar juntos o melhor caminho para que você fique cada vez mais saudável. A matemática é simples: uma boa gestão hoje gera lucro em saúde no futuro.