Sua saúde

Oxímetro de dedo: medindo a saturação e frequência cardíaca

Como ler os dados em um oxímetro de dedo? Demostramos como usar o aparelho digital em casa para medir a saturação e frequência cardíaca.

Oxímetro de dedo

Tamanho do texto

Quer saber mais sobre como funciona e como usar um oxímetro de dedo? Confira as orientações da Camila Kawagoe, enfermeira da Alice!

O que é um oxímetro de dedo?

O oxímetro é um aparelho que serve, principalmente, para ter um parâmetro da saturação de oxigênio (ou a quantidade de oxigênio no sangue) e da frequência cardíaca (ou a quantidade de vezes que o coração bate por minuto).

Para medir a saturação, o oxímetro usa uma luz infravermelho, que detecta quanto de oxigênio está presente no momento da medição.

Quanto é uma frequência cardíaca normal?

Com relação à frequência cardíaca, Kawagoe lista os valores de referência:

Em uma pessoa adulta, e com parâmetros normais, a frequência varia de 60 a 100 bpm, ou batimentos por minuto.

“Há sempre uma variação quando fazemos atividade física, por exemplo, que tende a ficar um pouco mais alta, ou quando estamos dormindo, e tende a ficar mais baixa que o normal”, alerta a enfermeira.

Como usar um oxímetro de dedo?

O uso do oxímetro é simples, pois ele tem apenas um botão, que liga o aparelho.

Uma vez ligado, basta colocar no dedo e esperar estabilizar – ou quando a curva, que aparece abaixo dos valores, ficar igual uma serrinha. “Isso indica que está tendo uma medida fidedigna”, explica.

Os valores da saturação de oxigênio serão apresentados em %SpO2. Já a frequência cardíaca, em bpm, ou batimento por minuto.

“Usamos o oxímetro muito mais para monitorar os valores de saturação e de frequência cardíaca e saber se está tudo bem, ou se há algum sinal de alarme. Ele não serve para diagnóstico, mas é um suporte para conhecer e monitorar os sinais vitais”, explica Kawagoe.

Dicas para usar o oxímetro de dedo

Confira algumas orientações na hora de usar o oxímetro:

  1. Remova o esmalte antes da medição, pois pode atrapalhar a leitura;
  2. Tente manter as mãos em temperatura normal, sem estar gelada ou suando, e nem quente por conta de algum esforço;
  3. Para manter as mãos na temperatura ideal, evite fazer esforços ou pegar objetos pesados, pois podem favorecer a circulação.

Vale lembrar que se você notar qualquer sintoma diferente, ou alteração nesses valores, procure sempre um profissional de saúde para que ele possa te atender e te instruir da melhor maneira!

Como a Alice te ajuda a ser mais saudável

A Alice é uma gestora de saúde, que tem tudo que um plano de saúde tem {hospitais, laboratórios e médicos credenciados}, mas vai além.

A gestora de saúde Alice acompanha a saúde de cada membro de pertinho, de forma personalizada e coordenada, com foco na promoção de saúde – ou seja, não é para acionar só na hora da doença.

Assim como uma gestora de investimento te auxilia na hora de investir seu dinheiro, uma gestora de saúde é responsável por ajudar você a definir suas metas de saúde e dar todo o apoio que você precisa para se manter saudável.

O primeiro passo da sua  jornada com a Alice é um mapeamento completo da sua saúde. No Scan, você compartilha com a gente as suas condições, suas necessidades e seus objetivos — começar a correr, alimentar-se melhor, parar de fumar, por exemplo.

O Scan inclui o Score Magenta, um indicador de saúde que dá uma nota de 0 a 1000, de acordo com suas respostas. Dorme bem? Faz exercícios regularmente? Tem hábitos nocivos, como fumar? Tudo isso vai ajudar a calcular o seu score. {Bateu a curiosidade? Confira uma versão aberta, reduzida e gratuita do Score Magenta: a nossa Calculadora de Saúde}

Com esses dados, vamos desenhar juntos o melhor caminho para que você fique cada vez mais saudável. A matemática é simples: uma boa gestão hoje gera lucro em saúde no futuro.

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Peça um orçamento

empresas estão simulando

Escolha aqui seu plano ideal