Conheça nossos planos de saúde

Quais são os problemas de ficar muito tempo sentado?

Dores nas costas e problemas de coluna são algumas das consequências mais evidentes de ficar muito tempo sentado, mas há outros prejuízos à saúde.

Time Alice
| Atualizado em
4 min. de leitura
Quais são os problemas de ficar muito tempo sentado?

Quais são os problemas de ficar muito tempo sentado?

Tamanho do texto

Ficar muito tempo sentado gera mais dores e tem mais impacto na saúde do que se mexer com frequência, sabia?

E a lista de impactos do estilo de vida predominantemente sentado não é pequena. Tudo isso aqui tem o risco aumentado:

  • Dores na coluna;
  • Ganho de peso;
  • Problemas circulatórios;
  • Diabetes;
  • Artrite;
  • Tendinite.

Quais são as doenças causadas por ficar muito tempo sentado?

Dores nas costas e problemas de coluna são algumas das consequências mais evidentes de ficar muito tempo sentado. A falta de movimento pode resultar em má postura, o que coloca uma pressão adicional sobre a coluna vertebral. Isso gera desconfortos e, em casos mais graves, problemas crônicos na coluna.

Além disso, doenças cardiovasculares também são uma preocupação, uma vez que a inatividade prolongada pode prejudicar o sistema circulatório e aumentar o risco de hipertensão, doenças cardíacas e até mesmo AVC (Acidente Vascular Cerebral).

De acordo com o Ministério da Saúde, o comportamento sedentário envolve atividades realizadas quando se está acordado sentado, reclinado ou deitado e gastando pouca energia. A falta de atividade física resultante de permanecer sentado por longos períodos pode desacelerar o metabolismo e levar ao ganho de peso. O risco de desenvolver diabetes tipo 2 também aumenta devido à influência do sedentarismo na sensibilidade do corpo à insulina, que é o hormônio que controla os níveis de glicose no sangue.

Por que sinto dor ao ficar sentado?

Quando permanecemos sentados por longos períodos, os músculos que desempenham um papel na estabilização da coluna, tais como os músculos abdominais e os da região lombar, tendem a relaxar mais do que o necessário. Esse relaxamento excessivo resulta em um aumento da pressão sobre os discos da coluna, desencadeando as desconfortáveis dores nas costas.

Essa pressão se intensifica quando a postura adotada é inadequada. Autores relatam que a postura sentada é considerada a vilã para a dor, devido às alterações dos ângulos do quadril e da coluna. Os estudos destacam que essas alterações são os principais causadores das lesões degenerativas.

Precisa ficar sentado? Mude de posição ao longo do dia e procure realizar pequenas caminhadas, mesmo quando estamos no ambiente de trabalho — afinal, todo mundo precisa buscar uma água ou ir ao banheiro de vez em quando. Além disso, o uso de pequenas almofadas posicionadas na região lombar pode proporcionar um alívio significativo.

Ficar sentado prejudica a saúde do coração?

Quando estamos sentados, os vasos sanguíneos são comprimidos, o que faz com que o sangue não circule direito e a oxigenação dos órgãos fique comprometida, uma vez que o sangue é o responsável por essa função no nosso organismo.

A má circulação do sangue também dificulta o transporte de nutrientes e de hormônios e pode provocar cansaço e até problemas sérios como trombose, que é a formação de coágulos nas veias, ou o acúmulo de placas de gordura nas artérias, aumentando o risco de aterosclerose.

Dicas e exercícios para evitar problemas

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), se você passa muito tempo sentado, o ideal é priorizar exercícios de intensidade moderada ou vigorosa. Mas também não adianta só fazer esses exercícios uma vez e, no restante do tempo, ficar na cadeira. Quebre os longos períodos de ociosidade com alguns movimentos durante o dia. Vale falar ao celular andando, trocar a escada rolante ou elevador por escada, descer do transporte público um ponto antes do destino para ir caminhando o restante do trecho ou mesmo dispensar o carro para ir à padaria ou farmácia.

A prática de alongamentos e exercícios de fortalecimento no ambiente de trabalho também podem aliviar a tensão muscular, bem como auxiliar na correção da postura durante a execução das atividades.

Nesse contexto, muitas empresas optam por adotar iniciativas voltadas para a promoção da saúde de seus colaboradores, como a implementação de programas de ginástica laboral, por exemplo. Essa abordagem visa a qualidade de vida dos funcionários e, consequentemente, reduz o número de afastamentos e aprimora a produtividade.

Esses programas desempenham um papel essencial na prevenção de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e Lesões por Esforços Repetitivos (LER), contribuindo para a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis. Além disso, as empresas buscam garantir uma cobertura de saúde abrangente e oferecer cuidados médicos de qualidade aos colaboradores.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos