Conheça nossos planos de saúde

Corrida de rua em São Paulo: veja onde treinar

SP tem opções tanto para quem está se preparando para algum evento esportivo como para quem usa a corrida para manter corpo e mente sãos.

Time Alice
| Atualizado em
8 min. de leitura
Pessoas em pista de corrida

Pessoas em pista de corrida

Tamanho do texto

A cidade de São Paulo pode ser conhecida por sua agitação urbana e trânsito intenso, mas também oferece uma variedade de locais para praticar exercícios ao ar livre, como as corridas de rua. 

Para aqueles que estão se preparando para algum evento esportivo, como maratonas ou a corrida de São Silvestre –que acontece sempre no último dia do ano na capital paulista–, ou mesmo para quem usa a corrida para manter corpo e mente sãos, a capital paulista tem uma série de opções em todas as regiões da cidade, desde parques verdes e tranquilos até ruas mais movimentadas e “urbanas” que oferecem uma dose de desafio. 

Apesar de ser uma experiência muitas vezes estimulante, correr em uma metrópole como São Paulo também exige alguns cuidados especiais. 

Além de escolher locais seguros e apropriados para a prática de exercícios, é importante estar sempre atento ao trânsito intenso e aos pedestres. É aconselhável correr nas calçadas ou em áreas destinadas a pedestres e evitar vias movimentadas ou com pouco espaço para circulação. 

Além disso, recomenda-se correr com roupas e acessórios que facilitem a visibilidade, especialmente em áreas com pouca iluminação. 

Por fim, é sempre importante estar atento ao seu entorno e evitar levar objetos de valor durante a corrida para reduzir o risco de roubos.

Planilha de corrida para iniciantes Banner

Veja onde fazer corridas de rua em SP

Parque Ibirapuera (zona sul)

Um dos cartões-postais da cidade, o Ibirapuera possui uma área de mais de 1,5 milhão de m2, sendo considerado um dos maiores parques urbanos do mundo. Muito arborizado, é o local perfeito para quem quer fazer uma corrida com uma atmosfera bonita e agradável. 

Ao longo do percurso, você encontrará muitos outros corredores, bem como pessoas caminhando, passeando com seus cachorros ou andando de bicicleta. Mas a grande área do parque significa que, mesmo em dias movimentados, você sempre poderá encontrar um lugar tranquilo para fazer seus treinos. 

O parque oferece ainda algumas opções de percursos para os corredores:

  • A Volta do Lago é o caminho mais utilizado, tem cerca de 3km de extensão, é plana e asfaltada, mas fica bem movimentada em horários de pico. 
  • A Pista de Cooper é uma trilha com terra batida e pedriscos, arborizada e plana, com cerca de 1,2km de extensão, podendo ser utilizada para treinos leves ou para iniciantes. 
  • A Volta da Grade tem cerca de 6km, percorrendo toda a periferia do parque, é boa para treinos longos, mas é comum ver pessoas caminhando ou praticando mountain bike, o que não é permitido. 
  • A Praça da Paz é um gramado amplo e pouco explorado em treinamentos, com cerca de 1km de raio, é ideal para treinos leves e caminhadas. 
  • Treinos de subidas, recomendados para corredores intermediários e avançados, podem ser executados nas rampas da Bienal e na subida da Volta do Lago. 
  • Além disso, o parque conta com assessorias esportivas que conhecem as regras de uso do espaço e possuem profissionais qualificados para acompanhamento dos treinos.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n (portões 2, 3 e 10), Av. IV Centenário – portões 6 e 7A, e Av. República do Líbano – portão 7. Mais informações no site do parque.

Parque Villa-Lobos (zona oeste)

Trata-se de um dos locais mais frequentados por corredores em São Paulo graças à sua ampla área verde, estrutura completa e localização privilegiada. 

Localizado em frente ao rio Pinheiros, o parque tem uma extensão de mais de 700 mil m², com pistas de corrida e caminhada, ciclovias, quadras esportivas e uma grande variedade de árvores, flores e plantas. 

A pista de cooper do Villa-Lobos é plana, tem cerca de 4 km de extensão e conta com marcações a cada 100 metros, banheiros e bebedouros ao longo do percurso. O parque tem ainda quadras esportivas, campos de futebol, aparelhos de ginástica ao ar livre e uma área de convivência com restaurantes e cafés.

Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001. Mais informações no site do parque

Campus da USP no Butantã (zona oeste)

Também localizado na zona oeste, o campus da Universidade de São Paulo (USP), no Butantã, oferece muitas opções de percursos para correr. 

Com ruas extensas, é muito procurado por quem busca fazer os famosos “longões”, treinos de alta quilometragem, pois é necessário ficar dando muitas voltas na mesma paisagem.

Vale ressaltar que o espaço é compartilhado com estudantes, ciclistas e carros, então todo o cuidado é pouco ao dividir a via. É importante lembrar também que algumas áreas da USP são restritas e exigem autorização para acesso. 

É recomendado que os corredores consultem o mapa e as regras do campus antes de escolherem seus percursos. Também há serviços de assessorias de corrida disponíveis no local.

Endereço: Cidade Universitária. Mais informações no site do campus.

Minhocão (centro) 

O Elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão, é uma via elevada que corta o centro de São Paulo, ligando-o à zona oeste, e é fechada para o tráfego de veículos durante o período noturno (das 21h30 às 6h) de segunda a sexta, e aos sábados e domingos o dia todo. 

Essa é uma opção popular para corredores que buscam uma pista de corrida plana e segura no coração da cidade, aproveitando o clima “selva de pedra” bem característico da metrópole, com grafites e arte urbana por sua extensão.

Os corredores treinam em grupos ou individualmente, e a maioria faz a pista inteira (de 3,4 km) em um sentido e a volta no sentido inverso, totalizando cerca de 7 km de corrida. Há ainda utilize o Minhocão para treinos intervalados, sprints e outras técnicas de corrida. 

Durante o período de maior movimento – geralmente nas manhãs de sábado e de domingo–, a via pode ficar bastante cheia, e é importante que os corredores respeitem as regras de segurança, evitem acidentes e saibam dividir o espaço com crianças, pets e outros frequentadores do local.

Endereço: Rua Amaral Gurgel, s/n. Mais informações no site da prefeitura

Parque do Carmo (zona leste)

Localizado no bairro de Itaquera, o parque do Carmo é um dos maiores da cidade de São Paulo em extensão. Ele conta com uma pista de cooper que circunda o parque e alterna entre o piso asfaltado e a terra batida, o que é útil para os corredores escolherem o nível de impacto.

Além disso, é possível correr em diversos trechos e trilhas no meio da mata, o que quase faz o atleta esquecer que está em São Paulo – mas é importante tomar cuidado com a presença de raízes e obstáculos naturais.

No fim de julho e início de agosto, ocorre a floração das cerejeiras, que deixa o parque ainda mais bonito – e mais cheio de gente, claro, então é bom chegar cedo para garantir um bom lugar para estacionar o carro e começar seu treino.

O espaço também conta com outras opções de infraestrutura, como banheiros, bebedouros, quiosques, playgrounds, aparelhos de ginástica e até um jardim japonês.

Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951. Mais informações no site da prefeitura.

Horto Florestal (zona norte)

O Parque Alberto Löfgren, também conhecido como Horto Florestal, é uma unidade de conservação dentro do Parque da Cantareira com quase 74 hectares abertos à visitação, incluindo uma grande área de mata Atlântica preservada.

Há mais de uma opção de pistas de corrida no parque, a maior parte delas interligadas. A trilha do lago do Horto, por exemplo, é uma boa opção pela belíssima paisagem e um percurso com grau de dificuldade moderado. A trilha tem cerca de 2,2 km de extensão e passa por diversas áreas do parque, além do lago.

O percurso é bem sinalizado e possui alguns obstáculos naturais, como raízes, pedras e aclives, o que pode exigir mais esforço do corredor, mas que também torna o percurso mais desafiador e interessante.

É importante lembrar que o Horto Florestal é uma área de preservação ambiental e, portanto, é importante respeitar as regras do parque e manter a trilha limpa e preservada. 

Endereço: R. do Horto, 931. Mais informações no site do parque.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 3,00 / 2 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos