Plano de Saúde

Como a Alice melhora a saúde de mais de 10 mil pessoas usando tecnologia

Veja os resultados de saúde do nosso modelo pioneiro de atenção primária omnichannel.

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A Alice é uma gestora de saúde que, desde 2020, cuida das pessoas na saúde e na doença. Somos muito mais que um plano de saúde; sim, nós temos a nossa própria rede credenciada, que aqui chamamos de Comunidade de Saúde, só com os melhores hospitais, laboratórios e especialistas escolhidos a dedo pela gente. Mas temos também o Time de Saúde, nossa equipe de atenção primária, responsável pelo cuidado integral à saúde das pessoas – tanto no acompanhamento de quaisquer problemas de saúde quanto na promoção de saúde e prevenção de doenças. 

Esse time formado por enfermeiros e médicos da própria Alice, especializados em atenção primária, medicina de família e pediatria, acompanha as pessoas ao longo do tempo {olhando para suas condições de saúde, necessidades e objetivos de vida} e também atende as situações de urgência e emergência, dando o melhor encaminhamento para cada caso.

O Time de Saúde (TdS) é responsável pela coordenação de cuidado de mais de 10 mil membros da Alice. Como somos uma empresa de tecnologia, construímos uma rede de conexões e dados entre os profissionais do TdS e os médicos especialistas, laboratórios e hospitais da Comunidade de Saúde. 

Assim, garantimos que todos os profissionais de saúde tenham acesso ao histórico clínico dos membros, sem necessidade de eles repetirem informações em cada consulta {claro, sempre respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados}. Fazemos o acompanhamento constante das pessoas, sempre cientes de todos os tratamentos em curso e concluídos e até as preferências dos nossos membros.

Os 4 pilares do nosso modelo de saúde são: atenção primária, cuidado coordenado, tecnologia e VBHC (Value-Based Healthcare). Essa sigla se refere à saúde baseada em valor. Na prática, é a remuneração dos nossos parceiros – hospitais e especialistas – com base no resultado de saúde entregue aos nossos membros. 

Aqui na Alice nós nos importamos genuinamente com as pessoas e, por isso, mensuramos e valorizamos os desfechos para o membro. Em outras palavras: quanto mais saúde, mais dinheiro pagamos para nossos parceiros.

Nosso modelo pioneiro de atenção primária omnichannel, que utiliza tecnologia e métricas de saúde e coloca a pessoa no centro, chamou a atenção do mercado e levou a Alice a ganhar prêmios e reconhecimentos. Fomos listados entre as 10 empresas mais inovadoras do Brasil, segundo a Forbes, recebemos o título de Startup do Ano em 2022, de acordo com a revista Exame, e também figuramos entre as LinkedIn Top Startups do ano passado.

A seguir, contamos algumas das nossas métricas e resultados de saúde que mais nos dão orgulho pela diferença real que estamos fazendo na vida das pessoas.

90% dos nossos membros acessam frequentemente nosso app

Pelo aplicativo da Alice, é possível acionar o Time de Saúde 24 horas por dia, 7 dias por semana, tirar dúvidas de saúde, marcar exames, agendar consultas e aulas coletivas de yoga, funcional, alongamento e relaxamento, participar de comunidade de corrida e entrar em jornadas de bem-estar, como de skincare e de alimentação saudável.

6 em 10 atendimentos de urgência e emergência são resolvidos só pelo app

Nosso serviço de atendimento de urgências e emergências, o Alice Agora (AA), consegue resolver 60% dos casos. Assim, o membro aciona o AA, é atendido em até 35 segundos, relata sua queixa por texto ou áudio e recebe a orientação do profissional de saúde da Alice via chat, sem necessidade de fazer consulta – presencial ou por videoconferência. 

Nota de satisfação do membro com consultas digitais da Alice é de 4,92 de um total de 5

Estudo publicado na revista científica BMC Research Notes mostra altos níveis de satisfação dos membros com a telessaúde da Alice. Foram avaliados mais de 4 mil atendimentos protagonizados por nossos enfermeiros, e o escore final foi de 4,92 num total de 5 – mais de 98% de aprovação. As principais queixas atendidas foram de infecções respiratórias, problemas gastrointestinais e dores musculares.

83% das queixas dos membros são resolvidas sem necessidade de ir ao pronto-socorro

O Time de Saúde consegue resolver 83% das demandas dos membros – principalmente pelo app e por teleconsultas. Os membros que respondem pelo restante das queixas (17%) são encaminhados pelo TdS à nossa Comunidade de Saúde, entre médicos especialistas renomados e hospitais de excelência.

86% dos membros da Alice estão com a saúde “boa” ou “excelente”

A Alice oferece aos membros uma ferramenta proprietária exclusiva para mensurar os principais pilares da sua saúde: o Score Magenta. Ao responder questionário baseado em protocolos reconhecidos pela Ciência, o membro consegue avaliar como estão sua alimentação, saúde mental, atividade física, sono, qualidade de vida, hábitos e vícios. O Time de Saúde acompanha a evolução do indicador a cada 3 meses, personalizando o cuidado do membro conforme sua nota nos pilares de saúde e seu momento de vida. 

Análise concluída em janeiro deste ano mostra que 86% das pessoas que fizeram o Score Magenta apresentam resultados na faixa “boa” ou “excelente” – o que indica sucesso das intervenções dos profissionais de saúde da Alice para a saúde global dos membros. 

43% dos membros com alimentação ruim evoluíram para “boa” ou “excelente”

Nutrição é um pilar da atenção primária da Alice. Nós oferecemos encontros coletivos com nossos nutricionistas – hoje, todos os membros podem participar. Esses encontros são temáticos de alimentação saudável. A Jornada Personalizada de Saúde, a que os membros têm acesso, inclui trilhas de cuidado em nutrição, com planner de alimentação, ebook de receitas saudáveis {e saborosas} e outros itens. Com nosso modelo de cuidado, quase metade dos membros com Score Magenta ruim em alimentação já evoluiu para “boa” ou “excelente”. 

Modelo da Alice reduz sintomas graves de ansiedade em 5 meses

Na Alice, 33% dos membros apresentaram resultados do Score Magenta com alterações relevantes para o pilar de saúde mental, e seus sintomas foram classificados em leves, moderados ou graves. Após um mês de cuidados do Time de Saúde, membros com sintomas graves tiveram melhora expressiva no GAD-7 (escala de ansiedade validada pela Ciência), passando para sintomas moderados. Em 5 meses, os sintomas regrediram para leves. 

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