Nos últimos anos, as empresas vêm enfrentando desafios cada vez maiores em atrair e reter os melhores profissionais do mercado de trabalho, sobretudo em setores ligados à tecnologia. O talent acquisition é uma das estratégias que ajuda nesse processo.
Uma pesquisa feita em 2023 pela consultoria Manpower Group em 41 países e territórios mostrou que aproximadamente 4 em 5 empregadores relataram dificuldade para encontrar os talentos de que precisavam naquele ano. A taxa foi mais do que o dobro do nível registrado dez anos antes. No Brasil, a pesquisa de 2023 registrou o nível mais alto em 17 anos.
A dificuldade de contratar é causada por uma série de fatores, entre eles:
- Mudanças no mercado de trabalho,
- Surgimento de novas tecnologias,
- Envelhecimento da população brasileira
- Falta de diversidade e inclusão.
O setor mais impactado, mostrou o levantamento, foi o de TI (tecnologia da informação) e dados.
Assim, essa realidade vem exigindo que as empresas adotem estratégias cada vez mais inovadoras para se destacarem enquanto contratantes em um mercado altamente competitivo por talento.
Uma dessas estratégias é o talent acquisition, que, na tradução livre para o português, significa “aquisição de talentos”. Muitas vezes, o termo é utilizado como sinônimo de “recrutamento”, embora haja diferenças significativas entre as duas abordagens.
Vale ressaltar que uma estratégia não exclui a outra. A empresa pode escolher entre as duas e utilizá-las em diferentes momentos de desenvolvimento de seus negócios. Vamos entender a seguir a diferença entre as duas e quais os pontos de interação entre elas.
O que é recrutamento?
Recrutamento é a abordagem tradicional usada por departamentos de recursos humanos para preencher as vagas disponíveis nas empresas, no menor tempo possível. É uma ação considerada mais reativa, respondendo às demandas imediatas da empresa, seja por causa da desocupação de uma vaga ou pela necessidade de novos postos em determinada área da empresa.
Nessa estratégia, os recrutadores usam as etapas comuns de um processo seletivo, como anúncio da vaga, triagem de currículos e entrevistas, até encontrarem o candidato ideal para a vaga. Ou seja, é um processo com começo, meio e fim.
O que é talent acquisition?
Já o talent acquisition é uma abordagem menos imediatista e mais elaborada, que pensa mais a longo prazo e vai além da tarefa de preencher uma vaga em aberto.
Essa estratégia engloba o mapeamento das necessidades futuras de talentos da empresa com base em suas estratégias de negócios e planos de crescimento futuro.
Assim, o maior objetivo do talent acquisition é criar um banco de talentos para a empresa, antecipando futuras necessidades de contratação. Isso requer um foco em construir relacionamentos de longo prazo com profissionais que sejam alinhados com as necessidades e a cultura da empresa, mesmo que não haja vagas disponíveis no momento.
Esse processo envolve também a construção da marca da empresa contratante no sentido de torná-la atraente no mercado de potenciais novos funcionários.
Outra possibilidade de atuação é quando o talento que a empresa precisa ou potencialmente vá precisar já esteja dentro da organização, mas precisa de uma “lapidação”. Nesse caso, cabe ao gestor de talent acquisition promover treinamentos ou uma formação específica para desenvolver o colaborador.
Retenção de talentos: o que é e a importância da saúde
Principais tendências para o recrutamento
Uma pesquisa divulgada pelo LinkedIn em 2024 mostrou as seis principais tendências para recrutamento no futuro:
- Uso da inteligência artificial para auxiliar na automação de tarefas mais corriqueiras e na criação da descrição das vagas, entre outras funções menos estratégicas;
- Profissionais de recrutamento ajudarão a criar equipes com competências necessárias para o futuro mercado de trabalho com maior foco em contratações baseadas em competências, em vez de priorizar apenas universidades renomadas e diplomas;
- A qualidade das contratações será uma prioridade nas estratégias de recrutamento;
- A agilidade será uma característica essencial para as equipes de recrutamento;
- As equipes de recrutamento irão defender políticas de regime de trabalho flexível.
- A elaboração de um novo guia será essencial para atrair talentos da Geração Z.
Retenção de talentos
Nesse contexto, olhar para a retenção de talentos também é algo muito importante. Ou seja, ter estratégias de gestão de pessoas criadas para que os profissionais permaneçam na organização é essencial. Isso pode envolver ações para a melhoria do clima organizacional, o oferecimento de benefícios e oportunidades de desenvolvimento, além de iniciativas de reconhecimento.
Alguns fatores que contribuem para a retenção de talentos nas empresas são:
- Cultura da empresa;
- Clima organizacional;
- Oportunidades de desenvolvimento;
- Estabilidade e segurança;
- Benefícios e vantagens;
- Flexwork;
- Lideranças inspiradoras;
- Reconhecimento;
- Incentivo ao autocuidado;
- Cuidado com a saúde e o bem-estar.
Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!
Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.
Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.
Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.
Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.