Sua saúde

O que é e como aliviar a cólica menstrual? Confira 5 dicas

Entenda quais são as causas da cólica menstrual, em que partes do corpo ela pode ser sentida e as principais medidas para amenizá-la.

Bolsa de água quente para cólica menstrual

Tamanho do texto

Todo mês, a mesma história. Em um determinado momento – que varia de pessoa a pessoa – , surge um incômodo que pode ser sentido tanto no baixo ventre {o famoso “pé” da barriga} quanto na lombar, ou mesmo irradiar para as pernas ou para a vulva – e a localização pode depender da posição do útero, sabia?

É a tal da cólica menstrual.

O que é a cólica menstrual?

Cólica menstrual é a dor em cólica que surge imediatamente antes ou durante a menstruação, e acontece por causa da atividade inflamatória no endométrio (tecido que reveste o útero) que leva o órgão a se contrair, eliminando a menstruação.

Vale lembrar que cólica é o termo usado para se referir a um desconforto que pode se manifestar em outras partes do corpo e estar relacionada a outros órgãos, não só o útero.

Ela existe porque os músculos dos órgãos (normalmente os ocos) contraem e os motivos são vários: pode ser fisiológico (como o intestino) ou uma condição (como as pedras nos rins). É por isso que sentimos a dor da cólica.

Como fazer o “diagnóstico” da cólica menstrual?

O desconforto da cólica menstrual pode surgir nos dois primeiros dias do período menstrual, quando o fluxo é mais intenso.

Mas nada impede que ela apareça até mesmo um dia antes da menstruação, segundo explica Carolina Burgarelli Testa, médica ginecologista e obstetra da Alice, que também é especialista em Obstetrícia e Ginecologia pela Febrasgo e em segurança do paciente em maternidade pela Fiocruz.

Vale lembrar que é normal sentir cólica leve no início desse período menstrual, e mais da metade das pessoas com útero pode ter esse sintoma. Mas isso não significa que toda cólica menstrual seja normal.

Sentir cólica menstrual é normal?

Se é uma cólica leve no início do período menstrual, a médica ginecologista e obstetra da Alice diz que é, sim, normal. Há situações que, porém, não são assim.

“Não é normal ter cólica que não melhora com remédio ou conviver com uma cólica incapacitante a ponto de não conseguir sair de casa e fazer outras atividades. Nesses casos, é preciso passar por uma avaliação médica”, afirma a médica, que também é especialista em infertilidade conjugal pela Santa Casa de São Paulo e tem atuação em obstetrícia de alto risco na Clínica Obstétrica HC-FMUSP.

Mudanças no padrão da cólica também são sinais de alerta, segundo Testa. “Não ter e passar a ter o incômodo ou sentir que a intensidade aumentou”, exemplifica.

É normal ter cólica fora do período menstrual?

Caso a cólica surja fora do período menstrual, vale entrar em contato com um profissional de saúde.

De acordo com informações da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), um dos sinais que podem indicar que o incômodo não está associado apenas à cólica menstrual é a dor pélvica acíclica (ou seja, sem relação com o ciclo menstrual), além de:

  • Dispareunia (dor durante ou depois de uma relação sexual);
  • Sintomas desde a menarca (primeira menstruação);
  • Piora progressiva;
  • Sangramento uterino anormal;
  • Malformações renais;
  • História familiar de endometriose;
  • Falha no tratamento clínico.

Quais as causas da cólica menstrual?

As causas mais comuns da cólica menstrual são:

  • Causa primária: ocorre por conta dos agentes inflamatórios que aumentam no período menstrual.
  • Causas secundárias:
    • Endometriose;
    • Pólipos;
    • Miomas uterinos;
    • DIU (não é regra, mas pode ocorrer uma piora da cólica após a colocação desse método anticoncepcional);
    • Causas hormonais (como maiores níveis de estrogênio, que ocorrem em caso de obesidade, por exemplo).

A intensidade da cólica pode variar conforme a sensibilidade à dor de cada pessoa, mas em geral é maior em quem tem um maior fluxo menstrual.

“Há quem sinta uma discreta cólica que não relacionada à menstruação, mas ligada à manipulação do colo do útero. Isso acontece durante procedimentos médicos ou no momento de colocação de um absorvente interno ou de um copo coletor, por exemplo”, explica Testa.

Cólica menstrual com outros sintomas. Devo me preocupar?

Náusea, dor de cabeça, diarreia e até mesmo desmaio são sintomas que podem aparecer junto com a cólica menstrual, segundo informações do Ministério da Saúde.

Embora não significam, necessariamente, algo fora do comum, são incômodos que podem trazer prejuízos à qualidade de vida da pessoa – para isso, os profissionais de saúde podem ajudar.

Tem como prevenir a cólica menstrual?

Alguns hábitos de vida podem ajudar, sim, a aliviar o desconforto da cólica menstrual, sabia?

De acordo com informações da Secretaria de Saúde do estado de Goiás, fazer exercícios físicos com regularidade e em uma intensidade moderada (especialmente os aeróbicos, como correr, nadar, pedalar) ajuda a liberar as endorfinas (hormônios do prazer), que aumentam a sensação de bem-estar, confiança e, também, melhoram a resistência à dor.

O mesmo vale para a alimentação. Alimentos muito gordurosos atrapalham o funcionamento do intestino que, se não for bem cuidado, pode agravar os quadros de dismenorreia (termo técnico para cólica menstrual). É importante, então, reforçar a alimentação com frutas e verduras, além de manter o corpo hidratado.

5 dicas para aliviar cólicas menstruais

Confira abaixo cinco dicas da Carolina Testa, médica ginecologista e obstetra da Alice, sobre como aliviar as cólicas menstruais:

  1. Água quente;
  2. Mudança de estilo de vida;
  3. Alimentação saudável;
  4. Atividade física regular;
  5. Alice e seu cuidado global.

Como a água quente alivia a cólica menstrual?

Para amenizar as cólicas, a água quente é uma ótima aliada e, em geral, faz as mulheres se sentirem melhor – seja num banho quente ou morno, com uma bolsa de água quente ou, melhor ainda, num banho de imersão, se possível.

“Para quem sente dor de cólica nas costas, uma ducha na lombar pode ser de grande ajuda. Quem sente mais dor no pé da barriga vai acabar se beneficiando mais da bolsa de água quente”, sugere a médica.

Estilo de vida saudável e cólica menstrual: como ajuda?

Quando o assunto é alívio a médio e longo prazo para as cólicas menstruais, a opção é uma mudança no estilo de vida. Isso significa ter uma alimentação saudável, fazer atividades físicas e saber gerenciar bem os momentos de estresse {que a gente sabe que eles acontecem}.

Alimentação contra a cólica menstrual: o que comer?

Quanto à alimentação, os itens menos indicados, segundo Testa, são os da classe de compostos chamada xantina. Entram aí:

  • Café;
  • Chocolate;
  • Chá-mate;
  • Refrigerantes com guaraná ou de cola.

“Também sugerimos reduzir um pouquinho os carboidratos, que podem gerar uma distensão abdominal e piorar os sintomas nesse período”, explica a médica.

Atividade física contra as dores do período menstrual

Em relação às atividades físicas, a da médica recomendação é praticar aquela que a pessoa conseguir fazer e que, principalmente, a fizer feliz – só assim para conseguir manter a regularidade e os benefícios a curto, médio e longo prazo.

Alice e seu cuidado global

Um diferencial da Alice é olhar de forma global para o membro, com um time multidisciplinar. A(o) ginecologista vai olhar se a pessoa tem alguma causa anatômica para aquela cólica, se a medicação é necessária, mas preparadores físicos e nutricionistas podem trabalhar conjuntamente para oferecer uma abordagem completa e deixar a paciente em situação mais confortável.

Medicamentos para cólica menstrual

O que sabemos que melhora a cólica são os anti-inflamatórios e, em alguns casos o profissional de saúde pode prescrever, após avaliação, uma medicação que diminua o volume de sangramento.

Faz sentido tomar remédio antes da menstruação?

Não, mas a recomendação é não esperar o incômodo ficar insuportável para tomar um medicamento para a cólica, segundo explica a médica.

“Não custa reforçar: a queixa de dor de cólica menstrual deve ser sempre valorizada. Não é sempre que a cólica é um sinal de problema, mas se ela for limitante é preciso passar por uma avaliação médica”, lembra Testa.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!

Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.

Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.

Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.

Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Peça um orçamento

empresas estão simulando

Escolha aqui seu plano ideal