Conheça nossos planos de saúde

Como incentivar atividades físicas nas empresas

Conheça os benefícios que atividades físicas nas empresas pode trazer para os funcionários {e como colocar o pessoal para se mexer}.

Ana Araujo
| Atualizado em
5 min. de leitura
Pessoas fazendo o exercício prancha

Pessoas fazendo o exercício prancha

Tamanho do texto

Promover atividades físicas nas empresas é, de certa forma, como ter um cantinho de plantas em casa. É preciso começar de algum lugar {nem que seja por uma mudinha} e depois cuidar das regas, podas e adubagem. Até dá um pouco de trabalho, mas não é uma delícia ter uma paisagem verde dentro do lar?

Seja para formar jardins — ou colaboradores mais ativos {e felizes} —, respeitar uma linha do tempo faz parte do processo.

“Vivemos em uma sociedade imediatista, mas mudar comportamentos e hábitos precisa ser visto como um trabalho de formiguinha e construído com o tempo”, diz Renata Antunes, preparadora física da Alice.

Pensando em um tabuleiro, tipo o Jogo da Vida {lembra?}, é preciso começar de algum ponto. 

Benefícios das atividades físicas nas empresas 

Para a preparadora física, a melhor forma de dar o pontapé inicial é por meio de algo que a pessoa esteja disposta e motivada a conhecer. 

Os RHs podem entrar como facilitadores desta exploração. Incentivar o work-life balance, inclusive, ajuda os colaboradores a terem tempo livre para explorar seus gostos e se dedicarem ao que curtem. 

Por exemplo, se o hobby de alguém for cuidar de plantas, regá-las {até no meio do expediente, para dar uma esticada no corpo} já pode ser suficiente para começar a se mexer. É o que chamamos de pausa ativa

Falando em exploração, alguns benefícios corporativos focados em atividades físicas podem encorajar as pessoas a testarem exercícios — e, quem sabe, se apaixonarem por algum —, já que abrem as portas para a pessoa experimentar modalidades sem compromisso ou burocracia.

Agendas flexíveis também facilitam a vida de quem prefere se mexer em horários menos convencionais, como no final da manhã, na hora do almoço ou um pouco antes do fim do expediente.

A ideia é que este seja apenas o início, para que a pessoa comece a perceber os efeitos de uma vida ativa no seu bem-estar e siga procurando formas de se mexer.

“Se ela gosta de escutar música, porque não utilizá-la como estratégia em alguma prática física como a caminhada, pedalada, dança, limpeza do automóvel ou da casa? Da mesma maneira, se a pessoa gosta de ler um livro podemos incentivá-la a caminhar alguns minutos até uma praça e fazer sua leitura de lá, e assim por diante”, exemplifica Renata.

Sem a pessoa perceber, já mexeu o corpo por minutos valiosos — e já vai começar a colher benefícios das atividades físicas, como melhora da qualidade do sono e diminuição da ansiedade.

Atividade física melhora a performance cognitiva

“Além de prevenir e tratar doenças, como ansiedade, estresse, depressão e lombalgia, há estudos que relacionam atividade física com melhora da performance cognitiva (pensar, reter, manipular, memorizar, idealizar, entre outras) e poder de decisão”, afirma Bruno Cerazi, preparador físico da Alice. 

Uma pesquisa divulgada na Harvard Business Review também descobriu que funcionários que praticam exercícios físicos têm melhor integração entre vida pessoal e profissional. 

Na Alice, uma parceria da área de People com os preparadores físicos rendeu o Saí do Sofá, desafio no qual os próprios Pitayas {como chamamos nossos funcionários} estabelecem suas metas de exercícios. 

Enquanto alguns treinam para correr maratonas {literalmente!}, outros colocam como objetivo praticar algo mais simples, nem que seja caminhar até a padaria uma vez por semana — todos os perfis e limites são bem-vindos no desafio. 

Ao final do mês, quem bate sua própria meta acumula Alice Coins, que podem ser trocadas por mimos como squeeze, chinelo, camiseta e até tapete de yoga

“O objetivo é que o desafio seja o mais inclusivo possível, não gere cobrança e aumente a autoeficácia dos participantes, que podem a cada mês se desafiar de forma diferente”, explica Antunes.

https://www.youtube.com/embed/hDNqTDHNeRs

Outra medida interessante é promover eventos e palestras que conscientizem os funcionários. Nada entediante: cuide para que a experiência seja divertida. 

Se existir a possibilidade, a forma mais eficaz de engajar os colaboradores na vida ativa é combinar intervenções a distância (como o desafio Saí do Sofá) e no trabalho presencial (como workshops e eventos), de acordo com um estudo publicado no jornal científico BMC Public Health.

Se não tiver como fazer isso, sem problemas: todo esforço é válido para colocar os funcionários para se mexer — e todo mundo sai ganhando.

Resumindo, olha só quanta coisa sua empresa pode fazer para incentivar os funcionários a praticarem atividades físicas:

  • Incentivar o work-life balance;
  • Rever os benefícios oferecidos;
  • Propor agendas flexíveis;
  • Criar desafios e gamificar a experiência de se exercitar;
  • Premiar quem cumprir suas metas de atividades físicas;
  • Procurar profissionais de saúde e educadores físicos para dar palestras.
Planner de Controle de Hábitos

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos