Conheça nossos planos de saúde

Ferramentas de RH: como melhorar a gestão de pessoas

Adotar ferramentas de RH unifica processos e permite acompanhar o colaborador desde o início. Conheça as principais.

Time Alice
| Atualizado em
8 min. de leitura
Ferramentas de RH

Ferramentas de RH

Tamanho do texto

Quais são as melhores ferramentas de RH? Essa é uma pergunta comum quando uma empresa começa a crescer e precisa estruturar mais a área de gestão de pessoas

Elas são muito úteis, pois ajudam a organizar os processos, acompanhando de perto os colaboradores durante toda a trajetória na empresa. 

Além disso, por meio destes rituais e sistemas, os líderes passam a seguir métodos e procedimentos previamente definidos, o que proporciona unidade ao gerenciamento das equipes.

Confira abaixo a lista com as principais. 

Ferramentas de gestão de pessoas: tudo começa no onboarding 

Quando um novo colaborador se junta ao time, há todo um trabalho de integração que precisa ser feito, certo? 

Por isso, uma das principais ferramentas do RH é o onboarding. Ela ajuda a proporcionar, desde o início, uma boa experiência na empresa.

Pra começar, isso envolve questões burocráticas e operacionais, como verificar documentos e organizar dados da equipe. Para esse processo, existem sistemas que são tipo a “base mãe” do RH para armazenar as informações gerais dos funcionários, como o Bamboo.

Mas o onboarding é, sobretudo, uma fase de introdução à cultura da organização

Muitas empresas levam a sério o ditado “a primeira impressão é a que fica” e capricham nas boas-vindas com kits, mimos, brindes, mensagens personalizadas e vídeos de apresentação. 

Atividades práticas, porém, costumam dar uma visão melhor a quem está chegando. 

Palestras, workshops e cursos de capacitação permitem ao novo integrante da equipe compreender os objetivos da empresa, as virtudes que servem de guia para o trabalho desenvolvido e como isso tudo se conecta com as atividades que ele vai desempenhar. 

Avaliação de desempenho, reconhecimento e feedback no gerenciamento de pessoas 

Para saber como vai a performance individual e coletiva, uma das melhores ferramentas de RH é a avaliação de desempenho {e utilizar um sistema como o da CultureAmp, por exemplo, pode ajudar}. 

Há vários métodos que podem ser utilizados para fazer essa análise e descobrir se os objetivos propostos foram alcançados.

Por escalas ou pontuações, é possível aferir a contribuição de cada pessoa do time, os aspectos que foram positivos e o que precisa melhorar. 

Os resultados ajudam o RH a organizar treinamentos e a coletar dados para melhorar os processos de contratações.

Já os gestores conseguem entender a evolução da empresa {é possível fazer comparações no tempo, entre pares ou por equipes} e fazer correções de rumo de forma construtiva.

A avaliação de desempenho também pode ser a base para definir recompensas e benefícios {e isso tem bastante peso na motivação, satisfação e bem-estar da equipe, né?}. 

Feedback

É importante que toda avaliação de desempenho seja sucedida de um momento exclusivo de feedback

Assim, líder e liderado conversam sobre a performance e podem elaborar um plano de desenvolvimento individual (PDI), se acharem necessário. 

E por falar em feedback, vale também registrar que ele está cada vez mais rotineiro e objetivo! A tecnologia tem dado uma forcinha para isso! 

Plataformas de gestão de projetos {falaremos um pouco mais sobre isso mais abaixo!}, programas de mensagens instantâneas e redes sociais corporativas facilitam a troca de comentários, opiniões, sugestões e elogios. 

Ferramentas de RH que medem o engajamento e a satisfação 

Pesquisa de clima 

É um instrumento usado para analisar a fundo como anda o ambiente de trabalho. O que vai bem? O que precisa ser melhorado? 

A proposta é descobrir como a empresa é vista pelos funcionários. Realizada uma ou duas vezes por ano, ela é composta por perguntas alinhadas aos valores e aos princípios da organização. 

Hoje em dia, tudo pode ser feito eletronicamente, e os dados dos participantes são anonimizados para que possam ser sinceros. 

Além de sinalizar pontos fortes e oportunidades de melhoria, esse tipo de consulta permite aferir se o local pode ser considerado um bom lugar para se trabalhar {e isso pode ser fator de atração e de retenção de talentos!}. 

Ao final da pesquisa, é comum perguntar se o colaborador recomendaria a empresa para um colega ou amigo, dando uma nota de 0 a 10. A média alcançada forma o Net Promoter Score (NPS), que costuma ser bastante comparado entre as empresas.

Pesquisa de engajamento

É um breve questionário, que busca verificar como anda a relação do time com o trabalho. 

A ideia é saber o que os colaboradores apreciam na empresa, se estão satisfeitos com os gestores e quais pontos precisam melhorar. 

O levantamento pode ser feito com um grupo ou com a firma toda, a partir de formulários eletrônicos ou soluções tecnológicas específicas. 

Algumas empresas realizam pesquisas de engajamento em intervalos cada vez mais curtos, para adotar medidas com mais agilidade. 

Pesquisa de pulso

A pesquisa de pulso {ou pulses} refere-se a uma checagem rápida que a empresa pode fazer sobre um tema específico.

Com perguntas simples e diretas, é possível avaliar o nível de adesão a uma prática ou aprofundar alguma questão apontada em outro levantamento. 

O mais legal é que os colaboradores respondem rapidamente {de forma anônima ou não}, a partir de um link que pode ser enviado a qualquer momento {por email, app, SMS, chat}. 

Tem empresa que mede os pulsos semanalmente, com base em fatores e dimensões, como bem-estar, carreira, estrutura, reconhecimento, justiça e felicidade no trabalho.

Alguns sistemas de inteligência artificial {como a Pulses} agrupam as respostas levando em conta os elementos que podem estar estimulando o time ou tirando a motivação dos colaboradores.

Programas de capacitação

Estabelecer um programa de capacitação focado nas habilidades mais importantes para o sucesso do negócio também é uma das boas ferramentas de RH. 

Com cursos e treinamentos voltados ao aprimoramento profissional, ganham os membros do time e as empresas. 

As necessidades de capacitação podem ser identificadas por meio das avaliações de desempenho e pelas pesquisas. 

Também vale a pena investir em atividades voltadas à saúde e bem-estar

Com pessoas que se cuidam e bem dispostas, há um maior engajamento e melhores resultados!

Plataformas para gestão de projetos

Algumas plataformas também ajudam a acompanhar a gestão de projetos e a criar um fluxo de trabalho. 

Embora não sejam ferramentas específicas de gestão de pessoas, esses sistemas podem ser úteis tanto para o time de RH quanto para outras equipes na empresa. 

Normalmente, os colaboradores se veem num quadro em que as atividades são divididas por etapas. 

É possível descrever o que é esperado, atribuir responsabilidades, definir prazos e fazer comentários ao longo da execução. As entregas se transformam em dados estatísticos sobre o desempenho individual e coletivo. 

O Trello, por exemplo, permite organizar o fluxo de trabalho conforme fizer mais sentido para a organização. 

Esquemas táticos pré-prontos são oferecidos para facilitar o trabalho de startups, equipes remotas, times de marketing, de engenharia ou de design. 

Também dá para usar a ferramenta para fazer brainstorming, gerenciamento do tempo e elaboração de memórias de reuniões. 

Outros sistemas que oferecem facilidades semelhantes são o Monday e o Asana

Soluções que ampliam a comunicação interna para fortalecimento da cultura

Para o fortalecimento da cultura da organização, é sempre bom contar com soluções que possibilitem disseminar informações e estimular a colaboração. 

Por exemplo, o Google Workplace oferece mecanismos para uma atuação integrada. 

Reuniões, troca de mensagens instantâneas, elaboração de sites, criação de salas virtuais, redação de documentos e utilização de planilhas são alguns deles. 

Quem tem um gmail particular provavelmente já conhece alguns desses recursos. 

Mas é a versão Business que oferece uma gama de funcionalidades que vão facilitar o trabalho dos usuários. 

Uma das principais vantagens para a empresa é centralizar tudo em um mesmo espaço virtual para facilitar a interação dos times. 

Já conhece a Alice para Empresas?

Uma boa gestão de pessoas passa sempre pelo cuidado com a saúde e com o bem-estar dos colaboradores. 

Isso faz toda a diferença no engajamento do time, na felicidade no trabalho e na atração e retenção de talentos.

A Alice é mais que um plano de saúde. 

Um plano de saúde oferece hospitais, laboratórios e uma rede credenciada de médicos. A Alice tem tudo isso {com cobertura nacional de altíssima qualidade, por sinal} e vai além: tem um Time de Saúde que acompanha os membros de pertinho, de forma personalizada, coordenada e humana, sempre de olho na prevenção e na promoção de hábitos saudáveis.

Estamos preparados para ajudar nos objetivos de saúde dos seus colaboradores (como dormir melhor ou começar a correr), nas queixas do dia-a-dia (como uma dor de barriga) ou mesmo em uma emergência.

O resultado disso são colaboradores mais saudáveis e que amam de verdade o benefício de saúde. E mais: tudo isso com uma experiência incrível para o RH. Uma contratação rápida, sem burocracia, sem permanência mínima e sem surpresas na hora do reajuste.

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos