Conheça nossos planos de saúde

Novos escritórios: saiba quais são as tendências

A pandemia mudou radicalmente o modo como trabalhamos, e novos escritórios precisam se adaptar às necessidades do mercado de trabalho.

Time Alice
| Atualizado em
8 min. de leitura
Novos escritórios: saiba quais são as tendências

Novos escritórios: saiba quais são as tendências

Tamanho do texto

Quem aí já viu o filme “Tempos Modernos”, do Charlie Chaplin? Na obra, o icônico personagem vai pra fábrica {que eram os “novos escritórios” da época} todos os dias, realizar as mesmas atividades, exatamente do mesmo jeito. 

Quão doido é pensar que até a pandemia essa ainda era a realidade de boa parte das empresas? O modelo de trabalho pré-pandêmico ainda reproduzia a linha de produção da Revolução Industrial, do século XIX. Vamos combinar que o prazo para atualizá-lo expirou já faz uns aninhos, né? 

E em 2020, devido à Covid-19, as empresas foram forçadas a se reinventar. Foi preciso fechar espaços físicos e adotar o trabalho remoto. Com isso, um fato se tornou evidente: ao visitar o escritório menos vezes, os trabalhadores viram sua relação com esse espaço mudar por completo. E, se essa relação muda, o próprio escritório precisa também ser adaptado.

Dessa forma, hoje, a pergunta é: como será {ou já é?} o escritório do futuro?

É inegável que o trabalho remoto deu certo para muitas empresas. No entanto, há uma divisão entre os profissionais que se adequaram ao home office, aos que preferem o modelo presencial e aqueles que veem no híbrido, um misto dos dois formatos, como o ideal. 

>> [Report] Os modelos de trabalho adotados por empresas inovadoras

Ou seja, o “one size fits all” definitivamente não cabe mais para ninguém. Nos dias de hoje, é preciso combinar a cultura organizacional com o perfil dos colaboradores. Em outras palavras, tchau, tchau rigidez e seja muito bem-vinda flexibilidade. 

Quase tudo é móvel na Movile

Com a pandemia, a Movile, investidora de empresas como iFood, Sympla, PlayKids, Afterverse e MovilePay, percebeu que os colaboradores sentiam falta de se conectarem uns com os outros. 

Por isso, quando a empresa repensou o escritório, a flexibilidade ditou as regras por lá. Eles adaptaram o espaço para comportar os diversos negócios e as necessidades distintas de encontros da empresa. 

Pensando justamente em facilitar as interações entre as pessoas e os diferentes times, a maior parte das mesas não são fixas, telas e quadros também ganharam mobilidade e existem mais poltronas confortáveis do que estações de trabalho.

Assim, ninguém fica “preso” em um único lugar, podendo se juntar e produzir de diferentes espaços com múltiplas equipes. Muito bom poder literalmente arrastar sua mesa pra trocar ideia do lado de qualquer pessoa, não é? 

E é justamente por causa desta flexibilidade que o espaço foi pensado para que os colaboradores possam ir quando quiserem, mesmo que a organização trabalhe majoritariamente de forma remota. 

Dessa maneira, a empresa facilita os encontros presenciais {que fortalecem as conexões} sem abrir mão do home-office, que é um fator que facilita e pode ajudar no work-life balance.

>> Como engajar sua equipe no home office?

Além disso, o ambiente foi projetado de maneira que refletisse a cultura e os valores da investidora. 

Logo na entrada, há uma recepção que expressa um valor da companhia: pessoas apaixonadas. O local traz fotos dos funcionários e um pouco da história do grupo. Seguindo por um corredor, um mural colorido feito com grafite ressalta o pilar de diversidade.

GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA banner

A Alice foi para a Arena {literalmente} 

As virtudes da Alice também foram a base para a construção dos ambientes multifuncionais do nosso novo office, projetado para atender às necessidades do nosso modelo de trabalho remote-first.

“A premissa básica para o nosso novo office foi que a experiência tinha que ser incrível tanto para quem está no presencial quanto aqueles que trabalham de forma remota. ”, diz Sarita Vollnhofer, responsável pela área de People aqui da Alice

Em função disso, há três tipos diferentes de estações de trabalho,desenhadas para atender diferentes demandas e facilitar a troca entre as equipes que nem sempre estão no mesmo lugar. Elas ficam localizadas nos primeiro e segundo andares do prédio – que representam as virtudes “subimos a barra e evoluímos todos os dias” e “encorajamos autenticidade e transparência” – onde também estão as salas de reunião.

O ambiente conta com mesas compartilhadas, ideais para reuniões informais dos times que estão no escritório e para trabalhos colaborativos. Além disso, há estações abertas que atendem às pessoas que desejam focar em uma tarefa individual sem perder o engajamento com os demais colegas.

Porém, a nossa estrelinha dourada fica por conta das cabines individuais, inspiradas pelos tradicionais orelhões. Esses espaços possuem uma boa acústica e são ideais para momentos de foco e privacidade, além de serem super práticas para as reuniões online.

>> Novo office da Alice tem projeto inédito para o trabalho híbrido

Já o andar térreo traz ambientes que estimulam a conexão entre os Pitayas para além das demandas do dia a dia. Inspirado nas virtudes “vamos pra Arena”, “trabalhamos com paixão pelo propósito” e “nos importamos com as pessoas genuinamente”, ele conta com um auditório em formato de arena – símbolo importante da nossa cultura – para reuniões, treinamentos, eventos e gravações, possibilitando simultaneamente a participação remota e presencial, com capacidade para 270 pessoas.

Além disso, o pavimento possui um refeitório aconchegante com jardim e cabines de atendimento de telemedicina para o Time de Saúde – equipe de atenção primária digital, formada por enfermeiros e médicos, disponível 24 horas por dia.

A sede atende ainda a todos os requisitos de acessibilidade e conta também com vestiário, lactário e banheiros unissex, além de um rooftop.

>> Benefícios da pausa ativa no trabalho

“Hoje em dia, as pessoas vão para o escritório buscando formar conexões, que são mais difíceis de conseguir em um ambiente estritamente online. A gente acredita muito que o modelo remoto é superfuncional, mas a gente também acredita que faz a diferença ter esse ambiente presencial de troca entre os colaboradores {os famosos cafezinhos e conversas de corredor}.”

Sarita Vollnhofer, responsável pela área de People da Alice

Sinta-se em casa na Alelo 

Quando se monta um escritório, é preciso garantir que todos os funcionários se sintam confortáveis e bem-vindos. 

Por conta disso, a Alelo reformou o escritório para deixá-lo com “cara de casa” com o objetivo de estimular os funcionários a frequentarem o espaço. E as escolhas não foram por acaso.

A pesquisa “Espaços Humanos: o Impacto Global do Design Biofílico no Ambiente de Trabalho”, conduzida por Bill Browning, um dos principais pensadores e estrategistas no ramo da construção sustentável, e pelo Sir Cary Cooper, professor de psicologia organizacional e saúde da Universidade de Lancaster, analisou os impactos da presença de espaços verdes e de luz natural nos ambientes corporativos. 

O estudo revelou que a luz natural está no topo da lista de elementos mais desejados nos ambientes corporativos, seguidos pelos espaços verdes e plantas espalhados pelo local. 

E essa preferência tem até nome, sabia? A biofilia, conceito popularizado pelo renomado biólogo Edward O. Wilson em 1984, descreve a relação inata entre o homem e a natureza, além de tratar da necessidade que temos de permanecer conectados a ela. 

Em outras palavras, no caso de ambientes urbanizados, esses elementos ajudam no bem-estar psicológico. 

Por isso, a Alelo adaptou seu escritório para aumentar os espaços verdes e investiu em um design que favorece a entrada da luz natural. 

E vale lembrar que a principal cor deles é justamente o verde, que é amplamente associada à natureza. 

Além disso, para deixar o novo escritório ainda mais aconchegante e com carinha de casa, a empresa contratou perfumistas para desenvolver um aroma personalizado para o ambiente. Assim, quando funcionários e clientes entram na empresa, esse cheiro serve para fixar uma memória olfativa 

Tempos modernos na Danone 

Um grande legado da pandemia foi o aumento do senso de união e solidariedade entre as pessoas. Ao passo que o coronavírus se proliferava em nível nacional, nasciam iniciativas coletivas de apoio e amparo por todos os cantos do país. 

E a Danone trouxe esse contexto de ajuda mútua para dentro do seu novo escritório. A empresa reformou o local e disponibilizou seu espaço para amamentação para todas as pessoas do prédio em que está localizado {e não somente para suas funcionárias}.

Assim, todas as mamães (trabalhando ou não na Danone) que precisarem de um local para amamentar ou tirar leite podem contar com o apoio e a ajuda da empresa do ramo de laticínios.  

Legal, né? Que essas tendências se espalhem pelas empresas e que a gente tenha ainda mais exemplos de novos escritórios focados na saúde e no bem-estar de todos. 

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos