Conheça nossos planos de saúde

Quais equipamentos as empresas são obrigadas a fornecer?

O que é obrigação do empregador e o que cabe ao funcionário buscar? Vem saber mais!

Time Alice
4 min. de leitura
Quais equipamentos as empresas são obrigadas a fornecer?

Quais equipamentos as empresas são obrigadas a fornecer?

Tamanho do texto

Quem recebe cadeira de escritório, fones de ouvido e mouse da empresa para trabalhar é privilegiado ou apenas está recebendo o que lhe é por direito? 

A resposta parece simples, mas depende do modelo de trabalho de cada um. Para entender melhor, vamos por partes. 

Trabalho presencial: quais equipamentos as empresas precisam fornecer? 

Antes da pandemia, a regra geral era: a empresa tinha a obrigação de fornecer os equipamentos de trabalho aos funcionários, como computadores, cadeiras e fones, e zelar para que eles seguissem as normas de segurança. 

Ou seja, quando o colaborador chegava na empresa, ele precisava encontrar uma estação de trabalho com os equipamentos necessários para que ele pudesse desempenhar a função e de forma segura. 

Aí entram, por exemplo, os computadores e fones de ouvido, mas também os apoios para os pés, os adaptadores de tela e os mousepads com apoio para o punho. 

E o que mudou? Com muita gente indo trabalhar de casa para evitar a disseminação da covid-19, os modelos de trabalho remoto, que antes eram menos comuns, tornaram-se bem mais frequentes. E as regras tiveram de se adaptar a essa nova realidade. 

Como anda a saúde do colaborador brasileiro? Veja estudo
Baixar agora

Trabalho remoto: o que a empresa precisa fornecer?

Como o trabalho home office não era tão comum quanto se tornou de 2020 para cá, não havia muita regulamentação sobre o que as empresas precisavam ou não atender nesses casos. E, mesmo depois, as regras não são tão claras sobre quais equipamentos ou produtos devem ser obrigatoriamente entregues aos funcionários. 

Para entender melhor, basta verificar o que diz o artigo 75-D da CLT, ou a Consolidação das Leis do Trabalho: 

“Art. 75-D. As disposições relativas à responsabilidade pela aquisição, manutenção ou fornecimento dos equipamentos tecnológicos e da infraestrutura necessária e adequada à prestação do trabalho remoto, bem como ao reembolso de despesas arcadas pelo empregado, serão previstas em contrato escrito.”

Ou seja, é previsto que haja um acordo entre a empresa e os colaboradores sobre o que será fornecido – e isso se adapta à dinâmica de cada empresa. 

Se alguém trabalha fora do país sede da instituição, por exemplo, pode ser inviável mandar uma cadeira de escritório para a pessoa. Aí pode haver um acordo de auxílio ou outra concordância entre as partes. 

Convenções coletivas: como elas influenciam?

Vale lembrar que a lei existe, mas é uma das fontes de obrigação nesse debate de o que as empresas devem fornecer de equipamentos aos funcionários. 

Outra fonte são as convenções ou os acordos coletivos entre sindicatos de categorias profissionais e os empregadores. Se uma convenção determina que a empresa precisa fornecer um auxílio home office para o trabalho remoto dos funcionários, a instituição deve seguir a regra. 

EPIs: empresas são sempre obrigadas a fornecer?

Quando o assunto são os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), não tem muita conversa: as empresas são sempre obrigadas a fornecer aos funcionários. 

Aí entram as luvas, aventais, capacetes, óculos de proteção (no caso de trabalhadores sob o risco de projéteis que voem para os olhos, radiações ou mesmo elementos químicos, por exemplo), entre outros exemplos {que a gente detalha melhor abaixo}. 

Além de entregar esses objetos aos colaboradores que deles precisem, a empresa também é responsável por fiscalizar o uso correto. E, se caso o funcionário não quiser usar, ele pode ser demitido por esse comportamento. 

Quais são os EPIs?

Os EPIs podem variar de acordo com a atividade desempenhada pelo funcionário e, principalmente, do risco que a pessoa está submetida. 

Entre os principais:

  • Proteção respiratória: máscaras e filtros, para evitar a inalação de produtos ou componentes; 
  • Proteção visual e facial: óculos de segurança, viseiras e máscaras faciais;
  • Proteção auditiva: protetores auriculares e abafadores de ruídos;
  • Proteção da cabeça: capacetes;
  • Proteção de membros superiores e inferiores: luvas, mangotes, sapatos, botas e botinas;
    Proteção de tronco: coletes e cintos de segurança, jalecos e aventais;
  • Proteção contra quedas: cintos de segurança ou cinturões, cordas;
  • Proteção contra frio: roupas térmicas, luvas e botas;
  • Proteção contra calor: roupas de proteção térmica, luvas, botas;
  • Proteção contra umidade: roupas impermeáveis, luvas e botas. 

Existe prazo para a empresa entregar EPIs e outros equipamentos?

Sim. Se for um equipamento que a pessoa precisa para começar a trabalhar, ela deve ter acesso a ele no primeiro dia de trabalho.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos