Conheça nossos planos de saúde
Baseado em evidências científicas

Teste psicológico: como aplicar na contratação de colaboradores

Avaliações ajudam a medir não só habilidades específicas, mas aspectos de personalidade e características comportamentais, e podem garantir recrutamentos mais assertivos.

Time Alice
9 min. de leitura
Um profissional de saúde está em uma mesa com uma prancheta a sua frente

Tamanho do texto

Conduzir um processo de contratação de um novo colaborador para uma empresa está longe de ser uma ciência exata. É quase impossível prever de maneira precisa se um candidato vai se encaixar na cultura organizacional. Ou mesmo se vai ficar por muito tempo na empresa, ou ainda se vai ser uma boa aquisição para a equipe. A realização de teste psicológico passou a ser um dos novos recursos para ajudar nesse momento.

A tendência de quem contrata é focar nas experiências profissionais e na formação dos candidatos. Mas esses dois aspectos listados no currículo podem não ser suficientes para garantir uma contratação assertiva. Isso porque, durante o processo de recrutamento, os candidatos querem mostrar a melhor versão possível de sua personalidade e da trajetória profissional. Ao passo que os recrutadores buscam entender a real pessoa por trás de um currículo bem feito.

Sendo assim, muitas equipes de recursos humanos vêm usando os testes psicológicos como ferramenta.

Tais avaliações costumam ser aplicadas durante o processo seletivo e servem para que as empresas entendam melhor o perfil dos profissionais candidatos a determinadas vagas em relação a quesitos como habilidades e aptidões, comportamentos, valores e ética etc.

Eles são elaborados para oferecer uma avaliação objetiva e padronizada de determinadas habilidades ou características, geralmente por meio da aplicação de perguntas e atividades estruturadas.

Neste conteúdo, vamos discutir a importância dos testes e como aplicá-los em sua empresa.

O que é teste psicológico?

O teste psicológico é uma avaliação usada por empresas e departamentos de recrutamento com o objetivo de entender as características dos indivíduos que se candidatam a uma vaga em uma organização.

A depender de seus objetivos, os testes possuem métodos bastante distintos. Resumidamente, eles servem sobretudo para medir aspectos de:

  • Personalidade
  • Inteligência
  • Habilidades cognitivas
  • Características comportamentais
  • Competências interpessoais

Para que serve o teste psicológico?

Tais avaliações são projetadas para fornecer informações e alguns insights sobre como um candidato pode se comportar em variadas situações no ambiente de trabalho.

É importante ressaltar que a aplicação e a interpretação desses testes devem ser realizadas por profissionais qualificados, geralmente por psicólogos.

Tais ferramentas surgiram em meio ao crescimento da psicologia organizacional e do trabalho. Trata-se de um ramo da psicologia que se consolidou em meados do século 19, quando a industrialização das grandes economias mundiais começou a demandar uma força de trabalho mais eficiente.

Fit cultural: o que é e como identificar nas entrevistas

Princípios da psicologia humana passaram, então, a integrar processos organizacionais de modo a resolver problemas, especialmente os relativos a recrutamento e seleção de pessoas.

O foco inicial estava na produtividade e na eficiência, mas, com o tempo, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, houve uma mudança significativa. Com ela, passaram a ser considerados no teste aspectos como motivação, satisfação e qualidade de vida no trabalho.

Por que os testes são importantes?

A realização desta etapa não é obrigatória, e nem toda empresa inclui os testes em seus processos de contratação. No entanto, cabe ressaltar que contratações inadequadas podem ter efeitos negativos para os negócios.

Futuro do trabalho: quais são as tendências e previsões?

Além de resultarem em perdas consideráveis, afetando não apenas a saúde financeira da empresa, demissões também podem impactar a cultura organizacional e a produtividade geral das equipes envolvidas.

Os testes psicológicos podem servir para alguns objetivos mais imediatos e outros a longo prazo. Listamos aqui os mais relevantes:

  1. Contratações mais assertivas: os testes ajudam a identificar candidatos que não apenas possuem as habilidades técnicas necessárias para determinada função, mas que também têm o perfil comportamental adequado para a vaga e para a cultura geral da empresa;
  2. Redução de rotatividade nas equipes: ao alinhar melhor os candidatos com as expectativas da empresa, os testes podem ajudar a diminuir a rotatividade de colaboradores nas equipes, economizando tempo e recursos;
  3. Formação de times e construção de planos de carreira: ao formar times coesos, com pessoas dotadas de características complementares, a chance de êxito aumenta. Além disso, os testes ajudam a detectar características e potenciais, auxiliando a projetar um plano de carreira consistente;
  4. Melhoria do desempenho e ganhos de produtividade: candidatos que se encaixam bem nas funções tendem a apresentar um desempenho superior, contribuindo para o sucesso organizacional.

Como aplicar teste psicológico

Antes de considerar a aplicação de testes nos processos de recrutamento, é importante refletir sobre os objetivos deles para cada caso. Em suma, tenha clareza de quais características dos candidatos seria interessante avaliar. Os testes podem abranger as habilidades específicas, os traços de personalidade ou mesmo as competências comportamentais.

Em um segundo momento, é recomendado escolher qual teste será aplicado ou se serão mais de um a serem considerados no processo de recrutamento.

Uma vez definidos quais testes serão realizados, é importante garantir que eles sejam feitos em um ambiente controlado. Certifique-se de que todos os candidatos realizem os testes sob as mesmas condições, de modo a não obter distorções nos resultados.

Cultura da empresa: 5 dicas de como crescer sem perdê-la

Ao interpretar os resultados, um psicólogo habilitado deve analisá-los e fornecer um relatório detalhado. Esse documento irá ajudar na tomada de decisão sobre o candidato.

Por fim, é interessante dar um feedback ao candidato sobre o desempenho no teste, seja qual for o resultado do processo seletivo. Essa atitude pode ser interpretada como uma cortesia, pois ajuda a pessoa a entender suas próprias habilidades e também a aprimorar pontos que careçam de desenvolvimento.

Quais os principais tipos de testes psicológicos disponíveis?

Existem vários tipos de testes que medem diferentes aspectos. Os mais comuns são:

  • Teste de personalidade: avalia como os candidatos percebem o mundo e se relacionam com os outros. Um teste famoso é baseado em cinco grandes fatores da personalidade da pessoa. Sendo assim, ele avalia os seguintes traços: extroversão, socialização, realização, neuroticismo e abertura a novas experiências;
  • Teste de atenção concentrada: mede a capacidade de foco e concentração sob pressão. Ele avalia de forma quantitativa a capacidade de atenção concentrada e sustentada de um indivíduo. E também permite testar de forma qualitativa outras habilidades neuropsicológicas, como: percepção, discriminação e varredura visual; orientação espacial; processamento de informação com velocidade e ritmo; além de algumas habilildades motoras. É particularmente útil para candidatos a cargos que exigem atenção aos detalhes;
  • Teste de raciocínio lógico: afere a habilidade do candidato em solucionar problemas e tomar decisões de forma ágil, além de exigir um pensamento crítico. Essas avaliações podem apresentar diferentes formatos, mas normalmente incluem questões sobre sequências numéricas, padrões visuais e problemas matemáticos. Esse tipo de teste é comumente utilizado em processos seletivos para cargos que requerem vigilância e/ou segurança;
  • Teste de comportamento: analisa a conduta do candidato em diferentes situações, ajudando a entender, por exemplo, como ele se comportaria em uma tarefa a ser desenvolvida em equipe ou sob extrema pressão;
  • Teste de inteligência: ajuda a identificar o potencial cognitivo do candidato. Na avaliação, os principais aspectos que costumam ser medidos são: lógica, cálculo, significado de palavras e visualização espacial.

Existe resposta certa e errada em teste psicológico?

É importante frisar que, nos testes psicológicos, geralmente não existem respostas certas ou erradas. Esses testes são ferramentas projetadas para ajudar a avaliar características e habilidades de um indivíduo.

Na maior parte dos aspectos analisados, o foco está em entender o perfil do candidato. Os resultados também são interpretados em conjunto com outras informações coletadas, como análise de currículos e entrevistas.

Além disso, muitas vezes, o que pode ser considerado “errado” em um teste muitas vezes reflete mais sobre o estado emocional ou a ansiedade do candidato do que sobre sua capacidade real. E isso também é levado em conta.

Como um candidato deve se preparar para um teste psicológico?

Apesar de não haver certo e errado, há maneiras de um candidato se preparar de forma mais adequada para um teste psicológico em um processo de recrutamento.

Talent Acquisition: Os desafios de contratar em empresas tech

Veja algumas orientações concretas:

  1. Familiarize-se e compreenda o propósito dos testes: pesquise sobre os diferentes tipos de testes que podem ser aplicados, como os listados acima. E entenda que eles são projetados para avaliar características como habilidades, traços de personalidade e competências. Eles ajudam os recrutadores a identificar se você é o candidato ideal para a vaga;
  2. Se possível, faça simulados online: existem recursos online que oferecem exemplos de testes psicológicos. Caso você saiba de antemão qual teste será aplicado no processo, praticar pode ajudar a reduzir a ansiedade e aumentar sua confiança;
  3. Mantenha a calma durante o teste: é importante estar relaxado na aplicação da avaliação. Técnicas de respiração profunda podem ajudar a controlar o nervosismo. Além disso, assegure-se de ter uma boa noite de sono na véspera;
  4. Leia as instruções com atenção: antes de iniciar o teste, leia de forma cuidadosa as instruções fornecidas. Compreender o que é esperado pode evitar errinhos desnecessários e também faz parte da análise cognitiva;
  5. Seja honesto nas respostas: seja autêntico para que os resultados reflitam seu verdadeiro eu;
  6. Receba com atenção o feedback: independentemente de qual tenha sido o resultado do processo seletivo, esteja aberto a receber feedback sobre seu desempenho. Lembre-se que os testes são aplicados por profissionais, e podem ser uma oportunidade valiosa para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!

Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.

Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.

Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.

Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.

O que achou desse artigo?

Nenhuma avaliação

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

empresas estão simulando

Escolha aqui seu plano ideal