Quanto mais saudável um funcionário está, menos ele falta no trabalho. E não é achismo: descobrimos isso ao analisar os dados de saúde dos Pitayas, os colaboradores da Alice que têm a Alice como plano de saúde.
Os resultados mostram a relação íntima entre saúde dos colaboradores e engajamento.
“Está claro para nós que as pessoas ficam mais saudáveis com a Alice e que a melhor saúde gera menos absenteísmo”, afirma Arthur Geise, médico de família e de saúde populacional da Alice.
E o engajamento? “O engajamento na empresa depende de muitas coisas internas da empresa, mas a Alice ajuda garantindo que o pilar de saúde não será um problema. Além disso, a experiência de ter a Alice é muito boa e isso torna o benefício um atrativo para os colaboradores.”
Ou seja, enquanto a Alice cuida da saúde dos colaboradores, os RHs podem focar em outros detalhes que importam na experiência dos funcionários. Todos saem felizes {e saudáveis}!
O que é o Time de Saúde da Alice?
Temos orgulho em dizer que o termo Time de Saúde nasceu aqui na Alice. Esse timaço é composto por profissionais de enfermagem e medicina altamente capacitados e disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana pelo app.
Eles são preparados para atender não apenas queixas agudas {aquelas que aparecem de repente} e urgências, mas também acompanhar demandas específicas e a evolução da sua saúde ao longo do tempo.
O objetivo é nunca te deixar só: sempre haverá um profissional de saúde por perto para te orientar.
Empresa com Alice = menos absenteísmo
Como a gente sabe que todo esse cuidado deixa os colaboradores de uma empresa, efetivamente, mais saudáveis? A gente mede {aqui, saúde também é assunto de data science}!
Para tanto, usamos uma ferramenta {também criada pela Alice} chamada Score Magenta, um indicador de saúde que dá uma nota de 0 a 1000 de acordo com suas respostas. Dorme bem? Faz exercícios regularmente? Tem hábitos nocivos, como fumar? Tudo isso vai ajudar a calcular o score.
É essa ferramenta que usamos para comparar os índices de saúde e absenteísmo dos Pitayas, como citamos bem no começo do texto.
Geise conta que, analisando o Score Magenta de pessoas há um ano sendo cuidadas pela Alice, observou-se uma melhora global na saúde. A maior delas acontece no pilar de atividade física, que subiu, em média, mais de 100 pontos nesse período.
“Também conseguimos ver uma relação direta entre o resultado do Score Magenta e o absenteísmo. Quanto melhor a pontuação, menor é o absenteísmo”, diz.
Como o Score Magenta tende a subir depois de um ano sob os cuidados da Alice, temos uma boa notícia! “Ter Alice implica numa diminuição gradual do absenteísmo”, defende.
{Bateu a curiosidade sobre como o Score Magenta funciona? Confira uma versão aberta, reduzida e gratuita: a nossa Calculadora de Saúde}
Quem aderiu ao modelo de cuidado da Alice vem conseguindo resultados muito bacanas, olha só:
- 86% dos membros da Alice estão com a saúde “boa” ou “excelente”;
- 43% dos membros com alimentação ruim evoluíram para “boa” ou “excelente”;
- O modelo da Alice reduz sintomas graves de ansiedade em 5 meses;
- 6 em 10 atendimentos de urgência e emergência são resolvidos só pelo app.
Time de Saúde + RH = apoio e parceria 360º
O Time de Saúde por si já seria motivo suficiente para se encantar com o modelo de cuidado da Alice para os colaboradores. Mas, parafraseando aquela propaganda antiga: e tem mais!
A Alice apoia diretamente o RH para pensar e executar estratégias de saúde dentro da empresa. Trazemos ferramentas para que a empresa seja uma parceira ativa na saúde das pessoas e damos visibilidade sobre os custos de saúde da empresa e onde precisamos ter mais ações preventivas.
Foi uma dessas ações coordenadas {e com ajuda do Score Magenta} que a Galy, startup de biotecnologia que oferece Alice como benefício, descobriu que seus colaboradores estavam sofrendo com insônia.
Da descoberta veio a ação: o RH pediu que a Alice ministrasse um talk sobre o tema. E essa é apenas uma das possibilidades de parceria.
“Associamos o cuidado individual ao cuidado populacional, o que dá ferramentas para que o RH seja ativo no processo de saúde dos funcionários”, reitera Arthur Geise.
Tudo isso serve para que o gasto com plano de saúde não seja dinheiro voando pela janela, e sim um investimento. “Ele deixa de ser um passivo financeiro, um custo, para se tornar um ativo”, defende Geise.
E aí, bora marcar uma conversa?
Agora você já sabe que a Alice é um plano de saúde com Time de Saúde — e nossa missão é tornar o mundo, as pessoas e as empresas mais saudáveis.
Um plano de saúde oferece hospitais, laboratórios e uma rede credenciada de médicos. A Alice tem tudo isso {com cobertura nacional de altíssima qualidade, por sinal} e vai além: tem um Time de Saúde que acompanha os membros de pertinho, de forma coordenada e humana.
Estamos preparados para ajudar nos objetivos de saúde dos seus colaboradores (como dormir melhor ou começar a correr), nas queixas do dia-a-dia (como uma dor de barriga) ou mesmo em uma emergência.
O resultado disso são colaboradores mais saudáveis e que amam de verdade o benefício de saúde. E mais: tudo isso com uma experiência incrível para o RH, sem surpresas na hora do reajuste.