Plano de Saúde

Contratar um plano de saúde empresarial: por onde começar?

Procurando um plano de saúde para a sua empresa? Vem que a Alice explica 5 passos antes de contratar o benefício.

Contratar um plano de saúde empresarial: por onde começar?

Tamanho do texto

A gente sabe que nem sempre é fácil contratar um plano de saúde empresarial.

Os jargões da área, o juridiquês complicado e as letras miúdas dos contratos mais assustam do que tranquilizam quem está procurando um benefício para os colaboradores.

Para quem cuida do setor de Recursos Humanos de uma empresa pequena, o desafio pode ser até maior, a depender do tamanho da equipe disponível para interpretar e traduzir todos esses conceitos.

São muitos os obstáculos, mas nada que um passo a passo não resolva. Confira!

Guia do RH: como usar o plano de saúde empresarial
Baixar agora

Passo 1: Como é a experiência de contratação do plano de saúde?

Alguns sinais dão bons indicativos de que tudo está indo bem na hora de contratar o plano de saúde, como:

  • O site da operadora traz informações claras e diretas sobre os planos de saúde disponíveis?
  • Você consegue tirar dúvidas com a operadora de forma fácil?
  • A operadora demonstra interesse em quem são os colaboradores da sua empresa, ou eles são apenas “números” para ela?

Passo 2: Como os colaboradores navegam pelo plano de saúde?

Os seus funcionários vão ter um suporte quando necessário do plano de saúde, ou eles estão “sozinhos”?

Ou seja, numa queixa de saúde, são eles que precisam saber se é uma emergência de fato e onde fica o pronto-socorro mais perto, ou terão algum suporte do plano de saúde nisso?

Eles terão acesso a um Time de Saúde disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, via app, ou terão de correr atrás de uma lista de especialistas, sem saber exatamente qual especialidade resolveria o problema deles?

São questões que podem fazer a diferença no dia a dia dos funcionários – e da empresa!

Passo 3: Como a operadora calcula o reajuste?

De tempos em tempos, as operadoras de saúde promovem um reajuste dos planos, seguindo as regras da ANS. Na prática, reajustar os planos significa aumentar o valor da mensalidade, o que é feito, geralmente, uma vez por ano.

Embora as regras sejam da ANS, são as próprias operadoras que decidem alguns fatores, como o índice usado para o reajuste financeiro (aquele que prevê os gastos futuros e está relacionado aos custos para cuidar da saúde dos funcionários de uma empresa).

Em geral, as empresas usam o índice VCMH, sigla para Variação do Custo Médico Hospitalar, que sai uma vez por ano. Já na Alice, usamos o IPCA, ou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que é um índice mais previsível, já que pode ser acompanhado mensalmente.

Passo 4: Com ou sem coparticipação? Qual será a cobertura assistencial?

Essas são escolhas que cada empresa vai determinar o que melhor atende suas necessidades, e não tem uma única resposta.

A coparticipação acontece quando o beneficiário do plano paga por uma parte dos serviços realizados, como consultas ou exames, além da mensalidade.

Já a cobertura assistencial se refere aos procedimentos e serviços que o beneficiário terá acesso. Por exemplo, cobertura hospitalar ou ambulatorial, ou odontológica. No caso de uma cobertura hospitalar, há ainda opções de acomodações: apartamento ou enfermaria.

Tudo isso precisa ser debatido de acordo com o desejo da empresa.

Passo 5: Qual é a rede credenciada que o plano oferece?

A lista com os hospitais, laboratórios e especialistas que o plano de saúde oferece é muito importante para a escolha do plano de saúde. Mas, além disso, outros detalhes às vezes passam batido, e não deveriam, como:

  • Os profissionais especialistas da rede possuem um currículo renomado? Passaram por algum tipo de avaliação antes de serem incorporados à rede?
  • O plano exige alguma certificação nacional ou internacional dos hospitais e laboratórios para garantir a segurança do paciente?
  • Os hospitais e laboratórios da rede são reconhecidos e bem avaliados pelo setor?

Guia do RHs para o plano de saúde empresarial

Os 5 passos acima são importantíssimos, mas não são os únicos que devem ser levados em consideração na hora de contratar o benefício para os colaboradores.

Para saber mais, confira o Guia do RH que a Alice preparou, com dicas para antes, durante e até mesmo depois da contratação de um plano de saúde empresarial — afinal, ninguém quer surpresas desagradáveis na hora do reajuste!

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!

Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.

Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.

Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.

Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.

Guia do RH: como usar o plano de saúde empresarial
Baixar agora
Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Tenha um plano de saúde empresarial que você pode contar

Peça um orçamento

empresas estão simulando

Escolha aqui seu plano ideal