Conheça nossos planos de saúde

Benefícios da sauna: como a prática ajuda a saúde?

Estudos avaliam como as saunas podem ser benéficas para a saúde cardiovascular.

Amanda Milléo
| Atualizado em
6 min. de leitura
Benefícios da sauna: como a prática ajuda a saúde?

Benefícios da sauna: como a prática ajuda a saúde?

Tamanho do texto

Sauna pode até ser sinônimo de relaxamento, mas talvez existam mais benefícios para a saúde associados à prática – inclusive para o coração, sabia? 

Comum nos países nórdicos e em algumas comunidades indígenas, o hábito consiste em ficar entre 5 a 20 minutos em um ambiente fechado e aquecido. A temperatura varia de 40º C a 100º C, dependendo do tipo de sauna – as secas são geralmente mais quentes que as úmidas ou que as versões mais modernas, que usam a radiação infravermelho para aquecer. 

Mas vale o alerta: nem tudo se resolve numa sauna e quem busca o calor somente pensando em emagrecer ou “desintoxicar” pode não ter os benefícios que espera, ok? 

O que é e para que serve a sauna?

Clubes esportivos, SPAs e hotéis já foram os lugares mais comuns para encontrar as saunas. Hoje, condomínios e apartamentos oferecem o espaço como benefício ao morador, e há até mesmo versões portáteis. 

Na prática, as saunas são espaços fechados e aquecidos, onde as pessoas podem entrar e aproveitar o calor. 

Sauna úmida ou a vapor: como funciona?

Nas saunas úmidas, um gerador cheio de água fervente libera o vapor d’água, que é o responsável por aquecer o ambiente. 

Ao entrar em uma sauna úmida, a pessoa automaticamente sente a pele molhada, já que o vapor está por todo lado e a umidade do ar pode chegar a 100%. Já a temperatura varia entre 45º C e 50º C, não ultrapassando os 70º C. 

Sauna seca: de onde vem o calor?

No caso das saunas secas, o calor vem de pedras aquecidas ou de fornos, que podem usar lenha, gás ou eletricidade. 

Ao contrário da versão a vapor, não há muita umidade no ar nas saunas secas, o que torna o calor mais intenso, entre 70º C a 100º C.  

Esta versão também é conhecida como sauna finlandesa e o ambiente, em geral, é revestido de madeira. 

Sauna por infravermelho: como aquece?

O aquecimento deste tipo de sauna se dá por emissores de raios infravermelhos, em uma região específica do espectro que não causa lesões à pele. O calor também é mais ameno, em comparação com as outras versões, atingindo entre 45º C e 60º C. 

Enquanto as outras saunas são ambientes compartilhados por várias pessoas, as versões por infravermelho são, em geral, menores, e usadas de forma individual. 

Sauna faz bem para o coração? 

Passar alguns minutos no calor da sauna {seja qual for a versão} aumenta o suor do corpo e faz com que o coração bombeie o sangue mais rapidamente, na tentativa de resfriar o organismo diante do aquecimento repentino. Esse processo ajudaria a fortalecer o sistema cardíaco, reduzindo o risco da pressão alta e de outros eventos cardiovasculares, como o infarto.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Mayo Clinic {que é uma organização de saúde sem fins lucrativos}, as respostas fisiológicas produzidas durante a sauna se assemelham àquelas que o corpo experimenta logo depois de uma atividade física moderada, como uma caminhada – e isso explicaria os efeitos positivos. 

Isso significa que, ao invés de caminhar, você pode ficar uns minutos numa sauna? É melhor esperar mais estudos antes de fazer essa substituição, alertam os autores. “Mais pesquisas e estudos bem feitos são necessários para entender os mecanismos fisiopatológicos que fundamentam as associações entre a sauna e os benefícios para a saúde.” 

Afinal, como aponta outra pesquisa que analisa o mesmo tema, os resultados positivos podem ser apenas indicadores de que a pessoa tem um estilo de vida mais saudável e que inclui essa prática na rotina. Ou seja, os benefícios viriam do conjunto da obra {alimentação adequada, exercícios físicos regulares, sono em dia etc}, e não só da sauna.

Sauna contra a dor

Para além da saúde do coração, há estudos que analisaram os benefícios da sauna contra doenças reumatológicas, como a fibromialgia, artrite reumatoide e espondilite anquilosante; fadiga crônica; doença pulmonar obstrutiva crônica e até mesmo contra a rinite alérgica. Mas, vale destacar, nada é conclusivo ainda.

“Atualmente não há evidência suficiente para recomendar um tipo específico de sauna para cada condição clínica. (…) Mais estudos são necessários para explorar os mecanismos pelos quais a sauna exerce efeitos fisiológicos, psicológicos e metabólicos, bem como para melhor definir os benefícios e riscos de diferentes tipos de saunas e a frequência, além da duração, para os efeitos benéficos à saúde”, destaca uma pesquisa realizada na Austrália e que revisou 40 estudos sobre as saunas. 

E o detox? Sauna emagrece?

Embora a sauna ajude a suar {e muito!}, ela não necessariamente vai garantir um “detox” do organismo, mandando para fora as “toxinas” via gotículas de suor. E vale lembrar que o corpo já tem um órgão responsável pelo papel de desintoxicação, que é o fígado. 

Com relação à associação de que a sauna ajudaria no emagrecimento, não é bem por aí também. O que se perde é o suor – ou seja, a pessoa reduz a hidratação do corpo. Após a sauna, ao tomar água, o corpo repõe os líquidos perdidos e o peso volta. 

Sauna: quem pode e quem não pode usar?

Seja para a saúde ou seja para relaxar, há uma regra geral para o uso da sauna, de acordo com Michel Duailibi, médico de família e comunidade da Alice: tome água. 

“A pessoa precisa estar hidratada antes de entrar na sauna e depois, quando sair, deve se reidratar”, explica o médico. Consumir bebida alcoólica durante a sauna, portanto, não é indicado – afinal, o álcool ajuda a desidratar.

Quem desmaia com facilidade ou está gestante, tem sintomas de dor torácica ou passou por um evento cardiovascular, como um infarto, recentemente também deve evitar a prática. Nestes casos, é importante consultar um profissional de saúde antes de ir pra sauna. 

“É importante também que as pessoas saibam que a sauna não é para ficar horas, mas minutos. A conta é de 5 a 20 minutos, no máximo”, alerta Duailibi. 

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 2,50 / 2 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos