Conheça nossos planos de saúde

Como limpar o rosto? Veja produtos indicados e outras dicas

Nem sempre o que é bom para limpar o rosto de uma pessoa é bacana para outra. Veja como escolher os produtos e a rotina para uma pele limpinha.

Ana Araujo
| Atualizado em
9 min. de leitura
Como limpar o rosto? Veja produtos indicados e outras dicas

Como limpar o rosto? Veja produtos indicados e outras dicas

Tamanho do texto

Higienizar a pele era algo simples até surgirem vários métodos diferentes, rotinas de skincare com 12 passos {é sério, mas não necessário}, uma infinidade de produtos para limpar o rosto e, consequentemente, muitas dúvidas pelo caminho. 

Apesar da sua importância, no final das contas, esse é apenas o primeiro passo do skincare diário.

O que é limpeza de pele?

A limpeza de pele se resume em um conjunto de procedimentos com o objetivo de remover cravos, espinhas, restos de células mortas e sebo.

E, para não confundir, é preciso separar a “limpeza de pele” da “limpeza da pele”, que é também conhecida como lavar ou fazer a higienização do rosto, em casa, com produtos mais simples. 

“Quando lavamos o rosto, retiramos o excesso de sebo da pele e diversos resíduos, como maquiagem e poluentes do meio ambiente, que aceleram o processo de envelhecimento cutâneo”, diz Bruna Falcone, dermatologista da Comunidade de Saúde da Alice.

Por que é importante fazer a limpeza de pele?

Além de limpar os poros, a limpeza de pele (que são os procedimentos feitos em clínicas e consultórios) também contribui com:

  • Diminui a oleosidade;
  • Melhora a textura da pele;
  • Previne acnes;
  • Remove cravos e espinhas;
  • Retira o excesso de sebo da pele, além de outros resíduos;
  • Ajuda na absorção de produtos para a pele.

Com que frequência posso fazer a limpeza de pele?

O intervalo mínimo é de 30 dias, explica Falcone, mas a limpeza pode ser feita em intervalos maiores, a depender da necessidade de cada pessoa. 

A limpeza é aconselhada para pessoas com acne ou que sofrem com os cravos, mas seu intuito não é tratar as espinhas inflamadas. Esteticistas profissionais retiram os cravinhos.

Agora, se o assunto é lavar o rosto {ou a limpeza da pele}, aí a frequência diminui. 

E o que é a limpeza da pele?

A limpeza da pele nada mais é do que aquela higienização feita no dia a dia, em casa mesmo, com produtos mais simples.

Por que é importante fazer a limpeza do rosto?

Fazer a limpeza do rosto, ou a higienização da área, ajuda a retirar o excesso de sebo, além de outros resíduos, como restos de maquiagem e a poluição do ar. E esse processo ajuda a evitar um envelhecimento precoce do rosto também.

Como escolher o melhor produto para limpar o rosto?

Existem sabonetes líquidos, em espuma, em barra, em creme, em gel, loções de limpeza… O melhor produto fica a gosto do freguês. 

“O mais importante é checar a indicação de acordo com o tipo de pele e escolher a apresentação em que o sensorial seja mais agradável para a pessoa”, afirma a dermatologista.

Pele oleosa

Prefira as opções que ajudem a controlar o sebo produzido pela pele. “Eu costumo recomendar os sabonetes com ácido salicílico para as peles mais oleosas e ácido glicólico para pele mistas e oleosas”, indica.

Pele normal

Quem tem pele normal se beneficia dos produtos que não tiram tanto a oleosidade da pele, como aqueles que não fazem muita espuma e limpam gentilmente.

Pele seca

Peles secas pedem sabonetes com agentes hidratantes, como ácido hialurônico. “Esse tipo de pele é mais sensível e pode sofrer irritação até mesmo pelo uso de um sabonete inadequado”, avisa Falcone. 

Tônico para pele é bom para limpar o rosto?

Quem quiser completar a limpeza da pele, principalmente para tirar os resíduos de maquiagem e protetor solar, pode usar um tônico adequado para seu tipo de pele em seguida. 

“Ele complementa a limpeza e equilibra o pH da pele. Assim, outros produtos, como hidratantes, ácidos e oxidantes, penetram na pele de maneira mais eficaz”, aponta a dermatologista. 

Quem tem pele oleosa ou com acne pode usar tônicos adstringentes, que ajudam a tratar e controlar a oleosidade. Geralmente eles têm ácido glicólico ou salicílico na formulação, por isso, não são tão suaves quanto os tônicos à base de água — mais indicados para peles normais a secas.

“Os adstringentes podem causar irritações, especialmente quando associados a outros produtos. Imagine usar um sabonete com ácido, um tônico com ácido e um ácido noturno. Às vezes, o que dá errado é associar produtos demais”, alerta.

Cuidado com receitas caseiras para limpar o rosto

Quando o assunto é skincare, menos é mais, defende Falcone. Por isso, é preciso ter bastante pé atrás com as receitinhas que pipocam na internet {alô, TikTok!}. 

Um produto que vira-e-mexe volta à moda é o leite de rosas — velho conhecido das nossas avós, mas que já não faz tanto sentido hoje em dia. De acordo com a dermatologista, ele tem álcool na sua composição e pode causar irritação na maior parte das peles.

Outra moda é a limpeza de pele com bicarbonato de sódio, que Bruna Falcone vê com bastante preocupação. Isso porque a pele é naturalmente ácida, com pH entre 4,7 e 5,8, o que ajuda a protegê-la de vírus e bactérias.

Já o bicarbonato tem pH alcalino, de 8,6. “Se alterarmos o pH da pele, podemos prejudicar a proteção natural da pele, chamada de barreira cutânea”, adverte.

Na hora, o efeito de esfoliação e clareamento {mesmo que bem discreto} pode até chamar atenção, mas o risco de receber irritação, coceira e vermelhidão em troca é bem maior. 

“Hoje em dia é muito fácil achar produtos bons e baratos nas farmácias, sem a necessidade de nos aventurarmos pelas receitas caseiras que, para muitas pessoas, não são seguras”, pontua.

Onde entra a esfoliação para deixar o rosto limpo?

Esfoliar é uma maneira de se livrar das células mortas da camada superficial da pele, o que ajuda a desobstruir os poros. 

Falcone indica usar sabonetes esfoliantes uma vez por semana, mas fica a advertência: “Quem usa ácidos noturnos diariamente, como glicólico, tretinoína e retinol, já está fazendo uma esfoliação química diária. Então, os sabonetes esfoliantes só devem ser usados por quem não usa esses ácidos noturnos potentes ou quando, mesmo com esses produtos, ainda há muitos cravos na pele. Esfoliar demais acaba machucando a pele.”

Quanto aos gadgets para limpar a pele, tipo esponjinhas que vibram {e custam uma fortuna}, compre por sua conta e risco.

“Esses itens são uma delícia, têm um sensorial muito bom e deixam o skincare mais prazeroso. Mas vale ressaltar que todos eles fazem uma fricção bem suave na pele, contribuindo pouquíssimo para aumentar a eficácia da limpeza”, diz.

Limpeza da pele matinal e noturna devem ser diferentes?

Pessoas com a pele seca ou sensível podem se beneficiar com apenas uma lavagem do rosto no dia, especialmente à noite. 

Já quem tem a pele mais oleosa ou tem mais acne, duas vezes ao dia é uma frequência ideal: uma pela manhã e outra à noite.

E a rotina?

Pela manhã, foque em lavar o rosto com água (morna ou fria, não quente). Na sequência, passe um hidratante e, claro, o protetor solar.

Antes de dormir, à noite, lave o rosto novamente com água e use um produto para esfoliar, uma a duas vezes por semana, para remover qualquer impureza que tenha ficado. Depois, creme noturno para hidratar. 

Qual a melhor temperatura de água para lavar o rosto?

Quanto o assunto é lavar o rosto, uma dúvida comum é a temperatura da água.

E já explicando um erro muito comum: lavar o rosto durante o banho, com a água quente, não é o ideal.

Isso porque a água quente pode influenciar na textura e até mesmo na hidratação da pele.

A melhor escolha é a água morna ou fria {mesmo no inverno}. E não se esqueça de usar um sabonete adequado à pele do rosto para esse processo, ok?

Passo a passo para limpar o rosto

Primeiro passo: remova toda a maquiagem antes de lavar o rosto

Nada de ir direto para os produtos de higienização do rosto, ok? Antes de tudo, retire a maquiagem que você usou durante o dia. 

Para isso, você pode usar cremes, óleos ou lenços demaquilantes {há várias opções}.

Essa etapa é importante porque a maquiagem acaba cobrindo os poros do rosto. E, especialmente durante à noite, os poros têm uma função de eliminar toxinas. Se estiverem cobertos, esse processo fica mais difícil. 

Segundo passo: água em temperatura morna para fria

Por mais que uma água quentinha possa soar mais atraente, prefira sempre uma água morna ou fria para a limpeza do rosto. Isso vai evitar irritação ou vermelhidão da pele. 

E, se preferir, ao invés de água, utilize um limpador específico ou um cleanser. 

Terceiro passo: massageie a pele gentilmente

A gente pode até achar que esfregar com gosto vai limpar mais, mas isso só vai garantir que você tire uma barreira de proteção natural da pele. 

A melhor forma de fazer a limpeza é usar a ponta dos dedos e massagear, gentilmente, por um minuto ou dois. Sua pele merece um carinho!

Quarto passo: dê uma atenção para a zona T

O termo zona T se refere à área entre a testa, nariz e queixo. E, se for prestar atenção, ela realmente forma uma espécie de “T” no centro do rosto.

Por que essa área é importante na hora da limpeza do rosto? Porque é onde há uma concentração importante das glândulas sebáceas, o que favorece uma maior oleosidade do rosto.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 2 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos