Conheça nossos planos de saúde

Saiba como melhorar o seu desempenho no esporte com 5 dicas

Ana Beatriz Rosa
| Atualizado em
8 min. de leitura
Saiba como melhorar o seu desempenho no esporte com 5 dicas

Tamanho do texto

Talvez você se identifique com esta história: você já tentou começar a correr diversas vezes em momentos diferentes da sua vida. 

Até conseguiu engatar com ajuda de uma planilha e participou de uma corrida de rua. Mas se machucou e se frustrou… Agora, prometeu voltar com tudo e, quem sabe, correr uma maratona um dia.

Não são raras as vezes em que nos motivamos a participar de um esporte quando nos propomos um desafio, seja ele participar de uma competição ou apenas superar a nossa própria meta.

E não é preciso ser nenhum atleta profissional para querer colher os benefícios que a consistência de um esporte pode trazer para a nossa saúde e qualidade de vida. 

Para dar esse passo e te ajudar a completar o seu objetivo, preparamos um guia de como se tornar um esportista.

Estabeleça um compromisso para construir um plano de ação

Autoeficácia é um termo que se refere à autopercepção em relação a sua capacidade de realizar algo. 

Por exemplo: você já jogou futebol na infância, mas está parado e desmotivado a voltar na vida adulta, apesar de gostar muito do esporte. O que impede você de retomar a atividade no seu dia a dia? 

Muitas vezes, o gatilho que atrapalha a sua autoeficácia não está ligado ao seu desempenho físico, mas sim a fatores externos: uma rotina corrida, o cansaço, a necessidade de equilibrar muitas demandas.

É por isso que, para garantir um desempenho em algum esporte, você primeiro precisa construir um plano de ação, um caminho que você está disposto a seguir.

“Você não precisa saber aonde você quer chegar com essa atividade. Não precisa ser uma meta de correr 10 km. Não é sobre isso; na verdade, você precisa criar um compromisso com a sua rotina e com as suas prioridades. E isso passa por uma análise da sua qualidade de vida e do que você pode melhorar”, explica o preparador físico da Alice Bruno Cerazi.

Para criar essas metas, você pode contar com um profissional que vai ajudá-lo na construção de feedbacks e na evolução do seu desempenho. 

“Quando a gente fala sobre evolução, a gente tem que equilibrar aquilo que você se sente capaz com aquilo que a sua rotina permite. O desempenho e a performance só existem a partir da progressão: progressão de treinos e progressão de feedbacks. Por isso, é importante ter paciência. São nos momentos de pausa que você pode avaliar em que etapa você está e o que pode progredir”, argumenta o preparador físico.

Planilha de corrida para iniciantes Banner

Não basta começar. É preciso melhorar os fundamentos

“Parece óbvio, mas é importante perguntar: eu melhoro o meu futebol jogando bola? Não. Eu melhoro o meu futebol aprimorando os meus fundamentos no esporte”, diz Cerazi.

Muita gente esquece que o bom desempenho em qualquer esporte é baseado, primordialmente, no bom fundamento. Isso quer dizer preparar o seu corpo e dominar as características basilares para completar e evoluir em uma determinada atividade física. 

“Para isso, quero te propor o exercício de pensar nos fundamentos específicos da modalidade que você quer praticar, mas também nos fundamentos da fisiologia. Vamos usar o exemplo do futebol: eu preciso saber dominar a bola, correr com a bola, fazer um passe. Mas também preciso trabalhar minha capacidade cardiorrespiratória e a minha força física [para fazer isso].”

Para ajudar nesse processo, a sugestão do preparador físico é pensar em pequenas metas: ir evoluindo pouco a pouco a distância, a velocidade, o tempo ou como você pratica o esporte.

Ainda, para Cerazi, o mais importante é você ser a sua própria referência: “Você precisa criar boas metas para você, e não verdades absolutas. Por isso, é importante entender o grau do seu desafio dentro do seu objetivo”.

Pessoa se alongando


Listamos 5 dicas para te ajudar a evoluir na sua prática esportiva.

1) Entenda muito bem onde você está hoje

Em outras palavras, isso significa compreender a sua capacidade atual. E, para isso, o primeiro passo é a gente contextualizar o que é a palavra “performance”.

“A palavra remete ao alto desempenho, mas a gente precisa lembrar que o desempenho é algo muito pessoal, enquanto a performance é externa. A sua primeira pergunta deve ser: qual é o desempenho que você quer pra você? E isso não está somente ligado ao componente físico, mas como você quer fortalecer sua autoeficácia, ou seja, o quão capaz você se sente de realizar algo”, explica o preparador físico Bruno Cerazi.

2) Defina um cronograma

O parâmetro de datas, aqui, não tem como objetivo se tornar um “prazo de validade” para que você conquiste a sua meta específica, mas desenhar um cronograma é fundamental para você entender como se preparar em cada etapa, de acordo com o seu objetivo. 

“Isso, inclusive, vai te ajudar a controlar a sua ansiedade e estresse sobre a meta. Você vai entender qual é o objetivo específico daquele ciclo, e isso evita que você se cobre pelo resultado final imediatamente. A palavra, aqui, é jornada. Precisamos entender a noção de uma jornada dentro do esporte”, argumenta o preparador físico.

3) Estabeleça um período de preparação geral

Vamos usar o exemplo de uma pessoa que está se preparando para a sua primeira prova de corrida de rua. Nesse caso, não necessariamente ela vai começar a treinar corrida logo de cara. Ela precisa de um período mais focado em preparação geral, o que inclui exercícios de fortalecimento com maior carga de intensidade, por exemplo.

>> O que é treino HIIT e para quem ele é indicado?

4) Depois, faça um período de preparação específica

Em seguida ao período de preparação geral, é chegado o momento de dedicação ao objetivo específico.

Voltemos ao exemplo da corrida. É nesta etapa da jornada que o foco será em desenvolver a performance de acordo com o seu objetivo, seja ele atingir uma determinada distância e ir aumentando a meta, em quilômetros, no decorrer do tempo, por exemplo.

5) Por fim, é hora do período de polimento

Passados os ciclos de preparação específica, o objetivo do polimento é conseguir diminuir o volume de treinos e intensidade para que o seu corpo esteja na capacidade máxima de desempenho.

Sabe aquele papo de conseguir executar mais com menos? Pois é, é sobre isso que estamos falando.

O mais importante de lembrar é que esses ciclos são interdependentes, ou seja, o sucesso do período do polimento está diretamente ligado à sua dedicação na preparação geral, que é o momento de construir as bases para um bom desempenho no esporte.

Então, nada de pular etapas. Pelo contrário, é importante que você tenha o acompanhamento de um profissional de preparação física da sua confiança para ir analisando os ganhos e os resultados de cada periodização.

Quando necessário — e muitas vezes é —, cabe ao preparador analisar os ajustes de rota para evitar a fadiga e lesões, por exemplo, e garantir que você consiga completar a sua meta no esporte à sua escolha. 

O papel da nutrição no desempenho do esporte

Com a evolução dos volumes de treinos, o seu corpo vai precisar da energia necessária para garantir a sua performance na execução das atividades. E isso significa dizer que você precisa estar bem alimentado.

“O maior erro que a gente pode cometer é querer manter um déficit calórico muito baixo durante um ciclo de periodização de treinos mais intensos. Essa é uma das principais causas de lesão. Pensa o seguinte: durante a atividade física, o seu corpo está sendo demandado. O seu músculo está sendo, literalmente, machucado. A gente precisa fornecer energia suficiente para garantir a recuperação. Por isso, ajustar uma dieta específica ao seu objetivo no esporte é superimportante”, explica a nutricionista da Alice Rafaela Schmidt.

De acordo com ela, você deve prestar atenção à sua alimentação ao longo do dia, mas também a momentos específicos, como o pré e o pós-treino.

“Os alimentos nesses horários-chave devem garantir o seu desempenho na atividade física, mas sem causar desconforto”, aponta.

Ainda, a depender de como será a sua estratégia, outros elementos devem ser considerados, como o uso de suplementação.

“A suplementação durante os treinos e pós-treino pode ser uma estratégia que te ajude em uma performance positiva, mas deve ser orientada por um profissional; antes de qualquer suplementação, contudo, o mais importante é adequar a dieta”, finaliza a nutricionista.[

ebook de receitas saudáveis banner

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!

Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.

Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.

Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.

Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.

O que achou desse artigo?

Média: 2,00 / 4 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

empresas estão simulando

Escolha aqui seu plano ideal