Conheça nossos planos de saúde

Ruído branco: o que é e como ele ajuda o sono?

Som contínuo e denso pode dar uma mãozinha para quem está com dificuldades de ter uma boa noite de sono; entenda.

Time Alice
| Atualizado em
6 min. de leitura
Imagem de onda do mar.

Imagem de onda do mar.

Tamanho do texto

Qualidade do sono é essencial para o bem-estar, todo mundo sabe bem {e sente os efeitos de uma noite mal dormida}. Mas, se esse quesito não está uma maravilha, um recurso pode dar uma mãozinha: o ruído branco.

De acordo com a otorrinolaringologista e médica do sono Mariane Yui, da Comunidade de Saúde da Alice, o ruído branco é um som contínuo e denso em que todas as frequências são emitidas na mesma intensidade – pense no som do ventilador, do ar-condicionado ou de um aspirador de pó. 

“Nos últimos anos, diversos estudos têm demonstrado que o ruído branco, além de mascarar sons externos indesejáveis e possivelmente prejudiciais ao sono, como cachorro latindo e trânsito de veículos, também induz um estado de relaxamento e exerce um efeito direto na sincronização de ondas cerebrais”, conta.

Ou seja, vale ligar o som na hora de dormir para ajudar no relaxamento.

Em 2021, um estudo publicado na National Library of Medicine concluiu que o ruído branco melhorou significativamente o sono de pessoas que têm dificuldade para dormir por causa dos altos níveis de ruído no ambiente, tão comuns nas grandes cidades.

Ao mesmo tempo, uma revisão publicada na revista científica Sleep Medicine Reviews, em 2021, concluiu que as evidências da prática para facilitar o sono ainda são insuficientes, ou seja, mais estudos são necessários.

Som relaxante para dormir

O ruído branco está em aparelhos próprios de ruído branco, em apps ou em vídeos e playlists que levam o nome dele, com sons variados.

E há quem goste de dormir com a TV ou ventilador ligados. Os barulhos “naturais” dos aparelhos quando não estão sintonizados, ou seja, quando são emitidos na mesma frequência, também são considerados ruído branco. 

E se você tem dúvidas sobre há alguma diferença entre os sons “naturais” e os reproduzidos em dispositivos e aplicativos, a otorrinolaringologista Mariane Yui afirma que todos eles possuem o mesmo efeito. Para quem acorda com qualquer interrupção ou mínimo barulho, pode ser uma ótima forma de ter uma boa noite de sono. 

Para quem convive com a insônia, o ruído branco é uma boa forma de induzir o relaxamento e pode apresentar benefícios como aumentar a sincronização de ondas cerebrais, ajudar a induzir o sono e bloquear sons externos que possam atrapalhar o repouso, como conta Yui. 

“É importante ressaltar que, na presença de distúrbios do sono, o ruído branco deve ser utilizado como parte de um conjunto de estratégias que podem incluir medicações e terapia, sempre com acompanhamento médico”, afirma a otorrinolaringologista. Em casos mais complexos de problemas de sono, como a apneia, o método não demonstra nenhuma alteração benéfica ou maléfica. 

Ou seja, o ruído branco é um acessório {como dissemos lá no começo, uma mãozinha}, e não a solução para todos os problemas de sono.

>> Dicas para dormir melhor: 10 hábitos que você precisa cultivar

Ruído branco usado para tranquilizar bebês

O som relaxante também é uma opção para tranquilizar os bebês e promover um repouso mais aconchegante. Segundo a otorrinolaringologista Mariane Yui, o ruído branco talvez seja semelhante aos sons que o bebê ouve enquanto está na barriga, como batimentos cardíacos, sons intestinais, fluxo dos vasos sanguíneos etc.

Por isso, ele se sentiria mais seguro e calmo ao escutá-lo.  “Estudos demonstraram que a exposição ao ruído branco encurta o período de adaptação de um bebê no período pós-parto, reduz o choro e o tempo para iniciar o sono e pode até mesmo reduzir a intensidade das cólicas”, diz Yui.

O método tem alguma restrição?

A técnica é simples, mas não é isenta de riscos. Yui conta que uma criança exposta ao ruído branco em alto volume por muito tempo ou com a fonte sonora muito próxima dos ouvidos pode ter alterações auditivas. 

“Por isso, a fonte sonora deve ser posicionada o mais longe possível da criança e permanecer ligada pelo menor tempo necessário. O ideal é que o aparelho tenha controle de volume”, diz. Vale ter o mesmo cuidado com pessoas autistas, que convivem com percepções diferentes dos sons.

Segundo o CDC (Centro de Controle de Doenças dos EUA), ouvir sons de mais de 70 decibéis por um longo período pode prejudicar a audição. Para saber quantos decibéis tem o som que você está ouvindo, o órgão indica um app.

Veja também: Técnica 4-7-8 para dormir: veja como funciona e como fazer

Saiba como a Alice pode te ajudar a ser mais saudável

A missão da Alice é tornar o mundo mais saudável, e ser saudável não é apenas não ter doenças e ficar longe do pronto-socorro. É adotar bons hábitos nos quesitos alimentação, atividade física, sono e, claro, saúde física e mental.

Como a Alice é uma gestora de saúde com foco na atenção primária e na promoção e prevenção de saúde, sabemos muito bem como ajudar nossos membros a adotarem novos comportamentos em prol de uma vida mais saudável.

E o primeiro passo dessa caminhada é o nosso Scan, um mapeamento completo da sua saúde que conta com uma ferramenta exclusiva, o Score Magenta.

No Scan, nós vamos nos conhecer melhor. Você vai nos contar sobre suas condições de saúde, seus objetivos e suas necessidades para se tornar mais saudável. A partir desse resultado, vamos desenhar a sua Jornada de Saúde Personalizada

Nosso objetivo é ajudar cada pessoa membra a ter autonomia sobre sua saúde e se tornar empoderada para tomar decisões e praticar o autocuidado!

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos