Conheça nossos planos de saúde

Qual a diferença entre urgência e emergência? Entenda agora

Casos de urgência e emergência são tratados de forma diferente no pronto-socorro. Entenda as diferenças.

Ana Araujo
| Atualizado em
3 min. de leitura
Pessoa recebendo primeiros socorros em uma ferida

Tamanho do texto

Explicar a diferença entre urgência e emergência fica mais fácil com exemplos. 

Primeira situação: você está fazendo aquela faxina lá no alto do guarda-roupa e cai da escadinha enquanto tira a poeira. Está tudo bem, exceto pelo seu braço, que bateu no chão e agora está inchado, dolorido e com um hematoma. Nada parece estar quebrado ou sangrando.

Segunda situação: de repente, você sente uma dor no peito que não é muito forte, mas incomoda, e está suando.

No pronto-socorro, cada situação será tratada de uma forma diferente. Enquanto a primeira é uma urgência, a segunda é uma emergência. Mas o que isso quer dizer?

O que é urgência?

A palavra vem do verbo “urgir”, ou seja, algo que não permite demora e está prestes a acontecer. Pensando em situações de saúde, um caso urgente é aquele que precisa ser resolvido rapidamente porque o paciente pode ter complicações se esperar demais.

Estes casos não necessariamente envolvem risco de morte, mas grande desconforto para a pessoa. Então, é interessante agir rapidamente para que os sintomas melhorem.

Exemplos de casos de urgência:

  • Vômitos que não passam;
  • Dor abdominal moderada;
  • Bronquite ou crise de asma sem falta de ar grave;
  • Diarreia;
  • Luxações, fraturas, queimaduras leves a moderadas ou cortes profundos sem hemorragia intensa;
  • Dor de cabeça forte sem alteração da consciência;
  • Estiramentos ou dores nas articulações por trauma.

O que é emergência?

A principal característica de uma situação de emergência é o risco iminente de morte. Por isso, a equipe de saúde precisa agir rapidamente para diagnosticar e cuidar da pessoa. Aliás, é por isso que está escrito “emergência” nas ambulâncias. 

Exemplos de casos de emergência:

  • Dor no peito moderada a alta;
  • Acidentes graves (incêndio, choque elétrico, queda, atropelamento, afogamento, ataque de animais, colisão no trânsito etc.);
  • Perda de consciência;
  • Reação alérgica grave (anafilaxia, quando há falta de ar, inchaço, formigamentos, urticária, dor abdominal, náusea e vômito);
  • Parada cardíaca;
  • Queda de pressão arterial importante;
  • Falta de ar grave;
  • Pancada na cabeça com perda de consciência ou sangramento;
  • Traumas graves com perda de sangue importante.

Urgência ou emergência: o que isso quer dizer na prática?

Nos dois casos, a equipe de saúde terá que agir rapidamente. Mas, por envolverem risco de morte, as situações de emergência costumam ter preferência em um pronto-socorro. Depois vêm as urgentes. 

Por isso, os hospitais adotam diferentes sistemas para determinar a ordem de atendimento dos pacientes — há os que usam  pulseirinhas coloridas, com as vermelhas e laranjas indicando emergências e as amarelas, urgências, por exemplo.

Quem tem Alice conta com o Alice Agora, canal de comunicação com o Time de Saúde pelo app da Alice que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Em média, o tempo de resposta ao contato é de 35 segundos — então, aconteça o que acontecer, o Time de Saúde estará lá para ajudar as pessoas membras e, se precisar, encaminhá-las para o pronto-atendimento ou resolver a situação a distância, no maior conforto e praticidade.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 3,00 / 4 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

empresas estão simulando

Escolha aqui seu plano ideal