O nosso corpo possui vários mecanismos para impedir a entrada de substâncias estranhas que podem causar infecções e doenças. Um deles é o muco conhecido como catarro, que costuma causar certo nojo ao ser expelido – ainda mais quando está na cor verde.
A mudança de coloração indica que as células de defesa do organismo estão trabalhando {e muito} para recuperar o bem-estar.
Catarro na garganta: para que serve?
O principal papel do catarro é proteger e umedecer as membranas mucosas do organismo, ajudando a capturar e a eliminar elementos externos, como poeira e fumaça, além dos microrganismos, como as bactérias e os vírus.
Como o catarro se forma?
Esse tipo de secreção pode se acumular em várias partes do corpo, incluindo os pulmões, a garganta, os seios paranasais (espaços ocos ao redor do nariz) e o trato gastrointestinal.
Isso porque o catarro pode ser causado por diferentes condições de saúde, como refluxo, alergias, rinite, asma ou outras doenças respiratórias. Fatores ambientais, como tempo seco {associado a pouca hidratação}, além de certos medicamentos também podem levar a uma maior produção da secreção.
Mas, quando se usa a palavra “catarro”, a maioria das pessoas se refere ao muco que é produzido nos pulmões e na garganta {aquele que surge com um resfriado e pode aumentar, vir acompanhado de tosse e até entupir o nariz, sabe?}.
Tosse com catarro: o que a cor do muco pode indicar?
O catarro costuma ser transparente e, quando fica um pouquinho mais evidente, também chamamos de coriza.
Ao se tornar grosso, pegajoso e adquirir outra coloração, acaba recebendo mais atenção.
“Isoladamente, o catarro não deve ser encarado como gravidade. Ele precisa ser entendido como parte de um conjunto de sintomas que ajudam a avaliar o quadro clínico e sua evolução”, afirma Aline Oliveira, médica de família e comunidade da Alice.
Catarro amarelo
O catarro amarelo pode ser um sinal de uma virose ou inflamação bacteriana. À medida que o corpo combate a infecção, pode haver degradação de neutrófilos (um dos tipos de células de defesa), que oxidam em contato com o ar, adquirindo a cor amarela.
Catarro verde e grosso
O catarro pode ficar verde e grosso se houver uma grande quantidade de pus, acompanhado de mau cheiro. A cor verde é causada pela presença de um tipo de célula de defesa que contém um composto verde chamado mieloperoxidase.
“Quando a secreção é sucedida por sintomas novos, que pioram o quadro, como febre, dor na face ou dificuldade respiratória, estes são vários sinais de alerta”, explica Oliveira.
Catarro com sangue
Apesar da cor vermelha assustar, o catarro com sangue pode ter causas de menor gravidade, como o ressecamento e a irritação das membranas nasais e da garganta.
Há circunstâncias, porém, que são consideradas graves e que também resultam em sangramento expelido junto ao muco, como um coágulo ou até câncer no pulmão.
“Sangue em secreção sempre precisa fazer parte de uma avaliação de outros sintomas. Às vezes pode ter havido um pequeno trauma que causou um sangramento leve, por exemplo. Já se a evolução do quadro é ruim, se a pessoa está escarrando com frequência esse muco entremeado com sangue e perdendo peso, pode ser algo mais grave”, pondera a médica de família.
Como eliminar o catarro?
- Beber mais água;
- Evitar ambientes secos;
- Ficar longe de fatores irritantes, como a fumaça e a poluição;
- Fazer a lavagem nasal (limpar as narinas com seringa e soro 0,9% em temperatura ambiente).
Como fazer a lavagem nasal?
Para adultos, a cada lavagem devem ser usados de 10 ml a 20 ml de soro.
A cabeça deve ser rotacionada levemente na direção oposta da mão que segura a seringa (com apoio dos dedos indicador e médio).
O êmbolo deve ser pressionado pelo dedão para que o líquido seja injetado em uma das narinas e saia pela outra. Os jatos devem se repetir até a seringa esvaziar.
“Em quadros benignos, em que a pessoa está em bom estado geral, tem sintomas leves, está comendo bem e não tem febre, essa é a principal recomendação”, assinala a médica.
Vale destacar que a lavagem nasal pode ser feita diariamente (de duas a quatro vezes) como medida de higiene.
Gargarejo com água morna e sal funciona contra o catarro?
Pode ser uma medida para ajudar a aliviar a dor na garganta em quadros infecciosos, que também podem contar com outros cuidados.
“Nos quadros virais, podem ser usados medicamentos para dor ou inflamação e descongestionantes para aliviar os sintomas. Em quadros bacterianos, antibióticos podem ser necessários no tratamento”, orienta a médica de família.
Os incômodos, nesses casos, costumam regredir em até duas semanas. Caso o catarro ou outros sintomas persistam, não deixe de procurar o seu Time de Saúde.
Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!
Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.
Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.
Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.
Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.