Conheça nossos planos de saúde

Descongestionante nasal vicia? Entenda os riscos

Apesar do alívio imediato, usar descongestionante nasal pode piorar a situação; saiba por que e o que fazer para melhorar de verdade.

Ana Araujo
| Atualizado em
4 min. de leitura
Descongestionante nasal vicia? Entenda os riscos

Descongestionante nasal vicia? Entenda os riscos

Tamanho do texto

Mesmo sem serem indicados para tratar rinite alérgica, os descongestionantes nasais são tão usados que já viraram até decoração de bolo de celebridade

Tem gente que realmente não vive sem essas gotinhas, mas a consequência é perigosa: eles podem causar um vício real.

Por que descongestionantes nasais podem viciar?

Por causa do efeito rebote que eles causam. Funciona assim: toda vez que se pinga a gotinha no nariz, os vasos sanguíneos do nariz se contraem, em um fenômeno chamado de vasoconstrição. Isso aumenta o espaço para a passagem de ar, levando a pessoa a respirar melhor em poucos minutos.

Os responsáveis são os princípios ativos desses remédios, como oximetazolina, xilometazolina, nafazolina e fenilefrina.

“Mas, depois de algumas horas, os vasos voltam a dilatar e a mucosa nasal ‘incha’, diminuindo o espaço e voltando à sensação de entupimento”, explica Renato Roithmann, presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

Ele conta que, quando se usa o descongestionante nasal por mais de 3 a 5 dias, esse rebote fica ainda mais forte, levando o organismo a precisar cada vez mais do remédio. 

“Sem ele o nariz entope. Com ele, o nariz volta a abrir, mas em seguida entope novamente. Assim, cada vez mais a pessoa irá aplicar mais gotas e em intervalos mais curtos para poder respirar”, completa.

Isso é tão sério que tem até nome: rinite medicamentosa. 

“Nesses quadros, a pessoa passa a ter mais obstrução, ressecamento nasal e até formação de crostas”, acrescenta Alessandra Stanquini Lopes, otorrinolaringologista da Comunidade de Saúde da Alice

Além dos efeitos no nariz, o abuso de descongestionantes nasais pode aumentar a pressão arterial e levar à taquicardia.

Qual é a indicação dos descongestionantes nasais?

Por isso, Roithmann defende que esses remédios sejam indicados em poucos casos — geralmente em quadros agudos de gripe, rinite ou rinossinusite. “Aí eles podem ser usados para melhorar o desconforto, em especial durante a noite, mas por não mais do que 3 dias.”

Será que eu tenho vício em sprays descongestionante nasal?

Quem diz que só consegue respirar com esses remédios — especialmente quando o efeito não dura muito e logo precisa usar o descongestionante em spray de novo — precisa ligar o sinal de alerta.

“Quando o paciente passa a usar esse tipo de medicação todos os dias, várias vezes ao dia, é preciso intervir para cessar o uso”, orienta Lopes.

Como? Primeiro, é preciso descobrir por que a pessoa começou a usar o spray nasal. Os motivos podem ser rinite ou até um desvio de septo. 

Depois de detectar a causa do nariz entupido, o médico conseguirá cuidar dela e, paralelamente, seguir com o desmame do descongestionante.

Então, o que é bom para nariz entupido?

Se a causa da congestão nasal for rinite {alérgica ou não}, existem várias possibilidades de tratamento, como você pode ver aqui. 

Resumidamente, é um combo de hábitos de vida com medicamentos seguros — incluindo sprays nasais à base de substâncias seguras {atenção para a lista cheia de nomes complexos, como budesonida, mometasona, beclometasona, fluticasona, ciclesonida e triancinolona}. 

Sem falar na {gloriosa} lavagem nasal, citada como tratamento para rinite por documentos importantes para os profissionais da área, caso do IV Consenso Brasileiro de Rinites, da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), e o European Position Paper on Rhinosinusitis and Nasal Polyps

Junta, essa turma é um bálsamo para narizes irritados e entupidos. E sem viciar.

Veja também: Existem alimentos que pioram a rinite? Entenda a relação

O que achou desse artigo?

Média: 3,00 / 2 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos