Conheça nossos planos de saúde

Campanha Janeiro Branco: como montar na sua empresa?

Confira temas e ideias para colocar a saúde mental em discussão na empresa, como parte das ações de Janeiro Branco.

Time Alice
| Atualizado em
8 min. de leitura
Janeiro branco

Janeiro branco

Tamanho do texto

“Toda organização ou instituição humana é uma espécie de ‘ser vivo’, de ‘ecossistema’. Só que nunca existiu uma cultura de saúde mental nas relações humanas. Esse é um processo que pode ser desejado e construído com a colaboração de todos”, afirma o psicólogo Leonardo Abrahão, um dos idealizadores da campanha Janeiro Branco, que foca nos cuidados com o bem-estar psíquico das pessoas. 

Para iniciar o ano com o tema em pauta, várias atividades podem ser realizadas nas empresas {e elas vão muito além de distribuir lacinhos brancos para o pessoal}.

Lembrando que saúde mental deve ser prioridade o ano todo! Mas a campanha Janeiro Branco pode ser o start de ações frequentes voltadas ao autoconhecimento, à segurança psicológica e à qualidade de vida.

O que é Janeiro Branco

Diferentemente de Setembro Amarelo, que foca na prevenção ao suicídio, Janeiro Branco é uma campanha que busca chamar a atenção das pessoas e das instituições para os cuidados com o bem-estar psíquico.

Ela ocorre bem no primeiro mês do ano, porque muita gente para nessa época pra refletir sobre como vai a vida e o que pode melhorar.

Esse cenário emocional torna o período bastante favorável à promoção de ações voltadas à saúde mental.

Janeiro Branco: por que falar de saúde mental? 

Antes de planejar a campanha do Janeiro Branco, vale a pena refletir sobre por que é tão importante falar de saúde mental nas empresas.

As estatísticas, por exemplo, trazem importantes sinais de alerta.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 90% das pessoas sofrem com o estresse

Já o Relatório Global das Emoções 2022, da consultoria Gallup, mostra que há cada vez mais gente se sentindo pra baixo. 

No levantamento, foram ouvidas 127 mil pessoas em 122 países. Cerca de 28% disseram ter passado por muita tristeza no dia anterior à entrevista, o maior percentual já registrado.

“Em 2021, as pessoas em todo o mundo se sentiram mais preocupadas, estressadas e tristes do que em qualquer outro momento nos últimos 16 anos. Eles também tiveram menos experiências positivas do que em 2020”, diz o relatório. 

O impacto na produtividade

Quem está com problemas psicológicos nem sempre busca ajuda, o que pode afetar a produtividade.

Muitas pessoas se calam, porque temem que essa condição seja vista como fraqueza ou porque ainda enxergam a saúde mental como tabu. 

“A saúde mental está interrelacionada a todos os demais processos humanos, individuais e coletivos. Ela pode elevar os níveis da satisfação existencial e de produtividade. Mas é necessário que as conversas sobre isso sejam naturalizadas, promovidas, inspiradas e valorizadas”, afirma o psicólogo Leonardo Abrahão.

Por essa e outras razões, a campanha Janeiro Branco incentiva as empresas a promoverem diálogos abertos sobre os fatores que podem afetar o bem-estar dos colaboradores.

Essa é uma forma de contribuir para que o time inicie um novo ciclo com a consciência de que há várias maneiras de lidar com situações estressantes e de superar desafios emocionais {além de demonstrar que a empresa está engajada em apoiar aqueles que precisarem de ajuda!}.

Benefícios de ações voltadas à saúde mental nas empresas: 

Ideias para campanha Janeiro Branco

A saúde mental pode ser discutida nas empresas de diversas formas. Antes de definir quais atividades realizar, vale a pena pensar nos temas que fazem mais sentido para a realidade da organização.

Temas ligados à saúde mental no trabalho: 

A partir dos assuntos escolhidos, podem ser realizadas atividades de reflexão e oficinas práticas durante todo o mês {e ao longo do ano também!}. Veja algumas ideias.

1) Atividades de bem-estar

Uma maneira leve de falar dos cuidados com a mente é realizar atividades na empresa ligadas ao bem-estar emocional. 

Sessões de meditação, mindfulness e yoga estimulam um olhar para dentro e são um convite ao relaxamento. 

Incentivar as pausas ativas ao longo do expediente, chamando a atenção para o tema, é outra opção interessante. 

Dá também para fazer ações com foco no sono, com dicas para estimular as pessoas a descansarem mais e melhor todas as noites. 

2) Dinâmicas sobre emoções

Para desenvolver o autoconhecimento, uma das principais estratégias é compreender as emoções

Observar os sentimentos, tentar entender por que eles surgiram e identificar quais efeitos causam no corpo e na mente ajudam a gerenciá-los. 

O Janeiro Branco pode ser um momento para estimular as pessoas a fazerem isso e também para falarem abertamente sobre como se sentem. 

Alguns locais, inclusive, já inseriram exercícios nesse sentido na rotina de trabalho. Tem equipe que reserva um tempo antes das reuniões semanais para que as pessoas possam falar sobre o que sentem e se apoiar {já ouviu falar sobre a roda dos sentimentos?}

Outra ideia é propiciar uma atividade em que cada profissional do time aponte qualidades de si mesmo e dos colegas. Isso pode alavancar a autoestima e gerar integração.

3) Momentos de troca de experiências

Para aprofundar as discussões acerca de temas ligados à saúde mental, vale promover palestras, cursos e talk shows.

O mais importante é que esses momentos proporcionem identificação entre quem está falando e quem está ouvindo. 

Outra proposta que funciona bem são as rodas de conversa. E quando ocorre o compartilhamento de experiências por lideranças e pessoas admiradas na empresa, o papo flui com muita consideração e respeito. 

Se as pessoas abrem seus corações e mostram que também têm seus desafios emocionais, o ambiente se torna acolhedor e encorajador ao mesmo tempo.

E dá para deixar tudo mais leve com pitadas de gamificação e de bom humor. Tem gente que usa essa estratégia para quebrar o gelo e conseguir falar de questões ligadas aos sentimentos e às emoções de forma mais descontraída. 

https://www.youtube.com/embed/g3A8FDTiVTY

4) Ações direcionadas

Por fim, vale registrar que se a empresa deseja quebrar tabus e falar mais abertamente sobre saúde mental, ações direcionadas podem acelerar esse processo.

A capacitação de lideranças é uma ótima estratégia. Assim, quem está em posição de comando estará mais preparado para lidar com suas próprias questões e também com as dificuldades da equipe. 

Os líderes podem ser treinados para identificar possíveis sinais de alerta e para orientar seus liderados a buscarem apoio. 

Ações de fortalecimento da diversidade e inclusão também ajudam a trazer a percepção de segurança psicológica no ambiente de trabalho. 

Já conhece a Alice para Empresas?

Uma boa gestão de pessoas passa sempre pelo cuidado com a saúde e com o bem-estar dos colaboradores. 

Isso faz toda a diferença no engajamento do time, na felicidade no trabalho e na atração e retenção de talentos.

A Alice é mais que um plano de saúde. 

Um plano de saúde oferece hospitais, laboratórios e uma rede credenciada de médicos. A Alice tem tudo isso {com cobertura nacional de altíssima qualidade, por sinal} e vai além: tem um Time de Saúde que acompanha os membros de pertinho, de forma personalizada, coordenada e humana, sempre de olho na prevenção e na promoção de hábitos saudáveis.

Estamos preparados para ajudar nos objetivos de saúde dos seus colaboradores (como dormir melhor ou começar a correr), nas queixas do dia-a-dia (como uma dor de barriga) ou mesmo em uma emergência.

O resultado disso são colaboradores mais saudáveis e que amam de verdade o benefício de saúde. E mais: tudo isso com uma experiência incrível para o RH. Uma contratação rápida, sem burocracia, sem permanência mínima e sem surpresas na hora do reajuste.

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos