Se tem uma pergunta que vira e mexe já aparece nas reuniões é: “Como vai ser a Copa do Mundo no escritório?”
A aproximação do campeonato é cercado de expectativa sobre como vai ser o desempenho do Brasil mas também de dúvidas sobre como vão ficar as coisas no trabalho em dias de jogos da seleção brasileira.
Então, para reduzir inquietações do time, sua empresa pode definir com antecedência o que vai ou não ser permitido durante o campeonato.
Se você é do RH, vale programar {e informar a galera} o quanto antes. Mas se você não é da área, manda para eles este link!
A gente preparou uma lista com os principais pontos que precisam ser pensados para manter a produtividade no período {os goals do business!}, sem desmotivar o seu time
Segue no lance!
1. Mapeie e comunique todos os players
A primeira coisa é mapear quem serão as pessoas afetadas por eventuais mudanças no funcionamento do negócio no período dos jogos.
Colaboradores que atuam no escritório, teletrabalhadores, parceiros, prestadores de serviços, fornecedores e clientes precisam ficar por dentro {vale ressaltar: com antecedência!} dos procedimentos de como vai ser a Copa do Mundo no escritório.
>> Como criar uma boa estratégia de comunicação interna
Para cada um desses grupos pode ser necessário definir regras específicas. Serviços ou atividades que não podem parar, por exemplo, vão precisar de um esquema de plantão.
Se o negócio é na área de ensino, alunos ou responsáveis precisam de uma atenção especial sobre eventuais reposições de aulas.
E dependendo do segmento, dá para antecipar ou adiar entregas, atendimentos ou treinamentos, dentro de um planejamento detalhado.
Afinal, ninguém quer ser escalado de última hora para o trabalho e ainda ficar sem poder torcer.
2. Dê um pouco de flexibilidade ao seu esquema tático
Cada empresa pode definir como vai ser a rotina em dias de jogos do Brasil. Ou seja, se vão liberar o pessoal no dia das partidas, se reduzirão o horário de expediente ou se permitirão que haja compensação de horas não trabalhadas.
Uma opção para essas datas é autorizar o home office (se for possível, claro). Assim, ninguém perde um tempão no trânsito até voltar para casa para assistir às partidas do Brasil.
A empresa pode também incentivar que os colaboradores bloqueiam as agendas para evitar reuniões nos dias ou horários de jogos da seleção {já tem site ensinando a sincronizar as agendas com as partidas!}
Para os funcionários que são fanáticos por futebol e curtem acompanhar todas as disputas {aqui estamos falando literalmente de todos os jogos da Copa!}, há a possibilidade de autorizar a antecipação de férias, se não houver prejuízo ao negócio.
Caso isso não seja possível, vale considerar manter televisores ligados durante toda a competição. Assim, pelo menos a galera fica sabendo dos gols em tempo real.
Certamente, com um pouquinho de flexibilidade, dá para equilibrar as necessidades da firma com os desejos dos funcionários.
>> [Report] Os modelos de trabalho adotados por empresas inovadoras
3. Aproveite o clima da Copa para integrar e engajar
A Copa do Mundo no escritório pode ser uma oportunidade para engajar os colaboradores.
Com uma estratégia de comunicação interna, é possível integrar melhor a equipe sempre em busca do melhor resultado.
Isso ajuda a fortalecer a cultura da organização e a ampliar o senso de pertencimento ao time.
Se a empresa é multinacional, que tal aproveitar para enaltecer os colaboradores de países que vão disputar o mundial?
Vale pensar ainda em uma decoração especial no escritório, em peças virtuais a serem divulgadas por diferentes canais e até em brindes para distribuir internamente e também aos clientes {que tal gamificar a experiência?}.
Para incentivar a integração, uma ideia é reservar um horário para troca de figurinhas {as pessoas não vão trocar somente as dos álbuns mas também ideias}.
Dependendo do perfil da empresa, promover um bolão sobre os resultados do torneio também pode estimular a galera a interagir.
4. Defina as regras do jogo para quem vai assistir a Copa do Mundo no escritório
Se para a sua empresa não é uma boa dispensar a equipe nos dias de jogo do Brasil, fica a alternativa de permitir aquela paradinha no expediente para que os colaboradores assistam às partidas do escritório mesmo.
Nesses casos, há algumas opções a se pensar: colocar telões, reservar uma sala só para a transmissão ou até permitir que as pessoas assistam pelo computador das estações de trabalho.
Outro ponto diz respeito aos comes e bebes. Vai ter? Cada um traz algo ou a empresa vai disponibilizar um lanche? E vai poder ter bebida alcoólica? E se for preciso voltar ao trabalho depois do jogo {tem jogo do Brasil às 13h!}?
>> Happy hour da empresa: como organizar sem deixar a saúde de lado
Outra questão que pode levantar dúvidas diz respeito ao vestuário. Vai poder ir com a camisa do time {seja ele qual for?}?
O ideal é reunir todas as informações em uma espécie de informativo ou na forma de perguntas e respostas {o famoso FAQ} para que todos fiquem por dentro das regras do jogo.
Não há certo ou errado. Então, tudo varia de empresa para empresa, de acordo com o segmento e a cultura de cada uma.
>> Estes benefícios para funcionários parecem modernos, mas não são
Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa!
Alice é uma empresa de tecnologia que oferece planos de saúde empresarial e tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Nossa plataforma de cuidado contínuo garante que os nossos membros recebam o cuidado certo, na hora certa e no lugar certo, proporcionando uma experiência excepcional para eles.
Nossos planos têm cobertura nacional completa, assim como o atendimento e a experiência única do Alice Agora, parceiro de saúde confiável para todas as horas, direto no app. Fale com o Time de Saúde 24/7, receba resposta em até 60 segundos e, se precisar, já faça uma consulta virtual com nossa equipe médica.
Alice também tem suporte completo ao seu RH, com dados estratégicos para sua gestão – desde reports de saúde populacional até de custo de cuidado –, onboarding exclusivo e account manager dedicado.
Veja como Alice cuida do seu time e do seu orçamento.