Um olhar cuidadoso para o cotidiano do seu time pode recuperar não só a produtividade em momentos de baixa mas também contribuir para criar um ambiente onde a satisfação e a confiança contagiem a todos.
O que você, que ocupa um cargo de gestão, pode fazer para ajudar a garantir um time com mais saúde e bem-estar no trabalho?
Bora ver algumas dicas práticas, programas e atividades que você pode implementar hoje mesmo?
Começando pelo básico: o que é ter saúde e bem-estar?
Saúde e bem-estar são fundamentais para qualquer pessoa. Não é à toa que todo cuidado com esses dois aspectos deve ser sempre levado a sério {não importam o ambiente ou o momento!}.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), dá para definir a saúde como “o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de enfermidade”. E, claro, também entram aí todos os seus hábitos de saúde e histórico médico, por exemplo.
Na prática, raramente dá para definir que alguém é totalmente saudável ou com bem-estar perfeito. Afinal, cada pessoa enxerga como se sente de forma subjetiva. Mas dá para a gente considerar que quem tem as necessidades garantidas e se sente bem física, social e mentalmente tem um {grande} caminho andado.
Saúde e bem-estar físico, mental e social!
A gente pode dar mil versões para definir o que é saúde e o que é bem-estar, mas uma coisa é mais importante: fazer com que você entenda que saúde e bem-estar físico, mental e social são fundamentais para viver a vida com qualidade.
Muita gente ainda tem o costume {não recomendado} de só ir atrás da saúde quando sente alguma dor física. Não é nenhuma garantia que uma boa saúde física seja o suficiente, mas ser ativo(a), alimentar-se bem, ter bons exames de sangue e nenhuma dor ou doença crônica é um bom começo.
A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Inclusive, ela também influencia o cuidado com a parte física. Se você conhece gente que esteja sofrendo com questões de saúde mental, vale deixar claro que o tema não é bobagem {e que buscar apoio não tem nada de errado}.
Ah, e o bem-estar social também importa muito nesse ponto. Afinal, a gente vive em sociedade! Vários fatores sociais podem colocar em risco a saúde mental, como condições de trabalho estressantes ou ser vítima de violência, discriminação ou exclusão.
Bem-estar e saúde no trabalho: por que isso importa?
Não tem jeito: bem-estar e saúde no trabalho andam lado a lado. É no ambiente que temos boa parte dos nossos momentos de maior sociabilidade, e é nele que passamos tanto dos nossos dias. Por isso, claro, ele está intimamente ligado ao nosso bem-estar físico, mental e {obviamente} social! E não existe saúde perfeita se qualquer um destes aspectos estiver indo mal.
Por mais que muitos(as) chefes se enganem por aí, a gente tem que falar a verdade: não existe trabalho bem feito se as pessoas de uma equipe estão constantemente desmotivadas, estressadas e doentes.
Imagine viver tudo isso aqui:
- Longas horas de trabalho,
- Excesso de cobrança,
- Animosidade entre membros da equipe ou com chefes,
- Ambiente com problemas de estrutura física e de ergonomia,
- Salários incompatíveis,
- Benefícios insuficientes,
- Falta de reconhecimento {e outras tantas coisas!}…
Se ainda for tudo somado, o peso sobre a saúde e o bem-estar das pessoas na equipe é incalculável. Além de ansiedade, frustração e estresse, vários problemas de saúde física e mental podem aflorar ou se agravar por causa destas questões. É como a gente gosta de relembrar também: permita-se dar uma pausa!
As consequências de negligenciar o bem-estar e na saúde no trabalho também se espalham para os seus próprios resultados de equipe: de forma resumida, você tem a certeza de que a produtividade e o desempenho coletivo pioram, mais pessoas se ausentam por problemas de saúde, e a rotatividade na equipe {que traz custos} aumenta.
Como promover saúde e bem-estar no ambiente de trabalho
Se você gerencia uma equipe ou coordena o RH de uma empresa, já sabe que cuidar da saúde, do bem-estar e da felicidade dos(as) colaboradores(as) não é um mero bônus ou benefício, mas, sim, o básico que você deve fazer!
Bora pensar em algumas práticas que mostram como vale a pena promover saúde e bem-estar no trabalho?
- Entender aquilo que não está indo bem e que a equipe gostaria que mudasse para melhorar o bem-estar geral;
- Focar bem-estar pessoal e financeiro, com estímulo ao desenvolvimento pessoal, feedbacks e salários e benefícios adequados;
- Garantir boas condições gerais de trabalho no local ou em casa, com respeito a horários e ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional {incluindo férias}, boa convivência e cuidado com a ergonomia;
- Promover atividades de colaboração entre colaboradores(as)
- Ter atenção especial em ser flexível e em evitar um ambiente excessivamente competitivo e de pressão;
- Promover ações de saúde física como atividades físicas, alimentação saudável e incentivos contra o sedentarismo;
- Dar acompanhamento e apoio de saúde mental, mesmo se o ambiente de trabalho não estiver passando por problemas evidentes. Afinal, como alerta a própria Organização Mundial da Saúde, uma em cada quatro pessoas pode passar por dificuldades desse tipo {então todo cuidado é imprescindível!}.
Embora a gente saiba que não existe um só conjunto de regrinhas para promover saúde e bem-estar no trabalho, certamente os pontos acima, se bem trabalhados, podem ajudar sua equipe a ficar mais feliz e motivada.
Se você é gerente, coordenador(a) ou do time de RH, uma possibilidade é ir além do plano de saúde e investir em gestão de saúde –um modelo para além do tradicional convênio, que aposta no cuidado desde o acompanhamento preventivo.
Com atenção personalizada e individual, a Alice é uma gestora de saúde porque dá atenção a cada pessoa do time.
“Cuidando desde o dia zero, a chance de acontecer algum problema maior de saúde, ou a demanda por uma consulta de urgência, é muito menor”, explica André Leite, que é Head de Vendas aqui na Alice.
Na Alice, você tem o Time de Saúde, que faz todo um acompanhamento que inclui hábitos de saúde, melhorias do bem-estar físico e foco em saúde mental.
Benefícios de adotar um programa de saúde e bem-estar no trabalho
São muitas as vantagens que uma empresa ou uma equipe têm ao adotar uma postura voltada a quem faz parte dela. Entre elas, estão a melhora da produtividade, a redução do estresse, a melhora da qualidade de vida, menor risco de doenças {diminuindo gastos com ausências e licenças} e mais engajamento e menor rotatividade na equipe.
Pequenas mudanças, como as que a gente mostrou, podem já ser um caminho muito importante para começar a garantir mais saúde e bem-estar. E outra possibilidade ainda é ter ao seu lado programas de saúde e bem-estar no trabalho.
Olha só algumas possibilidades que você pode pensar em adotar:
- Programas de incentivo à atividade física, como ginástica laboral, programas de assinatura de atividades físicas, parcerias com clínicas e academias;
- Atividades de relaxamento e respiração no trabalho;
- Estímulos de saúde mental, como acesso ou descontos em psicoterapia, programas de mindfulness, etc.;
- Investir em treinamentos, cursos e certificações que ajudem no desenvolvimento pessoal dos(as) colaboradores(as);
- Treinamentos de liderança humanizada.
Se te ocorreu pensar em adotar um ou mais programas de saúde e bem-estar no trabalho, vá em frente!
Atividades práticas sobre saúde e bem-estar e úteis para o dia a dia
Dentro do ambiente de trabalho, algumas pequenas atividades sobre saúde e bem-estar podem te ajudar a garantir mais disposição física. Por exemplo:
- Ofertar alimentação saudável na área de trabalho;
- Incentivar os(as) colaboradores(as) a circularem mais e saírem das mesas;
- Montar grupos de ginástica ou esporte e estimular a equipe a participar;
- Melhorar a ergonomia do ambiente de trabalho;
Boa saúde e bem-estar não dependem exclusivamente da sua gestão
Garantir boa saúde e bem-estar para sua equipe ou empresa não depende só de decisões de gestores(as) e do RH no dia-a-dia. Muitas vezes, ferramentas simples que o time tenha ao alcance ajudam a fazer boas escolhas. Garantir o estímulo à alimentação saudável, atividade física e saúde mental abre espaço para opções que cada colaborador(a) pode levar para a vida pessoal.
Outra ferramenta muito útil para garantir boa saúde e bem-estar vem da evolução do bom e velho plano de saúde. Atualmente, já existem possibilidades de ter para seu time uma gestão de saúde completa, com um modelo focado em prevenção, acompanhamento e cuidados personalizados para o bem-estar físico e mental.
Esse modelo é o que define uma gestora de saúde como a Alice, que oferece o Time de Saúde. O papel desse time é:
- Te acompanhar e auxiliar com queixas de saúde ou de bem-estar, considerando hábitos e histórico médico, compilados em um score de saúde. Tudo direto pelo app Alice Agora;
- Montar um apoio preventivo para garantir uma vida mais saudável desde cedo;
- Ajudar em todas as questões de saúde, das mais simples até as mais complexas. Desde consultas preventivas até o encaminhamento para especialistas focados em qualquer problema que a pessoa membra possa ter.
Claro, tudo isso sem contar com uma ampla rede de hospitais e laboratórios de referência, além de uma gestão de benefícios livre de stress. Vem conhecer mais!
Quer mais dicas de saúde e bem-estar? Vem com a Alice!
Se você precisa de mais dicas de saúde e bem-estar {pro trabalho ou pra vida!}, a Alice tá sempre com você e a sua equipe. Além do nosso blog Alice me Disse {onde a gente traz todas as nossas novidades} e do nosso canal do YouTube, a gente levanta debates, toca podcasts, publica artigos de especialistas e muito mais no portal Time de Saúde.
Para a gente aqui na Alice, ser um plano de saúde não é suficiente. Nós queremos cuidar da sua equipe por completo, com um cuidado que um plano convencional jamais poderia oferecer.
- Um Time de Saúde focado em cuidados primários e preventivos,
- Atendimento 24/7 {on e off-line!};
- Hospitais, laboratórios e especialistas de referência, além da nossa própria Casa Alice;
- Gestão completa do plano sem burocracia e com condições especiais para empresas;
- Cuidados personalizados, independente de qual o tipo de contrato.
Vem conhecer o que a Alice faz por você e por sua empresa e marque uma conversa com a gente!