A comunicação entre duas pessoas é um momento de interação, certo? Um fala, o outro ouve, depois os papéis se invertem… Mas, nas duas pontas, nem sempre há uma verdadeira compreensão do que está sendo dito. Para que isso ocorra, vale a pena entender o que é escuta ativa {e colocá-la em prática!}.
O que é escuta ativa?
É a habilidade de se concentrar plenamente no que a outra pessoa está dizendo. Envolve ainda a assimilação, a compreensão e a interpretação da mensagem transmitida.
É bem diferente da escuta passiva, em que a informação é ouvida, mas não retida. Sabe quando uma pessoa está contando algo e você perde o fio da meada porque lembrou de outra coisa relacionada?
Na escuta ativa, é justamente o contrário. Para absorver e memorizar o que está sendo dito, o ouvinte se empenha em manter o foco na mensagem, sem ceder a distrações ou outros pensamentos.
Também se busca proporcionar um espaço de acolhimento, demonstrando interesse genuíno pela perspectiva do interlocutor {é mostrar que você se importa!}.
“A escuta ativa é parte de um encontro inter-humano. Para ela se desenvolver, precisamos ter abertura para o diálogo, no qual os dois crescem e saem transformados de alguma forma”, avalia a psicóloga Danielle Fanni, da comunidade de saúde da Alice.
A profissional acrescenta que, quando não há conexão e troca, a conversa pode virar quase um monólogo ou momento de desabafo.
“A falta de abertura para o diálogo trava as relações, deixa as interações mais hostis. Quando você não tem abertura para compreender o outro, não há um encontro de fato. E não é só prestar atenção no que a outra pessoa está falando. É ampliar o próprio horizonte com o que está sendo dito”, destaca a psicóloga.
Escuta ativa no trabalho
Já deu para perceber a importância da escuta ativa para os relacionamentos humanos, né?
Quando pensamos no ambiente de trabalho, esse tema também ganha relevância, pois pode tornar as equipes mais afinadas e produtivas.
Para quem é líder, ela é uma excelente forma de se conectar com as pessoas do time.
Os diálogos ajudam a identificar problemas, preocupações e necessidades. Além disso, fortalecem a confiança e a segurança psicológica.
Outra vantagem é que a liderança pode ver as questões de trabalho por outras perspectivas, o que traz mais contexto para a tomada de decisão.
Dos pontos de vista individual e coletivo, a escuta ativa favorece ainda a resolução de conflitos e estimula a atuação integrada e colaborativa.
Até as reuniões podem render mais! Com pessoas buscando manter o foco no que está sendo exposto, detalhes não passam batido e fica mais fácil captar nuances por trás de determinadas situações.
Ela também é bastante útil no processo de feedback {principalmente para quem vai recebê-lo!}.
Benefícios da escuta ativa no trabalho
- aproxima as pessoas;
- melhora relacionamentos;
- cria conexão e identificação;
- estimula a cooperação;
- fortalece a confiança;
- facilita a compreensão;
- identifica problemas;
- diminui ruídos e mal entendidos;
- reduz conflitos;
- aumenta a segurança psicológica;
- ajuda a assimilar feedbacks;
- favorece a saúde mental;
- desenvolve a inteligência emocional;
- melhora o clima organizacional.
Técnicas de escuta ativa
Para desenvolver a escuta ativa, algumas técnicas podem ser colocadas em prática.
A ideia é estabelecer um caminho linear de mão dupla, envolvendo passos como:
ouvir com atenção > interpretar > compreender > dar um feedback
Veja algumas dicas de como treinar a escuta ativa:
1. Elimine distrações
Para conseguir se concentrar no que a outra pessoa está dizendo, busque eliminar distrações.
Desligue o celular e fique longe do computador durante a conversa. Sempre que possível, procure um ambiente calmo e peça para não ser interrompido.
2. Torne o clima da conversa agradável
A escuta ativa é, sobretudo, uma ação de empatia. Isso porque o ouvinte ativo busca analisar o que está sendo dito levando em conta a perspectiva da outra pessoa.
Essa troca pode ficar mais leve com uma afirmação inicial que demonstre a disposição e o interesse no diálogo {tipo uma forma refinada do “sou todo ouvidos”, sabe?}.
O papo pode começar com uma pergunta aberta, que faça com que o interlocutor elabore melhor o raciocínio. Saber técnicas de comunicação não-violenta pode ajudar.
3. Ajuste a linguagem corporal
Para que a conversa flua melhor, a linguagem não-verbal é também bastante útil.
Sorria ao receber a outra pessoa! Descruze pernas ou braços, se posicione de frente para ela e olhe sempre nos olhos.
Tente não deixar que detalhes da aparência de quem está falando atrapalhem a atenção e evite desviar o rosto para coisas no ambiente externo.
Assentir com a cabeça em alguns momentos pode ser uma boa maneira de demonstrar que você está seguindo o raciocínio do outro, sem precisar interromper.
4. Seja paciente e observe seus pré-julgamentos
Para conseguir escutar ativamente, é importante ter paciência e deixar a outra pessoa falar até concluir.
Nesse processo, vários pensamentos podem surgir. O desafio é não deixar que eles redirecionem a atenção.
“Não tem como não ter pré-julgamentos. Mas você pode reconhecer que eles estão presentes e colocar isso em movimento para que não se sobreponham à coisa em questão”, afirma a psicóloga Danielle Fanni.
5. Confirme se compreendeu
Após ouvir atentamente, uma técnica interessante é repetir o que foi dito com as próprias palavras para confirmar se compreendeu.
Por exemplo: “Então você está me dizendo que esse processo de trabalho não atende mais às necessidades do time, por tais e tais razões?”.
O ouvinte ativo pode ir mais a fundo para ampliar o entendimento, com perguntas como: “Para resolver essa questão, quais ações você considera essenciais?” ou “O que posso fazer para ajudar?”.
6. Dê um feedback
Os momentos em que a escuta ativa está presente podem ser finalizados com um feedback.
Isso porque compartilhar experiências semelhantes e oferecer a visão que se tem do assunto amplia a compreensão mútua.
“Também tive bastante dificuldade com isso, mas tomei a atitude tal…” ou “Lamento que você esteja passando por isso. Vamos pensar em algumas alternativas que possam te ajudar?” são alguns exemplos de frases que caem bem nessa hora.
Mindfulness pode ajudar a desenvolver a atenção
A escuta ativa é uma habilidade que se adquire com o tempo e exige empenho, principalmente no que diz respeito a atenção.
A prática de mindfulness pode ajudar a treinar a mente para isso.
Outra maneira é começar a exercitar a atenção plena em situações do dia a dia ou em ocasiões de maior troca e conexão emocional, como em conversas com parentes e amigos.
E se o outro não estiver disposto a ouvir?
Vale lembrar que sempre será necessário paciência, porque nem sempre o outro está preparado para um diálogo construtivo.
“Se você tem o desejo do encontro inter-humano, não deve desistir. É como uma sementinha, em que você busca se doar. Se o outro não está aberto, uma alternativa é deixar um ponto inicial de reflexão e esperar um momento mais favorável para o diálogo”, explica a psicóloga Danielle Fanni.
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